fbpx
Gatilhos Mentais

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Que São Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais são técnicas utilizadas em estratégias de marketing e propaganda para despertar determinados sentimentos e ações durante a jornada de compra do cliente.

Através de uma mensagem veiculada nos mais diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail e anúncios, é possível induzir o potencial cliente a executar uma ação: fazer uma reserva, preencher uma landing page, baixar um conteúdo ou compartilhá-lo, entre outras.

Para conseguir essa resposta, a mensagem pode se utilizar de diversos tipos de gatilhos, dependendo da etapa da jornada de compra em que o cliente esteja e do produto ou serviço oferecido.

Cada gatilho tem como objetivo gerar, de forma automática e inconsciente, um determinado sentimento e resposta. Veja, a seguir, dois exemplos de gatilhos mentais e em quais contextos eles são aplicados!

Como os gatilhos mentais são utilizados?

Gatilho da prova social

Quando estamos considerando adquirir um produto ou serviço, procuramos por garantias da eficácia deles. Portanto, o gatilho da prova social apresenta relatos e outras demonstrações de que vale a pena seguir em frente com aquela compra.

A aba de depoimentos, que pode ser encontrada no site da empresa, nos destaques do Instagram ou nas avaliações do Facebook e do Google Meu Negócio, é uma forma de atestar a qualidade de algo e mostrar para o cliente como pessoas parecidas com ele obtiveram sucesso ao contratar aquele serviço ou usar aquele produto.

Gatilho da urgência

Todo gatilho toca em uma necessidade do cliente, seja de sobrevivência, aprovação social ou segurança. O gatilho da urgência é utilizado para reforçar uma necessidade e transmitir a ideia de que há pouco tempo para fazer aquela compra e adquirir a solução que o produto representa.

Nesse tipo de gatilho, pode-se destacar a limitação de tempo e a ideia de que após o fim daquele prazo o cliente perderá uma vantagem importante, por exemplo.

Por que os gatilhos mentais te ajudam a vender mais?

Os gatilhos mentais inseridos em sua estratégia de marketing podem fazer uma diferença de peso no número de clientes alcançados e vendas fechadas. Essa técnica contribui para aprimorar ainda mais as etapas da jornada de compra dos seus produtos e serviços.

Quando o seu cliente em potencial interage com o seu conteúdo e recebe uma mensagem de retorno, por exemplo, a qualidade do relacionamento estabelecido é maior do que nos casos em que as ações estão desconectadas e há a falta de confluência entre elas.

Além de gerar mais aproximação, o cliente demonstrará mais engajamento, pois suas necessidades, descobertas e ações disparam mensagens e eventos complementares, que o levam para os próximos passos da compra.

Isso nos leva a outro recurso que deve ser aliado aos gatilhos mentais: a automação das campanhas de marketing. Incluir gatilhos em pontos estratégicos em toda a máquina de venda ajuda a otimizar e melhorar a sua estratégia.

Agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais e como eles podem ser aplicados, que tal conhecer a maior comunidade de vendas do Brasil no Instagram? Acesse já!

Veja mais...

Descubra Como Empreendedores E Profissionais Liberais estão driblando a crise e faturando de 5 a 60 mil Reais Por Mês Apenas Pelo Instagram

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Rolar para cima

Calma, não vai embora ainda, olha o que eu tenho pra você:

COMO GANHAR MAIS SEGUIDORES, AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO E VENDER NO INSTAGRAM TODOS OS DIAS!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

Calma, não vai embora ainda, olha o que eu tenho pra você:

COMO GANHAR MAIS SEGUIDORES, AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO E VENDER NO INSTAGRAM TODOS OS DIAS!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

AULA INÉDITA REVELA

Como Ganhar Mais Seguidores, Aumentar Seu Engajamento e Vender no Instagram Todos os Dias!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

Jessica_popup