fbpx

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Que É E Como Criar Um Blog?

Quando se fala em propaganda e divulgação de um produto, logo vem à mente a imagem de um cartaz ou de um anúncio. A era digital, no entanto, mostra que é possível fazer divulgação por meio de um blog, que é o espaço onde se propagam ideias.

Logo quando surgiu, nos anos de 1990, o blog funcionava como uma espécie de diário virtual. Nele, os usuários postavam coisas do dia a dia e outras pessoas comentavam, o que possibilitava a troca de ideias.

Ao longo dos anos e com o avanço tecnológico, os blogs se tornaram ferramentas empresariais. Portanto, quando falamos em blog, não estamos nos referindo apenas aos conteúdos pessoais, mas sim às informações temáticas e corporativas que são divulgadas por meio dessa ferramenta.

Como o blog pode ser importante para o meu negócio?

Uma das características originais dos blogs é o fato de trabalhar com o texto escrito. Dessa forma, o blog tem como função primordial compartilhar conteúdos e, assim, fazer com que mais pessoas se interessem por um determinado assunto abordado.

Para os negócios, o blog traz visibilidade e autoridade a sua marca. Ao invés da simples propaganda, os conteúdos do blog mostram o conceito por detrás do produto e o motivo dele existir.

Além disso, o blog trabalha com uma estratégia sutil de vendas. Quem possui um brechó, por exemplo, pode postar um texto relacionado à importância da moda sustentável.

Ao fazer isso, a chance de atrair mais pessoas para aquele assunto e fazer com que um público novo se interesse por compras em brechó é maior. O simples anúncio de uma peça de roupa talvez não tenha o mesmo efeito.

Como criar um blog e quais os primeiros passos?

Se você não domina conteúdo de programação, não se preocupe. Existem plataformas gratuitas que o auxiliam nesse processo. Algumas dessas são:

  • WIX: uma das principais características dessa plataforma é a possibilidade de conseguir um template praticamente pronto. Você escolhe o que combina com o seu negócio e vai alimentando com informações. As desvantagens, no entanto, são as propagandas. Caso queira ter um domínio próprio (um endereço de site sem o anúncio do WIX), você terá que pagar.
  • WordPress: é uma das ferramentas mais utilizadas. O plano gratuito também possui templates prontos, mas para blog, é possível utilizar o domínio .blog. Para usufruir da ferramenta sem anúncios e com um domínio próprio, também é necessário pagar. As vantagens são: bons espaços de armazenamento e o fato de ser uma ferramenta amigável para buscadores, como o Google.
  • Weebly: possui templates gratuitos para blog e que podem ser personalizados. Porém, há restrições no carregamento de vídeos, por exemplo. Por outro lado, possui bom desempenho nos sites de pesquisa.

Existem outras ferramentas que também fazem o trabalho. Em todo o caso, você também pode contratar uma empresa para fazer esse serviço para você.

Defina um título para seu blog e programe publicações

Depois de selecionar a plataforma, é importante escolher um nome para o blog e um domínio. Como dito anteriormente, para um domínio do tipo .com ou .com.br, é necessário pagar.

O nome do blog será a cara do seu negócio na internet. Então, precisa ser atrativo e de fácil compreensão. Depois de tudo pronto, é hora de criar um cronograma de publicações. Isso faz com que seu blog se mantenha atualizado e se torne fonte de referência para o público.

Ao escrever, é importante oferecer conteúdo original e espaço para retorno, seja por comentários ou curtidas. Ah, e não se esqueça de compartilhar as informações do blog nas redes sociais.

Ainda está com dúvidas? Então, peça auxílio. Oferecemos consultoria e treinamento.

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas do Instagram, no Brasil, por aqui.

Veja mais...

Descubra Como Empreendedores E Profissionais Liberais estão driblando a crise e faturando de 5 a 60 mil Reais Por Mês Apenas Pelo Instagram

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Rolar para cima

Calma, não vai embora ainda, olha o que eu tenho pra você:

COMO GANHAR MAIS SEGUIDORES, AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO E VENDER NO INSTAGRAM TODOS OS DIAS!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

Calma, não vai embora ainda, olha o que eu tenho pra você:

COMO GANHAR MAIS SEGUIDORES, AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO E VENDER NO INSTAGRAM TODOS OS DIAS!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

AULA INÉDITA REVELA

Como Ganhar Mais Seguidores, Aumentar Seu Engajamento e Vender no Instagram Todos os Dias!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

Jessica_popup