fbpx

Conheça 5 formas de otimizar os posts no Instagram

O Instagram está crescendo e hoje, é uma das maiores redes sociais do mundo. Não para menos, diversas pessoas estão conseguindo ganhar muito dinheiro por meio da plataforma, sejam marcas ou influenciadores.

Mas para conseguir esses resultados, é preciso conhecer bem a plataforma e utilizar seus recursos da melhor forma possível, porque há mais de um bilhão de contas ativas em todo o mundo! A concorrência não é pequena.

Se você também está se aventurando no universo do Instagram, há algumas formas de otimizar seus esforços e conseguir extrair o melhor de seus posts. Somente assim, para se destacar neste oceano de @s!

Para te ajudar, listamos aqui as 6 melhores formas para você otimizar o processo de postagens no seu Instagram!

1. Ative as funções do Instagram for Business

Se ainda não estiver utilizando a função do Instagram for Business, comece imediatamente! Esta é nossa primeira dica, porque ela é essencial caso você queira otimizar o seu processo de postagens e alavancar seus resultados na plataforma.

O recurso foi lançado em 2016 e desde lá, causou o maior impacto na plataforma! Com essa função, foi possível fazer posts patrocinados e gerar métricas, que são essenciais para análises e criação de estratégias para as marcas e influenciadores.

Além disso, a criação de um perfil comercial permite disponibilizar em sua bio, ou seja, na descrição do seu perfil, informações importantíssimas como website, endereço e telefone para contato.

Segundo o Instagram, 80% de seus usuários possuem ao menos um perfil de empresa na rede. Por isso, se você ainda não utiliza o Instagram for Business, faça isso agora mesmo.

É super-rápido e fácil transformar o seu perfil em um perfil empresarial. Para isso, você deverá apenas entrar em suas configurações, clicar em conta e clicar em “Mudar para o Perfil Comercial”.

2. Analise as métricas

As funções do Instagram for Business te permitem visualizar alguns dados fundamentais para otimizar suas postagens. Entre eles, estão:

  • A quantidade de pessoas que visualizaram o seu perfil semanalmente;
  • O nível de engajamento de cada um dos posts e um ranking de classificação dos posts por alcance;
  • Dados demográficos do público, como faixa etária, gênero e localização;
  • A quantidade de pessoas que deixaram de seguir você e começaram a seguir você;
  • Os dias e horários em que mais seguidores seus estiveram on-line;
  • E muitas outras coisas.

Com esses dados, é possível acompanhar periodicamente informações fundamentais para avaliar seu desempenho, acompanhar os resultados de cada post e verificar o que funciona e o que pode ser melhorado.

A partir dessa análise, você vai poder otimizar suas postagens com as nossas próximas dicas!

3. Faça um calendário de postagens

Não se esqueça de que o seu perfil deve ter atualizações constantes para continuar mantendo o interesse de seu público, ok? Você tem que alimentá-lo com novos conteúdos frequentemente.

Ter um calendário de publicações vai te ajudar demais nesta tarefa.

Ao fazer um calendário de postagem, você vai ter um controle maior sobre suas postagens e vai conseguir se organizar melhor para ter um fluxo de publicações contínuo.

Com base nas métricas que você analisou no item anterior, você vai conseguir saber os melhores dias para postagens que são os que têm maior número de seguidores online. Assim, guarde seus posts mais importantes para esses dias e poste no melhor horário!

Porém, você não precisa se prender demais no calendário. É importante aproveitar os assuntos do momento para manter seu conteúdo atualizado e antenado.

Ah, lembre-se de que apesar de não ser legal abandonar as postagens do seu Instagram, você não deve de maneira alguma sobrecarregar o feed de seus seguidores de postagens ou overpost. Isso pode ter um efeito negativo e fazer você perder seguidores.

4. Agende seus posts

Uma ótima forma de otimizar seu processo de postagens é agendando os posts. O Instagram liberou recentemente a função de programação de posts. Mas para isso, é preciso utilizar uma ferramenta de terceiros, pois o próprio Instagram não disponibiliza esta função.

Existem várias ferramentas disponíveis que oferecem essa função e várias outras funções de gerenciamento do Instagram. Você já deixa a foto ou vídeo e a legenda preparados, define a data e horários que quiser e pronto! O aplicativo publica automaticamente na sua conta.

Escolha a ferramenta que melhor lhe servir e aposte nesta função! Unindo o seu calendário ao agendamento de posts, vai ser muito mais fácil estar sempre presente para os seus seguidores e fortalecer a imagem de sua marca.

5. Utilize Hashtags

As Hashtags são muito úteis para conseguir alcançar novos públicos, são fáceis de utilizar e não têm custo nenhum. Elas funcionam como filtros para os usuários encontrarem postagens sobre o assunto que quiserem.

Para a estratégia dar certo, é preciso pesquisar quais são as mais relevantes para o seu nicho e quais são as Hashtags mais utilizadas. Para te ajudar, existem ferramentas que informam as hashtags que têm o maior alcance, número de seguidores e visualização.

Com as Hashtags, seu perfil terá um desempenho maior do que se não utilizar. Portanto, é melhor utilizar, não? O Instagram permite que o usuário utilize até 30 Hashtags por posts, mas você não precisa de forma alguma utilizar todas, pois isso vai poluir a sua postagem. Invista nas Hashtags certeiras.

Outra estratégia interessante é criar uma Hashtag para a sua marca. Isso vai te ajudar a aumentar o engajamento com o seu público e fortalecer sua identidade.

6. Aposte na qualidade

O Instagram é uma rede social extremamente visual, que prioriza a estética. Suas imagens e vídeos devem encantar o usuário de primeira, no tempo que ele leva descendo o feed de uma imagem a outra.

Portanto, quando estamos fazendo um post, é importante priorizarmos os seguintes aspectos:

  • Fotos atraentes, bem enquadradas e que harmonizem com o restante do feed;
  • Fotos e vídeos com alta resolução;
  • Legendas bem escritas, que sejam interessantes para os seguidores já nas primeiras duas linhas.

Manter uma unidade nos filtros escolhidos para as fotos pode te ajudar a criar uma identidade nas suas publicações, fazendo com que seus seguidores identifiquem rapidamente os seus posts.

No caso das legendas, como o Instagram disponibiliza apenas as duas primeiras linhas, é preciso capturar a atenção do seguidor já de cara. Assim, eles vão clicar no “mais” para ler o resto do seu conteúdo.

Além disso, temos uma dica quente para criar legendas atraentes.

Como o Instagram tende a eliminar as quebras de linha e agrupar tudo em um único parágrafo, deixando o visual péssimo para leitura e desencorajando seus seguidores a lerem, é preciso incluir espaços em branco para conseguir separar seu texto em parágrafos.
Porém, se você apenas adicionar esses espaços manualmente, o Instagram irá eliminá-los. Para dar certo, você deve colar os espaços na área destinada à legenda. Você pode, por exemplo, copiar o espaço entre essas setas e colá-lo em seu post:

>>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<

Priorizar a qualidade e estética de seus posts é muito importante, pois nada é mais frustrante do que se dedicar produzindo as imagens, vídeos e legendas de seus posts no Instagram para depois passar batido no feed de seus seguidores.

Estas são algumas dicas para otimizar o processo de postagens no Instagram e te ajudar a ter o melhor resultado possível com seus posts. Caso você queira saber mais sobre como melhorar seu desempenho no Instagram e alavancar suas vendas, conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil.