fbpx

O que é o mosaico de instagram?

mosaico de instagram

O Instagram hoje talvez seja a rede social mais eficiente para quem deseja captar a atenção do público, pois possui recursos que aumentam a cada minuto. Seja por lazer, para aumentar as vendas ou para influenciar, cada dia mais as pessoas têm investido nesse meio.

Para não se tornar mais uma dentre as milhares e milhares de pessoas que fazem parte desta comunidade é preciso paciência, perseverança e muito trabalho que, com a orientação correta, pode gerar inúmeros benefícios.

Com isso, surgem diversas ferramentas e truques dentro do próprio aplicativo que facilitam essa interação com o público, deixando o feed mais atraente e, consequentemente, trazendo mais seguidores a você. Uma dessas é o mosaico, que vem sendo cada vez mais utilizado e é uma forte tendência.

Mas afinal, o que é o mosaico?

Em obras de arte da antiguidade, o mosaico consistia na junção de várias unidades de imagem para formar a obra final, sendo assim uma espécie de fragmentação da imagem principal que permanecia unida, porém com suas divisões aparentes.

No Instagram não é diferente, apenas houve uma adaptação da técnica. O mosaico nesse caso consiste em postar diversas fotos que no feed muitas vezes podem até não apresentarem tanto sentido mas, ao serem observadas no perfil, formarão uma foto principal consideravelmente maior do que as outras.

É uma técnica ousada, que pode dar extremamente errado se aplicada de forma errada e acabar sendo um tiro no pé se não devidamente orientada por algum especialista no assunto. Porém, caso feita direitinho, pode ser extremamente positiva, como veremos a seguir.

Por que devo utilizar o mosaico?

A pergunta é muito mais simples de ser respondida do que parece: o que chama mais a atenção, um tijolo “cru” ou uma parede bem pintada? Com certeza a segunda opção, e esta é a lógica que muitos aderem ao experimentar esse tipo de abordagem em sua rede social.

As pessoas e empresas encontraram nesse tipo de publicação uma forma de ir além do básico. Com certeza alguém que se deparou no feed com apenas um pedaço do todo ficou curioso e acabou abrindo o perfil para ver a publicação completa. A curiosidade é um chamariz a novos seguidores.

Além disso, pode ser uma forma de organizar seu perfil e deixá-lo diferente e mais atraente a quem visita. Assim, você pode se sobressair sobre seus concorrentes, seja empresa ou pessoal.

Outro motivo bacana para se utilizar o mosaico é chamar a atenção para promoções e eventos que seu perfil esteja organizando, de forma a fazer os outros darem de cara logo de primeira com essa informação de forma facilitada, assim que acessam seu perfil.

Agora vem a parte mais interessante ainda: tudo isso é muito mais simples de se fazer do que parece. Tudo o que é necessário é atenção e contar com os guias corretos para não pisar na bola e seu mosaico parecer uma arte Dadaísta.

Como posso fazer o mosaico?

Existem diversas maneiras de se conseguir o efeito desejado, porém, algumas são um pouco mais arriscadas do que as outras.

Muitos fotógrafos de profissão optam por fazerem manualmente o mosaico, de forma a valorizar ainda mais todo o trabalho envolvido na produção e dar aquele gostinho especial e exclusivo. Caso você opte por fazer manualmente, é recomendado que utilize fotos sequenciais para não correr o risco de perder nenhum detalhe.

Caso você não seja expert em fotografia ou não possua o tempo hábil, ou simplesmente queira utilizar o efeito de forma mais prática como chamariz de alguma promoção, existem aplicativos que fazem todo o serviço de divisão para você, como por exemplo o InstaGrid.

Neste app, tudo o que você precisará é fazer o upload da foto que deseja utilizar ou tirar uma nova, definir qual parte da foto deseja utilizar e as dimensões e voilá, seu mosaico estará prontinho para que use e abuse e atraia milhares de novos seguidores.

Mosaico do Instagram e vendas

A primeira etapa de um funil de vendas consiste em chamar a atenção do seu público-alvo. Já dá para entender o porquê de o mosaico ser tão essencial para uma empresa que está investindo em Marketing no Instagram.

Se o intuito é acima de tudo captar novos leads, você deve fazer o possível para instigar a curiosidade do seu consumidor-alvo, a ponto de ele precisar visitar seu perfil para entender o que está acontecendo.

Assim conseguimos puxar esses leads potenciais para promoções, eventos, divulgação de uma forma que ele não está acostumado a ver, o que pode ser um diferencial nas etapas conseguintes do funil de vendas.

É extremamente interessante fazer o prospecto se lembrar do seu negócio como “aquele que inovou no perfil do Instagram” do que “aquele que eu nem achava na lista telefônica” Quem quer vender bem tem de estar presente, tem de ser impactante!

Como sei se meu mosaico de Instagram está surtindo o efeito desejado

As curtidas são o principal indicador do Instagram. Quanto mais interações o seu mosaico tiver, melhor será para o desempenho dele na rede social. Caso seu perfil ainda não seja comercial, vale a pena fazer a mudança para acompanhar também o número de visualizações.

Uma forma de melhorar a visibilidade da publicação são as hashtags, que devem ser inseridas em todos os “fragmentos” da imagem principal a ponto de eles se tornarem gatilhos mentais ao seu perfil.

Caso esteja disposto a investir além, é possível também impulsionar a publicação para que alcance o grupo de pessoas desejado, a fim de atingir diretamente o público-alvo até o fim da promoção.

Depois de todas essas informações, tá esperando o que para criar seu mosaico de instagram? Ative o modo “blogger” que vive em você e turbine ainda mais o seu perfil, para atrair milhares de novos seguidores e deixar a concorrência para trás, criando cada vez mais relevância para você e seu negócio no seu nicho de mercado.

Gostou das informações? Quer mais dicas como essa? Conheça então a maior e mais completa comunidade de vendas 100% especializada para o Instagram do Brasil, clicando aqui.