fbpx

O que são os robôs nos stories?

Você já ouviu falar da polêmica dos robôs nos stories? Ou talvez você já tenha notado nos seus próprios stories visualizações de usuários desconhecidos e incomuns – por exemplo, vindas de pessoas famosas ou usuários de regiões distantes como a Índia ou a Rússia.

Se você estava achando que essas visualizações não vieram de pessoas reais, você provavelmente acertou. Pelo menos em parte.

Calma, a gente explica: esses “robôs dos stories” do Instagram são mais um dos recursos que as pessoas estão utilizando para aumentar o seu número de seguidores. É até mesmo possível “comprar” robôs de stories para aumentar o número de visualizações de seus próprios stories (você sabia que esse pode ser um argumento importante na hora de negociar com empresas interessadas em investir em propagandas nas redes sociais?).

Neste texto, vamos lhe explicar tudo sobre esses robôs dos stories. Vamos lhe contar também quais são os entraves desse tipo de estratégia e, no fim, você vai ficar sabendo se, no fim das contas, esse método vale a pena ou não.

O que são os robôs dos stories?

Bem, mas o que são os tais dos robôs nos stories? Eles nada mais são do que aplicativos que automatizam a função de “assistir” aos stories de determinados usuários.

Ou seja, não tem mesmo uma pessoa real assistindo aos stories, mas o aplicativo faz parecer que o usuário assistiu e replica essa “mentirinha” com inúmeros outros seguidores.

Com esses aplicativos, é possível escolher um público específico cujos stories você quer visualizar. Normalmente, o pessoal escolhe usuários que tenham um baixo número de seguidores – o que aumenta as chances de a conta pertencer a uma pessoa normal (e não a uma empresa, por exemplo).

Além disso, alguns aplicativos também permitem filtrar os stories visualizados de acordo com os interesses dos usuários-alvo.

Tá, mas para que serve isso afinal?

Lembra que antigamente as contas davam follow em diversos usuários pelo Instagram afora – só para dar unfollow depois? Bem, isso servia para alcançar novas pessoas, que tomariam conhecimento da sua conta, poderiam visitar o seu perfil e, por fim, escolher se iriam te seguir ou não.

Se formos comparar com produzir conteúdo interessante, impulsionar posts e, assim, conseguir seguidores orgânicos… Essa era uma maneira muito mais fácil de atingir novas pessoas e conquistar novos seguidores, não é?

Só que muitas pessoas começaram a automatizar o processo com aplicativos que davam follow e unfollow automaticamente. Assim, eles conseguiam mais seguidores, em menos tempo e com menos trabalho.

Ocorre que o Instagram considerou que essa não era uma maneira muito genuína de criar conexões com a ferramenta – e acabava empobrecendo o uso do aplicativo. Então, eles passaram a punir os usuários que se utilizassem dessa técnica e desse tipo de aplicativo.

Foi assim que surgiram os robôs nos stories.

Portanto, eles têm basicamente a mesma função do antigo “follow e unfollow”: alcançar novas contas e conquistar seguidores.

Qual é o lado ruim disso?

Para as pessoas que tem os seus stories visualizados por esse tipo de “usuário-robô”, aparentemente, não existe nenhuma consequência negativa. A não ser, é claro, do fato de que você não vai ter uma noção clara de quantas pessoas estão visualizando os seus stories de verdade.

Já para quem faz uso desse tipo de ferramenta as consequências podem vir a ser bem negativas.

Isso porque ultimamente o Instagram vem punindo de forma severa as pessoas utilizam aplicativos assim. A princípio, as punições são voltadas apenas para os aplicativos de “follow e unfollow”.

Essas punições estão acontecendo da seguinte forma: Ou bloqueiam o perfil (você não pode postar, seguir o dar likes em nenhuma foto por cerca de 48 horas) ou eles diminuem drasticamente o alcance dos seus posts e stories (um número muito menor de pessoas recebem o seu conteúdo).

Quem utiliza o Instagram para divulgar sua marca ou seus serviços sabe que essas são punições bem sérias e que podem afetar bastante as suas vendas e o seu negócio no geral.

Por enquanto, o Instagram ainda não detectou os aplicativos que automatizam as visualizações dos stories alheios. Mas é uma questão de tempo para eles fazerem isso, como eles mesmos já anunciaram.

Quais são os benefícios desses aplicativos “robô”?

Os aplicativos que geram visualizações em stories alheios (ou os “robôs dos stories”) não são os únicos aplicativos que automatizam as funções do Instagram.

Existem também os aplicativos que automatizam algumas funções apenas por praticidade. Eles ajudam você, por exemplo, a organizar as suas postagens – permitindo que você deixe seus posts prontos para postá-los automaticamente no dia e horário que considerar mais interessantes.

Existem também aqueles que enviam uma mensagem automática a cada novo seguidor. Essa função é muito útil para empresas ou trabalhadores autônomos que utilizam a plataforma para encontrar novos clientes.

Por enquanto, aplicativos desse tipo não são alvo da política de bloqueio e punições do Instagram. Mas é bom sempre estar atento, porque, apesar de você poder não receber uma punição direta, o uso de aplicativos de terceiros para postar automaticamente no Instagram fere suas leis de uso.

Por isso, infelizmente é melhor evitá-los. Você até pode utilizar aplicativos para organizar a sua agenda de postagens, mas opte por fazer a postagem manualmente.

Vale a pena?

Tudo vai depender das suas intenções. Mas não recomendamos o uso de aplicativos que prometem aumentar seu número de seguidores – ainda mais agora que a vigilância do Instagram está muito mais severa. Especialmente se você quiser manter a sua conta segura.

Lembre-se sempre de que o Instagram apoia apenas o crescimento orgânico, ou seja, aquele que ocorre de forma natural (ou com a função patrocínio de posts e stories oferecida pelo próprio aplicativo, não é?).

O que fazer então?

É claro que nós não iríamos te deixar sem opções para aumentar o seu número de seguidores e conseguir ver a sua empresa deslanchar.

Aqui mesmo no nosso blog, você vai encontrar um monte de formas de produzir conteúdo interessante, gerar engajamento e de se destacar no Instagram para aumentar seus seguidores organicamente. Por isso, não deixe de dar uma olhada, anotar e colocar tudo em prática.

Mas para te dar uma ajudinha extra, vamos listar aqui os pontos que você não pode esquecer:

  • Conheça bem o seu público alvo e saiba do que ele gosta. Por exemplo, se o seu público alvo for jovem e descontraído, não adianta fazer postagens sérias e sóbrias. Não vai gerar conexão, entende?
  • Se você ainda não utiliza o Instagram for business, faça isso agora mesmo! Ele te dá uma série de métricas e ferramentas para você úteis acompanhar seu desempenho.
  • Escolha os melhores horários para postar. Ou seja, aqueles com maior número de seguidores ativos (é possível ver essa e várias outras métricas no menu de “informações”).
  • Faça uso de todas ferramentas do Instagram: Lives, stories, posts, IGTV. O Instagram premia quem utiliza bem suas ferramentas.
  • Responda os comentários dos seus seguidores rapidamente.

Agora se você quiser ficar craque mesmo em produção de conteúdo para Instagram e conhecer as estratégias de marketing mais eficientes para monetizar o seu negócio, você precisa conhecer o nosso treinamento. É só entrar em contato com a gente e você vai poder fazer parte da maior comunidade de Vendas do Instagram do Brasil.