fbpx

Perdendo Seguidores No Instagram? E agora?

Quem trabalha com vendas no Instagram precisa manter um olhar superatento ao número de seguidores o tempo todo. O ideal é que o número de seguidores esteja sempre crescendo, mas eventualmente ele pode cair por diversas razões. Se você estiver perdendo seguidores no Instagram, mantenha a calma e acompanhe estas dicas exclusivas que trazemos para você.

Quer saber mais? Confira conosco!

Por que você está perdendo seguidores no Instagram?

É normal que o número de seguidores de uma conta no Instagram por vezes fique oscilando. Afinal, seguidores vêm e vão. Você sempre irá perder algum follower aqui e ganhar outro ali. Porém, se ao longo de seus monitoramentos você perceber que está perdendo mais seguidores do que ganhando novos é o momento de ligar um sinal de alerta.

Antes de falarmos sobre o que você deve fazer ao perceber que está perdendo seguidores, vale a pena refletir porque esta perda está acontecendo. Alguns motivos podem não ter a ver com você, portanto, há pouco o que fazer sobre. Porém, há certas razões relacionadas ao seu perfil no Instagram que podem estar afastando seus seguidores.

Cliente já não se interessa mais pelo seu produto

Os gostos das pessoas mudam com o tempo. Assim, é aceitável que alguns clientes já não tenham mais interesse pelo tipo de produto ou serviço que a sua marca vende. Especialmente se forem roupas, por exemplo, muita gente troca de estilo várias vezes ao longo da vida.

Agora, o esperado é que isso aconteça em pequenas quantidades. Se muitas pessoas estão parando de seguir seu perfil porque “já não se interessam mais”, isso pode ser um sinal de que os produtos que você vende estão obsoletos, fora de moda ou se tornaram irrelevantes no mercado.

Falta de frequência nas publicações

Quem vende no Instagram precisa realizar publicações no feed e nos stories constantemente. A queda na quantidade de postagens pode acarretar na perda de seguidores para o seu perfil. Mas você pode estar se perguntando: “por que alguém se importaria em deixar de seguir uma conta que não posta nada?”.

É muito comum que os usuários de Instagram façam “limpezas” em seus perfis. De uma só vez, podem deixar de seguir até centenas de contas. Um dos principais critérios para um perfil deixar de ser seguido durante uma limpa é justamente não fazer postagens com frequência.

Linguagem inadequada para o público-alvo

Todo perfil de Instagram que se proponha a vender algum produto ou serviço precisa obrigatoriamente ter uma linguagem que converse diretamente com os interesses do público-alvo. Não faz sentido vender roupas a mulheres mais maduras comunicando-se com elas como se fossem adolescentes, e vice-versa.

Má-repercussão de alguma postagem em específico

Mesmo em perfis que tem a única finalidade de vender produtos ou serviços, alguns posts podem repercutir muito mal e levar os seguidores a criar um sentimento de antipatia em relação à sua marca. Isso já aconteceu com várias lojas de roupas, às vezes, de relevância nacional, e as lições destes episódios devem ser aprendidas.

A má repercussão pode acontecer por: divergências políticas do público, polêmicas de natureza ética ou pessoal, postagens ambíguas que podem dar a entender interpretações equivocadas da mensagem dos produtos, entre outros motivos.

Clientes deixam de seguir página após fim de campanha patrocinada

Os posts patrocinados do Instagram levam vários usuários a seguir perfis comerciais e empresariais. Porém, se os posts regulares da página não seguirem o padrão das publicações patrocinadas, o cliente pode perceber essa divergência e perder o interesse pela marca.

O que fazer ao perceber o problema?

Se você está perdendo seguidores, é necessário manter a calma e realizar um amplo plano de ação. Nos próximos itens, iremos falar sobre as principais ações que podem ser tomadas para solucionar cada tipo de problema levantado. Pode ser necessário tomar mais de uma atitude simultaneamente. Por isso, é muito importante que você tenha um bom planejamento estratégico para atacar a falta de seguidores.

Amplie ou modifique a sua linha de produtos/serviços

Se muitos clientes estão se desinteressando pelos seus produtos, pode ser interessante mudar o tipo de mercadoria que o seu perfil vende. Isso não precisa – e nem deve – ser feito de maneira abrupta. Primeiro, ofereça outro tipo de produto/serviço e veja como esta nova mercadoria vende.

Se ela se mostrar promissora, o seu perfil pode realizar uma transição gradual para comercializar os novos produtos e, assim, adquirir novos e mais seguidores. Use ferramentas online – como o Google Trends, por exemplo – para tentar entender quais os produtos e serviços que são tendência no mercado.

Organize um cronograma frequente de publicações

Um perfil do Instagram é diferente de um e-commerce. Ele precisa ter posts constantes para impactar as timelines dos usuários. Por isso, otimize um cronograma de publicações de acordo com a sua possibilidade. Os posts podem seguir frequências diárias, enquanto os stories podem acontecer em momentos específicos (o fim de semana, por exemplo, ou datas comemorativas).

Adapte a sua linguagem ao seu público

Certamente, você não tem a capacidade de ler as mentes de seus clientes. Porém, através de pesquisas de mercado, consultoria ou até mesmo uma boa olhada nos perfis dos seus seguidores, já será possível encontrar alguns padrões de gosto e comportamento.

Adapte a sua linguagem aos seus seguidores. E isso não tem a ver apenas com o texto – as imagens dizem muito mais. Se seu público é mais maduro, memes podem não ser bem recebidos como em uma audiência mais jovem e descolada, por exemplo. Da mesma forma, um pitch muito sério pode parecer tedioso a um público que quer parecer inovador e disruptivo.

Exclua posts ruins, ou até mesmo peça desculpas

Se alguma postagem sua “pegou mal”, não pense duas vezes em excluí-la. Você pode perceber o feedback negativo através dos comentários. Se os usuários acharam o post preconceituoso, desagradável, sem graça ou fora de contexto, deletar é a melhor opção.

Se por alguma razão a repercussão negativa for bastante difundida na internet ou na mídia, considere uma nota pública de retratação.

Coerência em Ads

Mantenha uma linguagem coerente entre seus posts patrocinados e o restante do seu perfil. Isso ajuda os seguidores obtidos através das Ads a permanecerem com você de maneira fidelizada. Para te ajudar, conte com consultoria especializada e faça o seu investimento em Ads trazer muito mais retorno.

Gostou? Conheça Agora Mesmo A Maior Comunidade De Vendas no Instagram do Brasil por Aqui.