fbpx

Stories de música: como utilizar essa estratégia no meu negócio?

Stories de música

Já percebeu que atualmente estamos todos conectados ao Instagram? Seja para socializar, postar uma foto do nosso agrado ou fazer stories para contar todos os detalhes de um determinado momento, é impossível ficar deslocado quando se fala nessa rede social, que é uma das mais utilizadas no mundo e no Brasil. São muitas as pessoas, de diferentes idades e países, que aderiram a esse fenômeno e diariamente checam as novidades postadas.

De acordo com uma pesquisa feita pela OpinionBox no mês de julho/2019, o Instagram é a rede social preferida de 1 em cada 4 internautas brasileiros, entre as mulheres essa preferência chega a ser maior, cerca de 29%. Essas informações são muito pertinentes quando falamos em comportamento social e estratégias de vendas online, afinal, para quem tem o objetivo de vender produtos, serviços ou a própria imagem, o Instagram é um aliado poderoso.

Uma das funções mais queridinhas da rede social e utilizada diariamente pelos seus usuários é o “Stories”, no qual se podem postar vídeos, fotos e músicas que ficam disponíveis por 24 horas e, de acordo com a preferência de cada um, virar destaque no perfil da pessoa, ficando lá por um tempo indeterminado. Nesse ano de 2019, uma novidade que bombou a função foi o novo recurso de música, que possibilita ao usuário inserir canções diretamente por meio das opções disponibilizadas pelo recurso. Os “Stories de música” são muito queridos e utilizados pelos usuários.

Afinal, quando devo utilizar os stories de música?

Seja para uma rede social pessoal ou profissional, é importante ter em mente que nem sempre o que nos agrada irá agradar todo mundo, por isso, é necessário o famoso bom senso para não exagerar no uso desse recurso que é divertido, mas se utilizado em excesso, pode ser extremamente irritante, principalmente para os que os seguem.

Algumas dicas podem ajudá-lo a usar esse recurso da melhor maneira possível e sem perder nenhum seguidor:

• Momento ideal: A música é essencial em determinados momentos de nossas vidas, e nas redes sociais também tem um momento ideal para compartilharmos música. Por isso, é importante pensar em uma determinada foto ou vídeo que encaixa perfeitamente com uma música e que será legal para os seus seguidores acompanharem, pois isso gera identificação e uma interação legal no seu perfil;

• Oportunidade certa: Tudo na vida é uma questão de oportunidade, certo? E com a música não poderia ser diferente. Seja em perfis comerciais ou pessoais, um story de música se encaixa perfeitamente em momentos como: apresentação de um novo corte ou pintura no cabelo, mostrar uma maquiagem, desfiles, locais onde tem muito barulho e a melhor opção é tirar o áudio original e colocar uma música do aplicativo, entre outras opções que formam a combinação perfeita;

• Descontração: Assim como muitas coisas na vida, a diversão também é fundamental nas redes sociais, até porque muitos usuários acessam essa rede social com o objetivo de descontrair após um dia estressante. Se você é daqueles que se identifica com uma pegada mais divertida, invista nos stories de música para brincar com determinados vídeos ou fotos que sejam engraçados, ou brincadeiras do tipo “Indique uma música que te faça lembrar de mim” para gerar engajamento dos seus seguidores;

• Público-alvo: Quem trabalha com marketing, seja empresarial ou pessoal, sabe que é muito importante conhecer o público-alvo. No caso do Instagram, esse público é os seguidores, quem o acompanha e, no caso de perfis comerciais, tem interesse em comprar os produtos que sua empresa vende. Desse modo, você precisa conhecer qual é a maioria das pessoas que o seguem e o que elas buscam com isso, assim será mais fácil na hora de fazer um story de música que gere mais identificação nessas pessoas e possibilite um maior engajamento no seu perfil.

• Datas específicas: “Hoje é dia de rock bebê”, e quem não ama um gênero específico de música? Os stories de música são uma ótima oportunidade para fazer uma brincadeira com seus seguidores. Alguns exemplos, como dia da música e dia do rock, são excelentes datas para promover brincadeiras do tipo “Qual sua música preferida?” “Qual sua música de rock preferida?”. Esse tipo de post gera engajamento e muitos seguidores se divertem apenas escutando as músicas preferidas dos outros.

O segredo é abusar do bom senso e evitar exageros

O Instagram é um forte aliado para quem deseja exibir sua imagem, seja para um grupo seleto de pessoas mais próximas ou para quem deseja expandir e conquistar diversos públicos. Em ambos os casos, é muito importante ter certeza de que quem o segue está interessado nos conteúdos publicados por você, por isso, é bom ponderar se os stories de música são um recurso válido ou se vale a pena apenas em situações bem específicas.

Como já foi falado anteriormente, tudo começa com o bom senso, não é mesmo? Então, nada de exagerar nos stories de música, principalmente se você perceber que isso gera desinteresse nos seus seguidores, e o número de visualizações caírem consideravelmente.

Algumas pessoas não são adeptas do recurso e preferem não acompanhar isso no perfil dos outros, principalmente se for em muitos stories seguidos. Por isso, é importante se atentar a esse fator e evitar o exagero caso seus seguidores não curtam muito.
Em muitos casos, os stories de música são muito bem-vindos e divertem muitos seguidores. Nos casos de datas específicas e de momentos especiais, como nas “revelações” após uma transformação (cabelo, maquiagem), esse recurso é extremamente válido e vai chamar muita atenção para a mensagem que você busca transmitir.

Se você não abre mão de todas as novidades e recursos do Instagram e ama a interação com seus seguidores, essa é uma potente ferramenta para promover a diversão e “chamar atenção” para você, se esse for um dos seus objetivos, afinal, é maravilhoso fazer aquela mudança no visual e mostrar isso nas redes sociais, não é mesmo? Quando isso é acompanhado de uma música impactante temos aí uma combinação perfeita para o sucesso. Então, não tenha medo de ousar e impactar através das músicas, mas lembre-se sempre de que os seguidores são uma parte importante nas redes sociais, então o equilíbrio é mais do que bem-vindo.

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil aqui