fbpx

Respostas Rápidas no Instagram: Aprenda Como Usar

Como acontece com muitos alunos do Revoluciona Instagram, À medida que sua conta cresce, você, naturalmente, vê um aumento de mensagens diretas na sua caixa de entrada do Instagram, e isso é ótimo!

É um sinal de que seu público está engajado e quer iniciar uma conversa com sua marca.

Saber dizer algo é tão importante quanto saber o que dizer! E quando se trata das suas DMs do Instagram, você precisa garantir que seu tom de voz reflita a estética e o estilo geral do seu perfil do Instagram.

Portanto, se esse tom é formal ou divertido, é importante manter um tom consistente em todas as mensagens. E se você tem uma equipe maior e várias pessoas gerenciando DMs do Instagram em seu perfil, verifique se todos estão cientes do estilo escolhido ou tenha um guia editorial para ajudar a explicar como responder.

Depois de definir o tom, você pode decidir se pode tirar proveito dos divertidos recursos de DM do Instagram, como GIFs e, claro, emojis. É uma ótima maneira de criar um relacionamento mais forte com seus seguidores e injetar um pouco de diversão em uma resposta básica.

O que são Respostas Rápidas no Instagram?

O Instagram lançou silenciosamente o recurso “respostas rápidas” para todas as contas comerciais. Respostas rápidas são respostas formatadas anteriormente que você configura e depois insere em uma mensagem direta para evitar a necessidade de digitar a mesma resposta várias vezes para pessoas diferentes.

O usuário comum e comum do Instagram provavelmente não tem muita necessidade dessa ferramenta, e é por isso que o Instagram limitou o recurso a perfis de negócios. Empresas e profissionais de marketing acharão extremamente útil e eficiente.

Porém, note que as respostas rápidas não são respostas automatizadas, como um chatbot no Facebook Messenger ou uma regra de e-mail automática definida para determinadas palavras-chave ou frases. Você ainda precisará acessar e ler as mensagens enviadas para você e selecionar respostas rápidas da sua lista de respostas a serem enviadas.

Razões para usar as Respostas Rápidas no Instagram em mensagens diretas

Se houver perguntas específicas repetidas por meio de mensagens diretas ou tópicos do Instagram que surgem com frequência, você achará o recurso “respostas rápidas” muito benéfico. A seguir, apresentaremos uma variedade de situações em que respostas rápidas podem beneficiar sua empresa:

Se uma empresa externa for responsável pelas respostas aos comentários e mensagens da sua conta, a configuração de respostas rápidas pré-formatadas que respondam a tópicos ou perguntas comuns garantirá que sua agência tenha as informações corretas sem precisar verificar cada resposta com você.

Quando várias pessoas gerenciam uma única conta comercial, pode ser difícil manter uma voz consistente da marca ou garantir que cada pessoa tenha o mesmo conhecimento de cada tópico ou situação. O uso de respostas rápidas ajudará sua equipe a manter a consistência nas respostas às perguntas e a gerenciar a voz da sua marca ao se comunicar com seu público.

Em setores técnicos ou regulamentados, como o setor financeiro, uma palavra extraviada ou termo incorreto pode ter efeitos desastrosos nos seus negócios. Para evitar esses erros em potencial, use respostas rápidas pré-formatadas para tópicos comuns que foram revisados por uma equipe jurídica ou especialista no assunto.

Além desses motivos específicos, as respostas rápidas também permitem que as empresas gerenciem melhor o atendimento ao cliente e as vitrines virtuais.

Segundo o Instagram, mais de 150 milhões de pessoas usam mensagens diretas todos os meses para conversar com as empresas. E quase um terço dessas pessoas vem do Instagram Stories, onde atualmente a única maneira de responder a uma história é por meio de uma mensagem direta. Com todas essas mensagens acontecendo com as empresas, é fácil ver como as mensagens simplificadas e a comunicação eficiente beneficiarão as empresas no Instagram.

Selecione as perguntas frequentes e redija as suas Respostas Rápidas no Instagram

Para começar com o seu primeiro conjunto de respostas rápidas, consulte os tópicos de mensagens anteriores da sua conta para encontrar as perguntas mais frequentes. Copie uma das suas respostas existentes ou rascunhe uma nova resposta que responda adequadamente a essas perguntas ou tópicos.

Os tópicos comuns geralmente estão relacionados ao seu horário comercial, seus preços ou tarifas, tutoriais sobre seus produtos ou a melhor maneira de solicitar algo ou confirmar uma reserva com você. Por exemplo, se você administra um salão de cabeleireiro, pode ser perguntado frequentemente sobre o custo de um corte e cor.

Se você planeja executar uma campanha ou promoção que espera gerar comentários ou perguntas por meio de mensagens diretas, organize essas respostas rápidas antes da campanha e coloque-as na sua lista para que você e outros membros da equipe tenham acesso fácil a elas durante a campanha.

Embora respostas rápidas sejam respostas padronizadas, verifique se a voz e o tom das mensagens estão alinhados com o estilo da sua marca. Se suas postagens no Instagram são normalmente divertidas e casuais com emojis e gírias, suas respostas rápidas devem ter a mesma sensação. Formate as respostas para parecerem como se a mesma pessoa tivesse escrito tudo. As respostas não devem parecer automatizadas.

Precisa de ajuda?

Gerenciar a caixa de entrada do Instagram da sua empresa pode ser um desafio. Se você não está no topo, pode deixar os clientes em potencial se sentindo ignorados, inéditos e desapontados com a experiência de interagir com sua marca.

Esteja você gerenciando seus DMs do Instagram, com uma equipe ou terceirizando a tarefa, é necessário um plano sólido para garantir que você se mostre como um negócio de classe mundial no Instagram.

Quanto mais você publicar no Instagram, mais DMs receberá. Em vez de ignorá-los, sentir-se ansioso ou ignorá-los, seguir estas etapas ajudará a configurar um fluxo de trabalho para gerenciá-los enquanto cria fãs delirantes (e clientes mais ativos) no processo.

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil, clique aqui.