fbpx

Instagram Insights: Aprender A Analisar Seus Números Para Vender Mais

O uso das redes sociais é muito presente em nossas vidas. No contexto de comunicação atual, elas se tornam uma ferramenta poderosa como estratégia de marketing para as empresas que desejam criar relacionamento com seu público.

Mas não é só um conteúdo dinâmico que fará seu número de seguidores crescerem. É igualmente importante saber fazer uma leitura do progresso da conta, analisando dados e mensurando os resultados. Para isso, o Instagram disponibiliza uma função conhecida como Instagram Insights.

Aprenda a usar o Instagram Insights para aumentar seus números

O Instagram Insights é uma ferramenta para os perfis comerciais do Instagram. Nele, é possível obter dados sobre o alcance da publicação, engajamento do público, características da audiência que mais interage com a conta (gênero, idade, localidade), entre outras funções.

A conta pessoal não tem essa função, portanto o primeiro passo é alterar seu perfil. Acesse a plataforma, vá em “Configurações” e selecione a opção “Mudar para perfil comercial”. O aplicativo vai pedir para associar uma página do Facebook à sua conta, caso você não tenha, ele mostra o passo a passo para criar.

Feito isso, pronto. Você já tem acesso aos dados de analytics. Além disso, a opção de promover posts para aumentar as impressões do seu perfil e o alcance do conteúdo publicado também ficará disponível.

Dica importante: utilize as métricas do Insight para pensar nas campanhas de impulsionamento. Assim, elas serão mais eficientes e trarão resultados mais precisos. Como fazer isso? Veja a seguir.

A escolha das melhores táticas e estratégias de investimento para que esses dados se convertam em resultados, está diretamente ligado com fazer uma boa leitura e saber trabalhar os números ao seu favor.

Para acessar o Insight, logado na conta do seu perfil business, clique no ícone com três barrinhas localizado no canto superior direito da tela e vá à opção “Informações”. Você verá três opções: conteúdo, atividade e público.

A aba “Conteúdo” mostra o total de publicações, stories e promoções que seu perfil realizou durante a semana. Ela também fornece o número de visualizações e interações que cada postagem teve.

Na parte dos “Stories”, a ferramenta mostra a quantidade de vezes que as pessoas clicaram na tela para ver a próxima história, voltar, pular para outra conta ou abandonar esta atividade do perfil.

São dados importantes, pois além de saber sua frequência de atualização, a partir dele é possível comparar o alcance das postagens e saber qual tipo de conteúdo gera mais engajamento.

Outra dica fundamental é juntar os dados semanais em um gráfico mensal e arquivá-los para comparar informações e fazer um relatório de crescimento. Veremos o porquê um pouco mais adiante.

A segunda aba é a função “Atividade”, ela mensura quantas pessoas viram seu conteúdo e quais ações executaram, ou seja, entrega dados primordiais para traçar um perfil comportamental do público que sua conta abrange.

O primeiro gráfico denominado “Descoberta” traz informações de alcance, uma estimativa de contas únicas que viram qualquer uma de suas postagens em sete dias e impressões, número total de vezes que suas publicações foram vistas nestes sete dias.

Fazendo uma análise desse gráfico do Instagram Insights, você consegue mensurar quais dias da semana tiveram mais visualizações, ou seja, quais são os melhores dias de postagem segundo os hábitos da sua audiência.

A segunda métrica denomina-se “Interações” e marca as principais ações que as pessoas executam quando entram em seu perfil, como por exemplo, quantos cliques no site, e-mail e visitas na página.

Esses dados te ajudam a pensar em campanhas específicas, por exemplo, se o seu objetivo é que as pessoas entrem em seu site por meio do perfil do Instagram, por essa função, é possível ver quantos cliques são direcionados atualmente e pensar em um conteúdo voltado para aumentar este número.

Por fim, temos a terceira aba, o “Público”, que dá a visão do crescimento da página, quantos seguidores ganharam e quantos perderam, e dados demográficos, de gênero e faixa etária das pessoas que mais interagem com a conta.

Com essas informações, você pode traçar um perfil de audiência e, assim, as chances de entregar um conteúdo mais efetivo são maiores, pois, conhecendo o interlocutor, torna-se possível dialogar com ele em uma linguagem mais familiar.

Agora que você compreendeu as funções de cada ferramenta, vamos entender como fazer o melhor uso delas.

Lembra do gráfico mensal que falamos pouco acima? Então, vamos voltar a ele. O fundamental para fazer uma boa leitura dos números é comparar os resultados. Junte os dados coletados de um mês e compare o que gerou crescimento e baixas.

Você programou um mês de postagem com assuntos variados, certo? Agora, analise em seu gráfico qual destes assuntos mais atraíram a atenção dos seus seguidores e geraram algum tipo de ação: curtir, compartilhar, comentar.

Esse conteúdo é o que o seu público mais gosta de ver, então, invista mais nele e no tom que ele propõe: se é informal, descontraído, técnico, pessoal ou informativo. Elabore publicações criativas com base nesta informação.

Quais dias e horários tiveram um pico de interação dos seguidores com a página? Isso ajuda a definir os momentos que sua audiência mais está presente na rede social e mostra os melhores dias e horários para publicar algo.

E o público que te segue, qual o perfil dele? Este dado é importante para definir que tipo de conteúdo você vai postar. Se a maioria for mulher, por exemplo, o tom é específico. Se o público for mais jovem ou mais maduro, essa linguagem também varia.

Saber onde ele se concentra também é fundamental para a sua empresa, pois se você possui uma loja física ou quer promover um encontro, este dado te permite analisar onde sua audiência está localizada.

Você agora tem em mãos todas as informações que precisa para gerar uma campanha eficaz, com público-alvo bem definido e tem grandes probabilidades de convertê-la em vendas.

Não existe segredo. Mídia digital é análise constante de métricas. E o Instagram Insights está aí para isso!

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.