fbpx

Conheça agora três sites que vão te ajudar a organizar o seu sorteio no Instagram

Sorteio no Instagram pode ser uma ótima estratégia para atrair público para o seu negócio ou projeto, como ensinamos no Revoluciona Instagram.

É interessante pensarmos que o jeito de fazer as coisas têm mudado bastante de uns tempos para cá, e as ferramentas digitais auxiliam muito nessa mudança.

As redes sociais e o uso dessas novas tecnologias para conseguir clientes não é mais uma tentativa possível, é, na verdade, a nova realidade.

Fazer sorteio no Instagram é algo que está crescendo e tende a crescer cada vez mais. Se você não está por dentro disso, pode ficar tranquilo, neste artigo, vamos instruí-lo sobre tudo que envolve esse novo mundo.

O primeiro passo para realizar esses sorteios é ter uma conta no Instagram (sério!). Hoje em dia ter um Instagram não é coisa de uma parcela específica da população, ele existe para todos. O mercado que se expande nessa rede social atende de blogueiras e influenciadoras em beleza, até lojas e empresas de prestação de serviço. Atende jovens, adultos, idosos e, acredite, a crianças e animais de estimação.

Com a conscientização de grande parte dos consumidores, o mercado precisa, cada vez mais, construir uma relação próxima com seus clientes. E não há melhor maneira do que socializar e unir essas duas partes por meio do Instagram.

Para que você aprenda a fazer o melhor sorteio (e consiga aumentar o número de seguidores em curto tempo) nós vamos lhe mostrar as três ferramentas que vão ajudá-lo a organizar o seu sorteio. Porém, antes disso você precisa saber do que se tratam os ‘sorteios no Instagram’ e para que eles servem.

O que são os ‘sorteios no Instagram’, para que eles servem e quais regras devem seguir?

Podemos definir como uma brincadeira de premiação por meio de sorte e probabilidade estatística. Mas, aprofundando no assunto, podemos classificar como uma estratégia de marketing e venda digital.

O sorteio é definido como uma ação promocional de uma marca para premiar os participantes. Esse jeito de fazer sorteio está deixando de ser feito por ‘canhotos’ que comprovam pagamentos ou bolas enumeradas. A nova tecnologia veio para ficar.

Além de beneficiar o ganhador, essa estratégia tem por característica comercial aumentar a visibilidade e interação da marca patrocinadora e da conta em que ocorre o sorteio. Uma motivação para que os sorteios sejam os novos queridinhos do marketing digital é que cria uma interação entre o público e o negócio.

A premiação funciona como a força primária de incentivo aos crescimentos. Mas o respeito pelo participante e as postagens interativas tornam essa relação honesta e benéfica para os dois.

Com o aumento no número de seguidores a conta pode divulgar outros serviços e produtos, haja vista que alcançará maior público. Exercer a captação dos clientes com medidas inteligentes faz seu negócio se mostrar capacitado para crescer, seja ao captar novos clientes, como ao fidelizar os antigos.

Alguns cuidados precisam ser tomados, assim como algumas regras devem ser seguidas. Além de estipular as regras do sorteio, o perfil que realiza o sorteio precisa estar de acordo com as normas legislativas.

Ao pensar nas regras para os participantes do sorteio é interessante aliá-las aos objetivos do sorteio. Por exemplo, se o seu objetivo é atingir 100 mil likes numa publicação você deve colocar como regra do sorteio curtir aquela publicação. Já se o seu objetivo é conseguir seguidores no seu perfil e em mais alguns perfis, você pode estipular que esses perfis estejam sendo seguidos para a participação do sorteio.

Outro jeito de aumentar o engajamento entre o seguidor e o seu perfil é estimular os participantes a realizarem comentários e marcações de amigos na publicação oficial do sorteio. Também dentro das regras para o sorteio é importante citar a data de início e de fim. Além de reafirmar para os seguidores que todas as regras serão verificadas ao final do sorteio.

Pensando nas regras para quem cria o sorteio temos as diretrizes do Instagram e da Constituição. Sobre o Instagram é preciso deixar claro que a plataforma não é responsável pelo sorteio. Já pelo Governo Federal a orientação é pedir autorização e realizar o pagamento de uma taxa para que estejam resguardadas as duas partes.

Mas você pode estar se perguntando: como vou fazer esse sorteio? Terei que escrever o nome de cada perfil em papeizinhos e depois jogar tudo para o alto? Por favor, não faça isso. Pensando nisso foram criados sites de sorteio facilitadores e agora você conhecerá os 3 principais.

Três sites que vão ajudar você a organizar o seu sorteio no Instagram

Sorteiogram:

Essa aplicação é definida por muitas pessoas como o jeito mais fácil de definir o ganhador do sorteio. O sorteio no Instagram funciona por meio da escolha (automática) de um comentário apenas, e o perfil que fez o comentário ganha o sorteio.

Para a realização do sorteio basta colocar a URL da publicação oficial do sorteio no campo específico dentro do Sorteiogram. A partir disso é sorteado um número que representa um comentário dentro da sua publicação e assim você tem acesso ao vencedor do sorteio. Muito fácil e prático, do jeito que a gente gosta.

ShortStack:

Essa ferramenta te ajuda não só na realização do sorteio, mas também no balanceamento do crescimento do seu perfil. O site pode fazer sorteios com publicações de diversas redes sociais. Ou seja, outro modo de engajar seus meios de comunicação digital.

O balanceamento mostra os avanços do seu perfil, seja em número de seguidores ou de interações. Extremamente útil, não é mesmo?!

AppTuts:

Conhecido por muitos especialistas como o mais completo, o AppTuts (site) realiza os sorteios inclusive filtrando palavras-chave. Para realizar o sorteio é preciso cadastrar o Instagram e a publicação que servirá como base para o sorteio.

Antes de cadastrar a conta do perfil do sorteio é precisar logar no site, mas isso pode ser feito através de outras contas, como Google e até o Facebook. Esse dá para verificar se os seguidores responderam às perguntas que fazem parte das regras do sorteio.

Conclusão

Muito bom poder contar com a tecnologia para o crescimento do nosso negócio. Não temos mais tempo para ficar parados no tempo nem podemos, vamos usar a tecnologia a nosso favor!

Gostou das nossas dicas? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil.