5 ideias criativas para aplicar nos vídeos verticais para o Instagram

vídeos verticais

As tecnologias cada vez mais inovadoras vêm trazendo infinitas possibilidades para produções audiovisuais, ainda mais dinâmicas e criativas. As redes sociais vieram dar uma “mãozinha” para quem produz vídeos com frequência, através de funcionalidades de gravação de vídeo, edições diferenciadas, ao vivo, entre outras possibilidades.

No caso do Instagram, essa tem sido uma das principais redes usadas para essa finalidade, seja para gravar e publicar vídeos amadores como profissionais, ou seja, tanto o público comum como as empresas que possuem conta no app estão se valendo desse recurso de vídeo para sua promoção.

Atualmente, os stories têm sido a febre do aplicativo, pois permitem a comunicação em tempo real, com interação e ainda podendo editar os vídeos como quiser, adicionando figuras, enquetes, filtros, etc.

Nos últimos meses, outra ferramenta de vídeo do Instagram também passou a fazer sucesso, que são os vídeos do IGTV. Funciona como um grande canal de transmissão do aplicativo, onde os assuntos são segmentados e os vídeos aparecem conforme a pesquisa do usuário. Geralmente, influenciadores e empresas divulgam seus vídeos comerciais nesse espaço.

Porém, o que vem sendo ainda mais interessante no app é o lançamento de um novo formato de vídeo, diferente do convencional disposto no Youtube, que antes era a principal plataforma para hospedagem e divulgação de vídeos. Trata-se do formato vertical de gravação, que permitiu uma abordagem diferente do que estávamos acostumados (na horizontal).

A iniciativa gira em torno dos novos hábitos de consumo e comportamento dos internautas, que antes estavam habituados a ver vídeos em computadores ou notebooks, com telas grandes e na horizontal. Por isso, os vídeos acompanhavam esse formato para maior conforto e usabilidade dos espectadores.

Já, atualmente, passamos a maior parte do tempo e fazemos a maioria das tarefas diárias nos celulares, que possuem telas verticais. Por isso, os vídeos verticais trazem um conteúdo em tela cheia, sendo bem mais confortável e extremamente interativo aos usuários atuais.

Preferência pelos verticais

Segundo estudo recente sobre o setor de apps e redes sociais, a preferência pela melhor posição para assistir é diferente: 79% das pessoas afirmam que ver vídeos no formato vertical é muito mais atraente e que prefeririam o formato na maioria dos casos. Outro dado importante é que 65% das pessoas dizem que as marcas que fazem uso de vídeos verticais na publicidade são mais inovadoras.

Ou seja, o formato vertical de vídeo veio revolucionar a forma de transmitir uma mensagem audiovisual, principalmente quando incorporado às novas tendências do Instagram, como stories, ao vivo e IGTV. Até mesmo a National Geographic tem adotado o formato. O canal fez um documentário apenas vertical com 47 minutos de duração no IGTV, o que atraiu as pessoas porque era apresentado de uma forma que as elas nunca tinham visto antes.

Apesar de as ferramentas de gravação e edição serem bastante intuitivas e fáceis de mexer no app, usar a criatividade e saber o que e como publicar faz a diferença quando nos deparamos com a concorrência (no caso de contas empresariais/comerciais). Por isso, separamos algumas ideias e cuidados para você aplicar em seus vídeos na vertical. Confira:

Formato

Para que o seu vídeo se adapte facilmente a várias redes em que for transmitido, inclusive no próprio stories do IGTV, é preciso atentar-se ao formato para gravação e edição. A resolução nesse formato é de 1920 (altura) x 1080 (largura) pixels. No momento da gravação, deixe um espaço entre rosto e topo da câmera, sem se afastar demais, por conta do formato. Muitas vezes, o app pode acabar cortando as dimensões do vídeo, por isso deixa esse espaço.

Vídeos de 15 segundos

Um stories tem duração máxima de 15 segundos. Quando um vídeo ultrapassa esse tempo, sua continuação é transferida para um novo stories. Evite que isso aconteça! Invista em vídeos de 15 segundos apenas para resumir sua ideia, marca, objeto, serviço ou qualquer outro assunto. Os usuários demandam rapidez para visualizarem conteúdos e as chances de eles assistirem à continuação do seu stories são bem pequenas.

Seja acessível e moderno

O conteúdo e a produção na vertical no Instagram não podem ser confundidas com uma campanha profissional de publicidade que vemos na TV. Justamente pelo fato de ser uma rede social que aproxima as pessoas de suas realidades é que a empresa ou o influenciador devem tornar seus vídeos os mais simples e interativos possível.

Evite mega produção e opte por mostrar o seu dia a dia ou da empresa, como são feitos os produtos ou serviços que estão sendo divulgados e converse confortavelmente com os internautas. Isso os aproxima do influenciador e melhora o engajamento.

Abuse de emojis e outras interações

Um dos principais atrativos dos stories é poder enfeitar seu vídeo e ainda interagir com o público. No Instagram, temos diversas opções de GIFS, emojis e figuras que podem animar sua produção vertical.

Além disso, as barras de reações, as enquetes, perguntas, testes, contagem regressiva, música, menções e até mesmo bate papo são formas de interação com o seu público, permitindo feedbacks importantes para o produtor de conteúdo.

Anúncios de Link

A maioria dos influenciadores possuem parcerias com outras empresas ou algum site próprio para direcionar seu púbico para determinada ação. Nos stories comerciais, é possível inserir anúncios de Link no Stories, que possibilitam o direcionamento das pessoas para uma URL ou perfil no Instagram.

Com vídeos verticais, é possível que a pessoa veja seu conteúdo e você o relacione diretamente com o link, gerando uma ação espontânea. Opte por deixar essa ação para o seu último stories, para que seu seguidor não perca seus próximos stories.

Divida a tela

Uma das possibilidades mais versáteis dos vídeos verticais no Instagram é poder dividir telas, ou seja, criar mais de uma tela dentro de um mesmo stories e mostrar duas cenas totalmente diferentes, o que pode chamar a atenção do usuário por mais tempo, além de aumentar a possibilidade de visualização do conteúdo. Para contas comerciais e vídeos publicitários, essa ferramenta possibilita mostrar um produto de ângulos diferentes e aumentar a visibilidade sobre o produto.

Conheça Agora Mesmo A Maior Comunidade De Vendas no Instagram do Brasil por Aqui.