Vender Na Crise

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

10 Dicas Para Vender Na Crise Do Coronavírus!

Quando planejamos abrir um negócio, nunca esperarmos uma crise chegar, e, quando ela vem, derruba diversos setores da economia em um efeito dominó. Empresas que não repensam seus valores e estratégias estão condenadas em épocas como essas.
Uma crise pode ser uma oportunidade de destacar o seu nome no mercado e sair ainda mais forte de um período turbulento na economia. Pensando nisso, elaboramos um guia definitivo com 10 dicas para vender na crise do Coronavírus, de modo que você se mantenha ativo e posicione a sua marca como uma referência. Confira!

1. Mantenha a sua marca ativa

Em tempos de crise, muitas empresas começam a cortar custos com marketing e comunicação. Isso pode ser fatal. Você precisa que as pessoas ouçam o seu nome para saber que a empresa continua funcionando. Caso contrário, podem ser levadas a crer que o negócio fechou as portas, fazendo com que visitem a concorrência para procurar soluções.
Se você tinha um calendário de publicações nas redes sociais, mantenha mais ativo do que nunca. É um dos passos mais importantes para vender na crise.

2. Invista em novos produtos

Quando a economia perde fôlego, as pessoas fecham a mão e se tornam mais criteriosas quando falam do próprio dinheiro. Ele fica reservado apenas para gastos essenciais ou necessidades urgentes.
Dependendo do seu nicho de mercado, crises são o momento de colocar a resiliência da sua empresa a prova e inovar.
Analise as necessidades do seu público-alvo para saber exatamente quais são os novos desejos e problemas, e coloque em prática o quanto antes. Isso te destaca frente ao mercado.

3. Conheça o remarketing

Esse é um braço do marketing que ainda não é tão explorado quanto deveria. Trata-se de trazer de volta o cliente que já conhece a sua empresa. Muitas pessoas passaram pela sua loja, página no Instagram ou website e saíram sem fechar negócios.
Quando isso aconteceu, é porque elas não estavam precisando exatamente dos produtos ou serviços que você oferecia, mas agora, isso pode ter mudado. Você precisa entrar em contato novamente com elas para fazer uma nova oferta exclusiva.

4. Pratique o CRM

Customer Relationship Management é a chave de ouro para sobreviver a uma crise. Trata-se de gerir os clientes já existentes. Esses, diferentes dos anteriores, já fecharam negócios com você e atestam a qualidade dos seus serviços.
É essencial manter contato com eles, seja respondendo a comentários em redes sociais, fazendo ligações ou enviando e-mails periódicos com as novidades da marca.

5. Conheça o Upselling

Ainda pensando no tópico anterior, os consumidores que já conhecem você estão mais propensos a voltarem. Afinal, essa não é uma época boa para arriscar em uma empresa desconhecida.
Essa é a sua chance de oferecer um produto com valor mais alto, e que provavelmente satisfará as necessidades do cliente. Uma técnica muito eficiente é enviar algo que case com o anterior.
Por exemplo, se a primeira compra foi uma televisão de 50’’, você agora pode ofertar uma nova estante para a sala de estar.

6. Venda por meio das redes sociais

Em 2018, de acordo com a própria plataforma, o Instagram contava com mais de 1 bilhão de usuários, sendo que mais de 70% tem menos de 35 anos. Isso significa que sim, o seu público provavelmente está nessa rede social.
Essa é a sua chance de criar conteúdos ricos, postar fotos e vídeos inspiradores para engajar a sua audiência e vender mais do que nunca. Se você não conhece essa metodologia, não sabe o que está perdendo.
Conheça agora mesmo a maior comunidade do Brasil de vendas pelo Instagram clicando nesse link, e veja a sua receita aumentar a partir de hoje.

7. Faça contato com outros empreendedores

Uma das mensagens que as crises passam para o mercado, é exatamente aquela que estamos esquecendo. Ninguém faz nada sozinho! Quando estamos sós, tudo fica mais difícil, inclusive vender.
Não pense que isolando o seu negócio você vai vender mais. Na verdade, é a concorrência que impulsiona a sua marca. Conheça e compartilhe ideias com empresários de todos os setores, inclusive do seu para que juntos possam compreender o que está certo, o que está errado e como trazer melhores resultados para todo mundo.
Infelizmente temos uma cultura empresarial de fechar as portas, como se todo mundo quisesse roubar as nossas ideias. A verdade é que você é a pessoa que mais perde deixando de compartilhar informações.

8. Seja racional com a sua empresa

Somos muito apegados com os nossos negócios. Esse é um mal de todo empreendedor, por menor que seja. Acreditamos no nosso produto, e isso é essencial. No entanto, precisamos estar atentos e perceber se não vivemos um sonho em vez da realidade.
Em uma crise, você precisa ser frio e analisar os números e resultados da sua empresa. Sabemos o quando você a ama. Sabemos também que tem um produto que você mantém no catálogo porque a Dona Joana ama muito e vem toda semana comprar.
Se é só a Dona Joana que gosta dele, questione a necessidade de ele continuar disponível.
Analise o que é necessário e o que deve ser cortado imediatamente para não prejudicar os lucros. Isso vai doer, mas é essencial para quem quer continuar no mercado.

9. Esteja sempre um passo à frente

Sim! Por melhor que esteja o seu negócio, você precisa continuar correndo para manter ele no primeiro lugar. Em um mercado competitivo e com alta rotatividade, empresas nascem e morrem muito rapidamente.
Você precisa sempre se informar e conhecer as tendências para oferecer antes que os seus concorrentes o façam. Não se deixe ser passado para trás em um momento de dificuldade econômica.

10. Aprenda a vender mais

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para te ajudar a vender em tempos de crise. No entanto, não queremos enganar ninguém. Só aprende a vender quem estuda o tempo todo.
Continue pesquisando para conhecer técnicas, meios e canais de trazer mais clientes para o seu negócio. Não se prenda a ideias fixas. Inove diariamente para ser um sucesso.

Quer saber onde aprender mais sobre como vender na crise? Conheça a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil! 

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados