fbpx

Melhores amigos no Instagram: tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta

Melhores amigos no Instagram

O Instagram já existe há 9 anos, dá para acreditar? Mas o tempo na terra da internet passa de outra forma, e prova disso é a mudança que aconteceu e ainda vem acontecendo nessa rede social ao longo do tempo.

A ideia de um perfil apenas para compartilhamento de fotos pode parecer meio simples, mas aos poucos mostrou-se muito interessante. O próprio app evolui muito nesses anos todos, hoje, os stories, por exemplo, atraem muito mais pessoas do que o próprio feed da página.

E é aí que entra uma ferramenta ainda mais recente do Instagram, a lista de melhores amigos. A lista vinha sendo testada há um tempo e passou a existir em escala global em novembro de 2018. Apesar desse tempo, ainda não é plenamente aproveitada para quem usa o Instagram com fins comerciais.

Pode ser que você utilize o Insta em seu negócio e tenha se perguntado como uma aba da rede aparentemente “pessoal” pode ser interessante no meio empresarial. Por isso é que você precisa da nossa ajuda. Hoje, você vai ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Por dentro do assunto
Antes de mais nada, precisamos entender o que é exatamente a ideia por trás do recurso “close friends”, ou melhores amigos no Instagram.

Evoluindo sempre visando o público, o Instagram percebeu que muitos usuários estavam criando perfis pessoais diferentes, alguns amplos para postagens em geral e outros fechados, apenas para os amigos mais próximos.

Para diminuir esse trabalho e otimizar o “espaço”, foi criada a ferramenta melhores amigos, com a qual a pessoa pode formar uma lista de usuários específicos que vão visualizar seu conteúdo dos stories postados naquela aba. Tal conteúdo sequer aparece para os demais, ele apenas fica visível para as pessoas selecionadas com um círculo verde, diferente da cor geral do Insta.

Como fazer
Tal recurso é aberto e disponível para todos os usuários da rede social. Basta acessar as ferramentas, clicando no ícone com três linhas na parte de cima da tela de abertura do app, selecionar “melhores amigos” e formar a lista.

Ao abrir essa aba, o próprio algoritmo já sugere alguns perfis para incluir na seleção, baseado em suas interações pela plataforma. Mas é possível pesquisar e selecionar entre todos os seguidores, clicar em “adicionar” e depois de formada, clicar em “concluir”.

Para postar o conteúdo exclusivo é simples, faça da mesma maneira do geral, porém, na hora de subir, selecione a opção “melhores amigos”, com a estrelinha verde na tela.

A lista pode ser alterada pelo usuário, que pode escolher adicionar ou excluir alguém dela a qualquer momento, basta seguir o passo a passo inicial, clicando agora em “remover” ou adicionando outras pessoas da mesma maneira.

Para saber se você é ou não o melhor amigo de alguém no Insta basta ficar ligado (a) na aba dos stories, o que estiver em verdinho ali é conteúdo exclusivo para a lista seleta da qual você faz parte.

Por que é importante
Seguindo a ideia base da criação desse recurso, ele elimina a necessidade de criar perfis diferentes para grupos distintos. Além disso, para quem usa o Instagram visando os negócios, essa ferramenta traz a chance de exposição de um conteúdo mais direcionado para um público especial.

Na prática, seria como um relacionamento mais “íntimo” ou focado em um objetivo mais claro. Enquanto o Feed e os stories gerais são para mostrar conteúdos amplos, a lista de melhores amigos pode ser específica para promoções, por exemplo.

Ou mesmo para clientes fixos, para exemplificar, um professor de inglês divulga seu trabalho no perfil geral, e na lista de “close friends”, seus alunos recebem um conteúdo do tipo “aula extra” ou dúvidas específicas, algo nesse sentido.

Além de facilitar e direcionar seu trabalho, o recurso transmite ao usuário a sensação de maior proximidade com o seu negócio. Tal sentimento de união é muito importante em um fechamento de venda ou na fidelização de um cliente.

Para os influenciadores digitais que decidem usar a ferramenta também para os negócios, pode ser interessante numa base de “fã-clube” ou ligação mais estreita com os seguidores que mais interagem. Essa ideia também fideliza o seguidor e pode fazer com que ele recomende o perfil a outros.

Divulgando em grande escala
Em alguns casos, a intenção é criar uma grande lista de melhores amigos no Instagram para o lado empresarial. Também pode ser que você pense que essa lista deve ser direcionada a quem realmente deseje estar nela. É possível incluir na seleção as pessoas que demonstrarem esse desejo.

Para isso, você pode seguir o método que já vêm sendo usado por muitos perfis maiores. Basta publicar em seus stories gerais que está formando uma lista exclusiva, aqui você já diz qual será o conteúdo diferenciado da aba. Então, deixe claro no story que quem quiser participar deve ser seu seguidor e repostar tal story marcando seu perfil. Assim, poderá formar a seleção ideal.

Ganhe dinheiro com seus melhores amigos no Instagram

Sim, é possível ganhar dinheiro na hora e literalmente com o recurso “close friends”. Já existem muitos perfis que cobram um valor fixo mensal, uma espécie de assinatura, para quem demonstrar interesse em fazer parte da lista.

A divulgação ocorre como já foi citado, porém já se direciona o usuário para o valor cobrado e como vai funcionar o pagamento. O Instagram não visa a venda de serviços dessa maneira, então a gestão dos pagamentos deve ser feita de outra maneira. Já existem plataformas de gestão de redes sociais que incluem tal serviço, basta estar ciente das condições e acompanhar o andamento.

O que será oferecido como material exclusivo pago é algo a critério do criador de conteúdo, deve-se apenas ter cuidado para se entregar o que foi prometido aos pagantes.

Agora que você já sabe tudo sobre a ferramenta, aproveite o embalo para criar sua lista de melhores amigos e usufruir os benefícios.

Conheça a melhor e maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil.