Gatilho Mental Da Reciprocidade

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Gatilho Mental Da Reciprocidade: O que é e como usar

Gatilho mental da reciprocidade: se alguma vez você já ouviu o ditado popular que diz que “é dando que se recebe”, certamente já sabe como ele funciona. O que você talvez ainda não saiba é de que forma ele pode ajudar você a melhorar seus resultados de vendas.

Bem, o que acontece é que os gatilhos mentais são estratégias que a própria natureza e a evolução deram aos humanos. Eles servem para auxiliar na tomada de decisões a um nível inconsciente.

Isso porque seria extremamente desgastante ter que tomar milhares de decisões todos os dias de forma consciente.

Um estudo realizado na Cornell University mostrou que uma pessoa chega a tomar aproximadamente 226 decisões diárias apenas relacionadas à alimentação.

Aproveitando esse instinto natural, o marketing estudou o comportamento humano e identificou gatilhos que podem ser usados como estratégia para fazer com que seu público tome as decisões que você deseja.

Hoje então falaremos um pouco mais sobre o que é o gatilho da reciprocidade e como usar ele ao seu favor.

O que é o gatilho da reciprocidade?

Dentre os muitos gatilhos que existem, o da reciprocidade é aquele que se vale da natureza humana que tende a sempre querer retribuir algo que recebe.

Você já entrou em uma loja e foi atendido por um vendedor tão legal que ficou até constrangido de ir embora sem ao menos provar uma peça? Talvez até tenha comprado algo a mais, somente porque aquela pessoa foi extremamente simpática com você.

O gatilho da reciprocidade é justamente sobre isso, pois quando alguém é muito legal com a gente, nosso instinto natural procura formas de retribuir.

Certamente você já entendeu como o uso desse gatilho pode ser uma arma poderosa para otimizar seus negócios e garantir um número cada vez maior de vendas, não é mesmo?!

Bases para usar o gatilho mental da reciprocidade

Quando estamos falando do mundo digital, nem tudo é tão simples e o que se sabe é que usar aquela velha estratégia do “toma lá, dá cá” pode ter efeito só até certo momento.

Então, para que seja possível ter bons resultados, é importante deixar claro que a sua intenção não é vender unicamente, mas sim em agregar valor à vida e à experiência dessa pessoa.

Oferecer conteúdos de qualidade é uma ótima forma de fazer isso, dando o seu melhor para o seu público sempre.

Como entregar valor para ativar o gatilho mental da reciprocidade?

A seguir, veja algumas dicas que vão ajudar você a gerar conteúdo engajador de verdade e capaz de despertar o gatilho mental da reciprocidade no seu público:

• Testes grátis
Você tem uma área exclusiva para membros, criou um curso sobre um assunto ou tem um produto que quer vender? Deixe sua audiência ter uma provinha do que você oferece.

• Material relevante
Oferecer materiais e conteúdos que acrescentam algo na vida das pessoas em troca de um e-mail ou outras formas de contato é uma ótima estratégia para começar a criar um relacionamento.

• Invista no relacionamento
É provado que um bom relacionamento ajuda a impulsionar as vendas, portanto, ofereça confiabilidade ao seu público que você terá o retorno desejado.

Gostou desse conteúdo? Então conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados