fbpx

Segmentação de público: como fazer a sua no Instagram?

segmentação de público

Utilizar uma rede social com mais de 50 milhões de usuários só no nosso país, como o Instagram, para atrair clientes é, com certeza, uma ideia interessante, não é? Afinal, quanto mais clientes conseguir, maior será o alcance dos seus produtos, o reconhecimento e, claro, o lucro. Mas é preciso ter uma estratégia de segmentação de público. Neste artigo, você vai entender mais sobre isso!

Todo negócio, grande ou pequeno, precisa ser amplamente divulgado. É aquilo: quem não é visto, não é lembrado. Mas você precisa tomar cuidado com essa divulgação, caso ela seja ampla demais.

Uma divulgação totalmente aleatória pode ter o efeito contrário ao que você queria. Seria apenas uma mensagem dispersa. O que você precisa é de estratégia para atingir as pessoas certas.

Segmentação de público nada mais é do que definir estrategicamente qual é o tipo de pessoa mais propensa a se identificar com o seu produto, a interagir com o seu perfil profissional e a se tornar um consumidor regular. Para desenvolver uma estratégia realmente útil, você precisa definir esse cliente em potencial.

Com a segmentação de público, você vai poder concentrar seus investimentos e todo o seu foco nesse grupo que inevitavelmente trará o resultado que você espera, seja ele reconhecimento da marca, maior divulgação do produto ou lucro imediato. Existem etapas para você conseguir segmentar e direcionar a sua estratégia de marketing no Instagram.

Se organizar direitinho, todo mundo sai ganhando.

O primeiro passo é definir, da forma mais detalhada possível, o perfil dos seus potenciais clientes. Para isso, é fundamental determinar informações como: idade, poder aquisitivo, sexo, hábitos de consumo, função que exerce etc. É nessa etapa que você vai entender a linguagem desse cliente, bem como as soluções que ele busca para seus problemas e desafios.

Uma forma de facilitar esse processo é observar os seus clientes atuais. A partir daí, você conseguirá estabelecer um perfil geral do seu público facilmente. Você vai identificar o que o seu público gosta, o nível de exigência e como eles se comportam em relação a sua marca e aos produtos oferecidos. O modo mais comum de conseguir essas informações é a formulação de enquetes através dos stories no Instagram.

Dentro desse processo de descoberta do seu cliente em potencial, você pode pesquisar as principais hashtags utilizadas pelo seu público. Todo mundo sabe a febre que é o uso de hashtags, não é? Mas é importante lembrar que elas não são utilizadas apenas por modismo, na realidade são ferramentas extremamente úteis para o entendimento dos maiores interesses das pessoas no Instagram.

Funcionam como hiperlinks sob a forma de palavras-chave e trazem de uma só vez todos os perfis, vídeos, fotos, marcas e produtos relacionados. Então, escolhendo as hashtags corretas, você irá atrair os clientes que mais se identificam com o seu produto ou serviço instantaneamente. É uma ótima ajuda na segmentação do seu público, não se esqueça.

E VALE A PENA MESMO?

A segmentação de público te faz conhecer a fundo os seus potenciais clientes tendo uma visão clara do seu próprio negócio ao mesmo tempo. Quanto mais você conhece o seu negócio e o seu público, melhores resultados você terá. O pensamento estratégico é a sua principal ferramenta para se destacar neste mercado competitivo em que vivemos e, principalmente, em uma rede social com mais de um bilhão de usuários no mundo, segundo o próprio Instagram.

É preciso personalizar a sua busca por clientes para criar uma espécie de funil de consumidores. Só assim os seus produtos terão a atenção que merecem e serão adquiridos de forma regular pelas pessoas certas. Segmentando seu público, você estará efetivamente resolvendo os anseios de centenas ou milhares de pessoas, então, é uma estratégia que pensa na satisfação do consumidor também.

Todo mundo que se dedica a criar uma marca, a desenvolver um produto ou a oferecer um serviço quer ter o devido alcance e aumentar suas vendas, certo? E não dá para perder tempo e nem dinheiro investindo em clientes que não estão interessados ou que nem sequer pensam no que você tem a oferecer. Você precisa otimizar seu investimento e tempo, qualificando a sua mensagem e o marketing do seu produto/serviço.

Não subestime essa estratégia, pois assim que você começar a aplicá-la, irá perceber o aumento na conversão de vendas, ou seja, na medida em que conseguir estabelecer os detalhes referentes ao seu público mais esse público se sentirá conectado ao seu produto e mais clientes irão de fato adquiri-lo.

O mais interessante nesse processo inteiro é que ele não vai comprar o seu produto apenas uma vez. Ele estará conectado ao produto através da linguagem que você estabelecer, das necessidades que você irá sanar, entre outras formas de identificação que a segmentação gera.

Provavelmente, esse cliente irá comprar para si mesmo, para familiares e para amigos. Sempre terá em mente a sua marca quando a necessidade surgir ou até mesmo para evitar que ela surja novamente. A afeição é um fator que foi durante muito tempo negligenciado pelo marketing, porém agora se tornou a base de um marketing de qualidade com lucro e geração de valores.

Poderíamos dizer que a segmentação de público é praticamente um processo de sincronização entre seus futuros clientes e o produto que você oferece. Tudo que é sincronizado anda lado a lado por tempo indeterminado. É importante sempre revisitar as pesquisas que foram feitas no início do seu projeto para que essa sincronia não se perca, ok?

Pensamos em soluções para auxiliar as pessoas que já estão com a mão na massa e também pessoas, como você de repente, que ainda se sentem inseguras em dar o primeiro passo.

Oferecemos treinamento online 100% especializado nessa rede social, temos aulas ao vivo todas as semanas, pois acreditamos que seja a melhor forma de impactar e de ajudar a maior quantidade de pessoas que estão no processo de se tornarem grandes empreendedores, com produtos de qualidade e dedicação.

Conheça Agora A Maior Comunidade De Vendas No Instagram Do Brasil! Acesse Por Aqui