fbpx

Como Fazer Planejamento De Conteúdo No Instagram?

O Instagram é uma das principais redes sociais, o que o torna um fundamento para o marketing digital. Em certos casos, a plataforma deve ser o foco da estratégia, como podemos observar nos casos de influenciadores fitness ou companhias de turismo.

A possibilidade de compartilhar imagens e vídeos oferece um grande recurso para o negócio. Nesse sentido, criar um planejamento de conteúdo para o Instagram é de suma importância.

Nesse artigo vamos demonstrar como fazer esse planejamento. Para isso, é indispensável retomar alguns conceitos do marketing digital que irão possibilitar criar nosso plano de conteúdo para o Instagram. São eles: objetivo do plano, produto e persona. Vamos lá!

1. Determine o objetivo do plano

O primeiro passo de qualquer ação de marketing é definir o objetivo, que irá fornecer as bases para as ações estratégicas. Se você já tem um plano de marketing definido, esse trabalho será mais simples, pois o trabalho no Instagram está dentro desse planejamento. Caso contrário, pergunte-se:

Por que preciso de um plano de conteúdo para o Instagram?
Aonde quero chegar?
Qual o benefício que desejo alcançar dentro de alguns meses?

As perguntas são importantes para você ter o objetivo muito claro em mente. Dessa forma você consegue descobrir o melhor caminho para atingi-lo.

Além disso, você pode criar metas de curto prazo até atingir o objetivo maior. Por exemplo, caso você queira chegar a 10 mil seguidores em 6 meses, você divide o número final em 6 partes (não necessariamente iguais), de modo que tenha metas menores mensais.

A metodologia SMART favorece esse trabalho. É uma sigla em inglês que significa: eSpecífica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Uma meta que possui todas essas características é boa para se trabalhar no marketing digital.

2. Defina o produto

O produto não precisa ser necessariamente um item físico que será vendido. Ele pode ser sua marca pessoal, um serviço e qualquer outro elemento que irá gerar lucro para você, seja monetário ou não. A definição do produto é importante para você saber quais as estratégias irá usar para atrair o público.

Conhecer o produto também é fundamental para você definir as pautas. Se você vende produtos no varejo, por exemplo, precisa saber como irá criar conteúdo para conectar o público. Não adianta fazer todas as postagens com ofertas. O conteúdo deve envolver o público com outras informações relevantes. Então tenha tudo isso muito claro em mente.

3. Conheça a persona

O público-alvo é fundamental conhecer para fazer o seu planejamento de o conteúdo. Aqui preferimos falar de persona, pois ela é mais específica, ou seja, é mais definida, com características pessoais como nome, idade, endereço.

O público-alvo é amplo, pois é a média demográfica de todos os que podem consumir seu produto. Por exemplo, homens e mulheres entre 20 e 45 anos, moradores de metrópoles, trabalhadores da área de comunicação, com renda média a alta.

A persona é um cliente fictício desse público-alvo, portanto, suas características são mais definidas: Carlos é jornalista, possui 35 anos e deseja se tornar diretor do seu jornal. Para isso, quer estudar mais, e pretende fazer uma pós-graduação em gestão.

Ao produzir conteúdo, você irá escrever para o Carlos e não para a média de público. Evidentemente, se seu público for amplo, você pode precisar de mais de uma persona. O objetivo é sempre compreender os problemas que o público possui para oferecer as soluções certas.

4. Crie a mensagem

Conhecendo a persona, você precisa saber como escrever para ela. Se seu público é jovem, a linguagem precisa ser jovem, e não muito rebuscada. Mas se você quer produzir conteúdo para CEOs de grandes companhias, não poderá utilizar gírias, certo?

Por isso, a mensagem para conversar com o cliente é definida de antemão. No mundo corporativo, falamos em brand voice ou voz da marca. Ela precisa estar alinhada com todas as redes sociais para comunicar como uma pessoa se comunicaria. Se seu Instagram for pessoal, nesse sentido você pode escrever da forma mais natural possível.

5. Descubra o número de postagens semanais

Você não precisa postar todo dia, mas não pode deixar o Instagram parado. Portanto, crie um programa definindo quantas postagens irá ter no mês. Duas ou três semanais já é um bom número, o que resultaria entre 8 a 12 postagens mensais no seu planejamento de conteúdo.

6. Defina os temas de conteúdo

Os temas podem ser os mais variados possíveis, e dependem do seu objetivo, produto e da persona, que definimos acima. Postar produtos com preço é importante, mas dicas também podem ser. Por exemplo, se você vende roupas, explore as estações do ano. Quando chegar o inverno, não apenas demonstre os produtos em estoque, como dê dicas de moda para essa estação e fale das tendências que os estilistas comentam. Com o tempo você irá perceber quais temas geram mais envolvimento com seu público.

7. Crie os textos para as postagens

Agora que tudo já está encaminhado, é hora de escrever os textos que acompanharão as postagens. Não há uma regra de tamanho do texto, mas procure estar dentro de uma média de 5 linhas ou 80 palavras. Seja claro, sucinto, objetivo, como os textos comerciais precisam ser.

8. Organize em um cronograma

Obtenha um cronograma ou desenvolva você mesmo para colocar todas as postagens. Ele precisa ser claro, para que os envolvidos no processo entendam o que você planejou. Data de postagem, editoria (ou tema) e texto são os elementos principais. Além disso, se houver chamada na imagem, ela também precisa estar nesse calendário de posts.

9. Briefing dos posts

Com todos os temas e textos definidos, é preciso criar um briefing para o criativo desenvolver as imagens dos posts. Portanto, indique em cada postagem como cada arte deve ser. Se você não trabalha em conjunto com o criativo no mesmo local, é importante deixar o briefing o mais claro possível.

10. Use ferramentas

As ferramentas são excelentes para criar planos, postar e mensurar os resultados. Contudo, não existe uma ferramenta específica que seja indispensável. Você pode utilizar as que melhores se adaptam ao seu estilo de trabalho para fazer o seu planejamento de conteúdo

A dica para integrar todo esse conhecimento e obter os lucros com o Instagram é participar da maior comunidade de vendas dessa rede social, o Revoluciona Instagram. Conheça agora mesmo por aqui!