fbpx

O IGTV sumiu? Entenda os impactos dessa nova atualização

Recentemente, muitos usuários do Instagram perceberam que o botão no IGTV sumiu. Em alguns casos, aparecia e sumia, mas em outros nunca mais voltou, o que deixou os criadores de conteúdo preocupados. Saiba aqui o que aconteceu e os impactos dessa nova atualização.

O IGTV sumiu? Entenda os impactos dessa nova atualização

O IGTV é um aplicativo de vídeo independente do Instagram que funciona para dispositivos Android e iOS. Como muitos de vocês sabem, o Instagram apenas permite vídeos de até um minuto, então, o IGTV surgiu para que os usuários possam postar vídeos maiores que esse limite na plataforma.

Então, por meio do aplicativo, vídeos com uma duração maior podem ser postados sem o menor problema, e eles aparecem no feed do Instagram ou no perfil de quem postou, logo, não é preciso alternar para o aplicativo do IGTV para poder assistir aos vídeos.

O que ocorre é que dentro do Instagram havia um botão que direcionava a pessoa para o IGTV, e o botão deixou de aparecer nos celulares do pessoal e deixou muitos preocupados.

Aconteceu com você? Em alguns casos, o ícone que direciona para o IGTV sumiu e nunca mais apareceu, mas em outros, ficou sumindo e voltando, o que levou algumas pessoas a acreditar que o app estava com um bug.

Isso foi bem incômodo e até levou uma série de produtores de conteúdo a ficarem preocupados com a situação da sua página do Instagram. Se uma pessoa vive fazendo vídeos com mais de um minuto, ou seja, pelo IGTV, o que faria se essa opção não existisse mais?

Mas o que aconteceu, de fato?

Gente, sei que a situação pode até parecer grave, mas não é o que parece, viu? O botão do IGTV aparecia no canto superior direito do Instagram e, para algumas contas, sumiu definitivamente, enquanto para outras, desaparecia e reaparecia.

Você não deve ficar preocupado em nenhum dos casos, tá bom? Isso, porque não é necessariamente um bug e não é algo feito pelo Instagram para prejudicá-lo. O Instagram admitiu que retirou o botão do canto superior direito, mas isso não significa que o IGTV vai acabar, certo?

O IGTV foi uma aposta do Instagram para popularizar ainda mais o uso da plataforma, mas a medida tomada não foi tão eficiente, pois o usuário comum não faz tanto uso do IGTV, ou seja, a adesão do recurso foi bastante baixa e só chamou a atenção de uma pequena parcela dos usuários.

Para que continuar investindo em um recurso que é pouco usado, então? Tendo isso em vista, não faz sentido o Instagram querer retirar o recurso do IGTV para investir em quem sabe, uma ferramenta que é mais usada pelo público que tem suas contas nessa rede social?

Acontece que o IGTV não vai ser extinto, pelo menos não há previsão para isso ser feito por agora, portanto, pode ficar tranquilo quanto a isso. Apesar de o usuário comum ainda não estar muito ligado nesse recurso, o IGTV vem sendo utilizado com maior frequência por pessoas mais ativas ao Instagram.

E talvez o mais interessante nessa questão é que o IGTV já foi considerado tendência para este ano. Assim, é bastante provável que o uso desse recurso aumente consideravelmente neste ano de 2020. Que maravilhoso, né? Pensando por esse lado, por qual motivo o Instagram acabaria com o IGTV?

O botão sumiu, é verdade, mas isso é apenas uma questão de design. Isso mesmo, é simples assim. O Instagram já fez uma série de pesquisas que indicaram que as pessoas não encontram o IGTV através daquele botão. Então, se o botão mal vem sendo usado, não faz sentido mantê-lo, concorda?

Normalmente, as pessoas encontram os vídeos do IGTV no próprio feed, como já foi explicado mais acima, onde a pessoa coloca um preview do vídeo, ou também no perfil da pessoa que postou o vídeo, quando você sabe que ela faz IGTV.

Algumas pessoas procuram o botão do IGTV na aba “Explorar”, que aparece logo abaixo da área de pesquisa. Como o IGTV é mais procurado por esses lugares, é provável que esses botões não sejam excluídos, tá?

Portanto, como o botão do IGTV situado no canto superior direito não vinha sendo utilizado, o Instagram resolveu retirá-lo. Em alguns casos, ficou aparecendo e desaparecendo como em um bug, mas em outros foi tirado por completo. Se não desapareceu definitivamente para você, provavelmente acontecerá.

Qual é o impacto da medida?

A medida de tirar o botão não influencia muito na relação do usuário com a plataforma do Instagram, porque, como já disse, o botão não era usado. O que vai influenciar a relação do usuário com o Instagram são as mudanças que a plataforma colocará em seguida. Quer ver?

Quais mudanças virão e quando acontecerão?

A gente ainda não sabe como vai ser feito, ok? Mas o Instagram divulgou uma nota que mostra que eles não estão abandonando esse recurso do Instagram – o IGTV é usado também como concorrente do YouTube – e que estão estudando novas formas de mostrar o botão do IGTV no aplicativo.

Esse botão poderá aparecer em outra parte do aplicativo, alguma que é mais acessada, e não precisa necessariamente aparecer em forma de um botão. Como acabei de dizer, a gente não sabe como vai ser feito, mas os estudos já estão sendo realizados para que você encontre acesso ao IGTV de alguma forma.

Não se sabe quando as mudanças serão implementadas, então, basta aguardar mais notas do Instagram ou simplesmente esperar algum ícone para o IGTV surgir em algum lugar.

Então, para resumir, você não precisa ficar preocupada com o sumiço do botão do IGTV, pois é uma coisa bem mais estética do que qualquer outra coisa. Aguarde o aparecimento de uma bolinha nova, seja nos Stories ou em outro local, mas não se atenha a isso: a novidade pode aparecer em qualquer lugar.

Somos uma consultoria que tem o foco de ajudar pequenos empreendedores a realizar vendas pelo Instagram. Ensinamos através de nossos cursos e treinamentos, além de conteúdos gratuitos.

Quer saber mais? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas do Instagram do Brasil por aqui.