Instagram Analytics

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Instagram Analytics: saiba como utilizar corretamente essa ferramenta

Nos últimos anos, o número de usuários de redes sociais tem crescido consideravelmente. Para você ter uma ideia o relatório Digital in 2019, elaborado pela We Are Social, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais.

E não para por aí. De acordo com a empresa de pesquisa GlobalWebIndex somos o segundo país que mais passa tempo em alguma rede social: 225 minutos por dia, perdendo apenas para Filipinas, com 241 minutos.

Essa explosão de usuários de redes sociais aumentou ainda mais a interação dentro desses ambientes virtuais, por meio de curtidas, compartilhamento e das tradicionais mensagens. As pessoas passaram a utilizar as redes sociais para se relacionar e se manter informadas.

Essa febre não passou despercebida pelas empresas, que viram no Facebook, Instagram e YouTube, por exemplo, verdadeiras chances de expandir seus negócios. Isso sem contar na oportunidade de se relacionar melhor com seu público e conhecer suas maiores necessidades e desejos.

Tanto que hoje em dia, se tornou habitual a interação de empresas com seu clientes por meio de posts no Facebook ou Tweets, respondendo comentários, lendo sugestões e esclarecendo dúvidas quanto a produtos e serviços.

A importância do Social Analytics

As redes sociais se tornaram importantes aliadas para que empresas alcancem sucesso, especialmente quando estamos falando de engajamento e impacto do público-alvo. Entretanto, toda essa interação precisa ser monitorada, mensurada e, posteriormente, analisada. De nada adianta uma campanha bem sucedida no Instagram se sua empresa não possui dados que justifiquem a razão do êxito.

Da mesma forma se sua empresa investe em campanhas de marketing do Facebook e não consegue os resultados esperados do público, são os dados obtidos ao longo do processo que indicarão os pontos de melhora e mudança. Isso só é possível graças ao Social Analytics, ou seja, uma prática de reunir informações de redes sociais e analisá-las em seguida.

Essa análise funciona como uma bússola, direcionando sua empresa para as melhores tomadas de decisões. Ela ajuda a compreender a percepção que o público tem da sua marca, a frequência com que interage com a empresa via redes sociais, quais seus produtos e serviços favoritos, além de dar um visão de como se comportam diante das suas empresas concorrentes.

Logo, Social Analytics é uma prática que apresenta várias vantagens para uma empresa:

  • fornecimento de informações;
  • insights para planejamento;
  • ajuda na elaboração de conteúdo para audiência;
  • identificação de oportunidades.

Entenda como funciona o Instagram Analytics

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa famosa frase se aplica perfeitamente quando estamos falando de Instagram. A rede social, que em 2018 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, é focada em compartilhamento de conteúdo visual (vídeos e imagens).

O Instagram está se posicionando como uma plataforma de comunicação de elevada rentabilidade, o que a torna extremamente atrativa para empresas.

Quando falamos de alcance de audiência, o Instagram possui duas vantagens:

  • Por pertencer ao Facebook, ela carrega consigo recursos publicitários completos e atuais;
  • O conteúdo publicado no Instagram, como fotos e vídeos, é o mais compartilhado dentre as outras redes sociais.

O rápido crescimento dessa rede social tem alcançado o popular Facebook, o que justifica a necessidade do monitoramento de métricas, ajudando organizações a serem bem sucedidas.

Dessa forma nasceu o Instagram Analytics, ou também conhecido por Instagram Insights. Ele mostra dados relacionados a todos os posts feitos pela plataforma e está disponível para usuários com perfil Instagram for Business, ou seja, uma conta comercial.

Para mudar sua conta normal para comercial basta que você:

  1. acesse as configurações do seu perfil no menu (canto superior direito);
  2. clique em “conta”;
  3. selecione “mudar para conta comercial”;
  4. escolha a categoria de perfil.

O que você pode fazer em seguida é associar essa conta comercial do Instagram com a página do Facebook da sua empresa. Isso vai facilitar o uso de recursos disponíveis.

Por ser direcionado para empresas, esse perfil oferece inúmeros diferenciais:

  • especificação de conta;
  • métricas detalhadas;
  • dados sobre o público;
  • botões call-to-action;
  • possibilidade de criar anúncios.

O que podemos avaliar?

Um dos primeiros passos para tornar seu perfil cada vez mais atrativo é conhecer sua audiência e preferências. Esse cuidado pode ser feito por meio da avaliação de métricas do seu perfil. Isso fortalecerá ainda mais na elaboração de uma estratégia.

Com o Analytics, você consegue ter uma visão melhor do tipo de conteúdo que é mais atrativo e compreende o comportamento da audiência, o que te dá a chance de fazer publicações mais assertivas, aumentando o engajamento.

O Instagram Insights permite que você tenha acesso a informações de 3 áreas. São elas:

Seguidores

Quando você analisa as métricas de seguidores, é possível descobrir detalhes como faixa etária e se seus seguidores são compostos mais por homens ou mulheres. Você também tem acesso sobre quais cidades e quais países você possui mais seguidores e aos horários por dia da semana, que seu público está usando o Instagram

Publicações

Nas métricas de publicações você tem conhecimento sobre as impressões dos seus posts, como número total de vezes que um usuário viu determinado conteúdo e até se viu mais de uma vez. Você fica sabendo dados de engajamento: quantidade de curtidas, de comentários que cada publicação recebeu.
Não menos importante você pode ver se suas publicações tiveram um alcance significativo, isto é, quantos usuários visualizaram um post seu e o número de pessoas que salvaram algo que foi publicado.

Stories

Não há quem resista em fazer alguns stories ao longo do dia. As métricas nessa categoria são referentes a impressões, alcance, toques para voltar/avançar, saídas e respostas.

Você consegue saber quantas vezes sua publicação foi vista, quantos usuários um único post alcançou, o número de pessoas que voltaram para ver um foto ou vídeo nos stories ou mesmo clicaram para ver a próxima postagem.

Como deu para notar, o Instagram Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer empresa ou mesmo influencer digital que queira utilizar uma estratégia para direcionar seus planos de marketing.

As métricas do Instagram mencionadas farão com que sua percepção do público seja ainda maior, e como resultado dessa estratégia, suas campanhas serão mais efetivas e personalizadas para o seu público, seja quem ele for.

Viu só? Se você não conhece tão bem quem te acompanha no Instagram, o Analytics da plataforma está aí para te ajudar a melhorar sua performance.

Se você curtiu aprender um pouco mais das possibilidades que o Instagram Analytcs tem a oferecer, conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados