direct do Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabia que é possível enviar enquetes e perguntas no direct do Instagram?

Que o Instagram é a rede social do momento, não é novidade para ninguém. E não é para menos, pois a equipe de Mark Zuckerberg trabalha fortemente para desenvolver novas ferramentas e funcionalidades para a rede. Uma das últimas novidades é que você pode enviar enquetes e perguntas através do direct do Instagram.

Quer saber mais? Então vem que vamos lhe explicar tudo para você neste artigo.

Tanto as perguntas, quanto as enquetes, já estavam disponíveis nos stories e estava aberta para qualquer seguidor participar. Porém, essa funcionalidade permite que as marcas e as pessoas sejam mais objetivas e perguntem para o público mais engajado ou pessoas específicas sobre a opinião delas sobre diferentes assuntos.

Como enviar enquetes ou perguntas via Instagram Direct?

Antes de tudo, vamos deixar claro que o Instagram Direct é um chat privado que os usuários e marcas podem ter entre si dentro da própria ferramenta do Instagram. Para exemplificarmos melhor, faremos uma boa comparação: é como se fosse um Whats App (que também pertence ao Mark) dentro do Instagram.

Vamos agora ao passo a passo para utilizar esse recurso dentro do Instagram Direct:

1. Se o seu aplicativo do Instagram ainda não estiver com a última atualização em dia, agora é a hora de atualizar. Vá à loja de aplicativos (Android ou iOS) e faça a atualização.

2. Abra o aplicativo do Instagram e vá no ícone de avião de papel (Direct), que está localizado no lado direito superior do seu feed.

3. Procure pelo contato que você deseja enviar a pergunta ou enquete. Use o campo de busca para procurar pelo nome do usuário.

4. Clique o ícone de câmera ao lado do usuário que você quer enviar a enquete ou pergunta.

5. Tire uma foto ou grave um vídeo de acordo com a sua pergunta. Para utilizar apenas um fundo colorido, vá na opção “create”, onde você poderá escolher um fundo e prosseguir para criar a enquete ou pergunta.

6. Vá no ícone de adesivos, o mesmo que tem na ferramenta do story.

7. Escolha o adesivo “enquete” ou “pergunta”, conforme a sua preferência.

8. Faça a pergunta ou monte a enquete que você deseja. Para a enquete, você deve oferecer duas opções de respostas que o usuário irá escolher. Já para a pergunta, você deixará um campo livre para o usuário digitar a resposta.

9. Depois de definir a pergunta ou enquete, é hora de fazer as edições que você deseja no vídeo ou foto e clicar no botão enviar, que está na parte inferior da tela, bem centralizado.

10. Vale lembrar que as respostas da enquete ficarão disponíveis para todos que participaram da conversa. Portanto, todos os seguidores que você utilizou para enviar a enquete e responderão, poderão ter acesso ao resultado.

Viu? É muito fácil, rápido e prático utilizar essa ferramenta. As empresas podem usar e abusar desse recurso. Veja todos os benefícios que uma marca tem ao utilizar as enquetes ou pergunta pelo Direct com seus seguidores.

Benefícios ao usar o Direct Instagram com perguntas ou enquetes

Imagina que sonho de ter um canal de comunicação totalmente direto com o seu consumidor? Conheça os benefícios que a marca colhe ao usar esse recurso.

Crie um forte relacionamento com o cliente

Conversas fortalecem relacionamento. O canal direto com o cliente é uma ótima forma da marca se fazer presente e se importar com o consumidor. Fazer com que ele se sinta parte da marca é fundamental para que ele se torne um fã.

Uma ótima forma de utilizar essa ferramenta para esse objetivo é você utilizar enquetes e perguntas para saber a opinião dele sobre o lançamento ou criação de um novo produto.

Conheça as preferências e necessidades do seu público

Para estar sempre em crescimento, as marcas devem se preocupar em conhecer cada vez melhor o seu público para ter insights sobre próximos lançamentos e como a marca poderá suprir alguma necessidade dos clientes.
Utilizar as enquetes e questionar os seus clientes sobre suas preferências, profissão, hobbies são fundamentais para que você consiga definir de forma mais assertiva a sua persona e conseguir criar melhores estratégias de marketing para os próximos meses.

Encontre os fãs e inicie conversas

Nem todos os seus seguidores já realizaram uma compra da sua empresa. Mas, a maioria que já realizou, deve seguir você no Instagram. Identifique quem são os seus melhores clientes (recorrentes ou que apresentem os maiores tickets de compra) e mostre a eles que a marca os valoriza, sabe quem são. Faça perguntas sobre como a marca pode melhorar, por exemplo. Um fã pode facilmente virar um embaixador da sua marca se ele se sentir valorizado.

Seus seguidores como agentes decisores

Imagine que você quer encontrar o nome para um mascote ou para um novo produto que a sua marca vai lançar. Quando você inclui os seus seguidores como agentes decisores, eles sentem que fazem parte do processo e valorizam ainda mais a marca e as decisões tomadas. Eles defendem as decisões, pois eles ajudaram a escolher.

Se você quer lançar um sapato, por exemplo, envolva os seguidores mais ativos com a marca para decidir entre duas opções de nome e quando o produto for lançado, eles terão um carinho especial pelo produto e pelo lançamento.

Outro exemplo é eles escolherem qual é o próximo produto que entrará em uma grande promoção no Instagram ou no seu e-commerce. Assim, você saberá como promover o produto mais necessitado ou desejado no momento, o que aumenta as chances de você vender mais unidades deste produto e alcançar bons retornos financeiros com promoções.

As vendas pelo Instagram estão cada vez maiores, e já é possível viver apenas trabalhando na Internet. Ter um e-commerce e divulgar vendas e produtos pelo Instagram é a nova realidade que vem dando muito certo. Entretanto, é preciso criar estratégias focadas em crescimento de tráfego, estar atento aos algoritmos do Google e focar em Marketing de conteúdo.

Nós somos uma consultoria focada em ajudar os pequenos empreendedores a vender mais e melhor pelo Instagram. Nós oferecemos treinamentos, mentorias e consultorias para o crescimento dos negócios, além da maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados