fbpx

Mosaico no Instagram: fazer ou não fazer?

Mosaico no Instagram

Se você usa o Instagram com frequência, com certeza, deve ter visto um mosaico lindo. Se você não sabe, mosaico no Instagram é a organização já definida de um conjunto de fotos. Isso serve para que, ao se visitar o perfil na rede social, a imagem apareça formada no feed.

Muitas pessoas ficam com dúvidas se devem investir nisso ou não. Será que o mosaico no Instagram traz resultados ou só é mais um trabalho sem resultado? Se você está com essa dúvida, hoje vamos ajudá-lo.

E para começar, você deve entender que o mosaico no Instagram deve ser parte de uma estratégia. Então, não pense que isso deve ser feito a todo momento, pois pode ter o efeito contrário. Em vez de ser algo que vai chamar a atenção, pode se tornar comum e perder esse efeito de “algo único”.

Além disso, criar um mosaico no Instagram exige planejamento. Assim como toda estratégia de sucesso de marketing digital, nesse caso não seria diferente. Isso acontece principalmente para que se tenha o resultado esperado. E qual será a sua expectativa sobre isso?

Em um primeiro momento, pode ser que seja deixar o seu feed bonito, mas a sua expectativa deve estar além disso. Deve ser proporcionar uma experiência ao usuário. Isso atrai uma maior atenção, faz a pessoa consumir o seu conteúdo melhor e assim invista em manter o contato. No final, isso resulta em maior visitação e depois conversão.

Estamos falando do Instagram, rede social que tem como foco o estímulo visual. Logo, o principal foco deve ser expor conteúdo visual que atrai a atenção do usuário. Mas isso não quer dizer que precisa ser exagerado, mas sim, de qualidade. Acima de tudo, é a qualidade da imagem que chama a atenção e ganha alguma interação do usuário.

Resumindo, é importante você investir no mosaico no Instagram. Se o seu perfil é constantemente atualizado, você precisa apenas incluir essa estratégia no seu planejamento. E na hora de colocar em prática?

Para ter esse efeito no seu Instagram, não é necessário sofrer. Através do Photo Grid for Instagram, é possível realizar isso de forma gratuita. Existem outros aplicativos que podem desempenhar esse tipo de efeito, mas hoje vamos focar em um.

Entenda abaixo, o passo a passo para utilizar o Photo Grid for Instagram e como montar isso no seu feed. Preparado?

Passo a passo para fazer um mosaico no Instagram

1° Instale o aplicativo Photo Grid for Instagram no seu sistema Android. Sim, o processo deverá ser feito com um dispositivo móvel.

2° Faça login na conta do Instagram.

3° Após se conectar, carregue a imagem da galeria ou tire uma foto nova.

4° Defina as dimensões necessárias para que a foto seja postada.

5° Após esse ponto, você vai observar que vai ter uma marca d’água na imagem. Para remover isso, toque na opção do app e assista a um vídeo publicitário. São alguns segundos, mas são bem necessários.

6° Agora, salve as fotos criadas na galeria ou poste diretamente.

Observe que as fotos serão salvas ou postadas na ordem certa. Mas, como falamos antes, esse app é um dos meios nos quais você pode fazer o mosaico no Instagram. E mesmo usando esses meios, existem formas de melhorar os resultados. Veja abaixo, algumas estratégias de sucesso na hora de montar um mosaico no Instagram.

Dicas de sucesso para criar um mosaico no Instagram

A primeira dica é sempre ter um propósito na hora de criar um mosaico no Instagram. Isso deve fazer parte de qualquer ação que você faça. E sabendo o propósito dessa criação você consegue perceber o que deverá ser feito. Não despreze essa etapa, pois isso pode ser essencial para o sucesso da sua estratégia.

Outra dica que citamos anteriormente é não exagerar na prática disso. O mosaico no Instagram vai ser algo que se destaque para o usuário. E outra dica é focar em um elemento na imagem. Quanto mais informações dentro do mosaico maiores são as chances da atenção se perder. Lembrando que a ideia é atrair a atenção, certo?

Invista em um trabalho de qualidade. Uma imagem bem tratada e bem escolhida no Instagram faz toda a diferença. Então, desenvolva da melhor forma o que será postado na sua rede social. Esse cuidado e atenção antes podem ajudá-lo a melhorar e muito o futuro.

Outra dica é observar também os seus concorrentes e inspirações diversas. Em alguns casos, podemos ter ótimas ideias apenas consumindo conteúdo de terceiros. Seja qual for o motivo, vale a pena manter a mente aberta a outros tipos de informação. Com certeza, isso já rende alguma ideia.

E não podemos nos esquecer de sempre mensurar essa ação. Para muitos, a grande dificuldade está em entender os indicadores que você deve observar para compreender o sucesso ou fracasso da estratégia. Nesse caso, um dos pontos que deve ser visto é o número de curtidas.

Ainda que as redes sociais ocultem esse número, você vai conseguir identificar quais partes tiveram uma maior atenção. Outra forma é por meio dos comentários nas fotos. Uma dica poderosa é não apenas postar a foto, mas colocar uma legenda. Você já ouviu falar em storytelling?

Trata-se de uma forma cativante de contar uma história. Se cada foto que forma o mosaico tiver uma história? Isso prende a atenção do usuário ao mesmo tempo que proporciona uma melhor experiência para quem consome aquele conteúdo. São questões simples, mas que fazem toda a diferença no seu dia a dia.

Mosaico no Instagram não tem mistério, basta ser realizado de forma correta e entendendo o seu público-alvo e estratégia. Esse conjunto de dicas vai ajudá-lo a dar o primeiro passo da melhor forma, mas é a sua constância que traz resultados. Isso sem falar na análise, que o ajuda a compreender o que deu certo ou não. Organize seus esforços para que essa estratégia sempre alcance os seus objetivos.

Se você quer ver mais conteúdos sobre como potencializar os seus resultados no Instagram, acompanhe nossos posts. E não para por aí. Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.