gifs personalizados no instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

GIFs personalizados no Instagram: Passo a passo de como criar os Seus

Desde 2018, o Instagram permite o uso de GIFs. Apesar da variedade de imagens animadas disponíveis no catálogo do site, também é possível utilizar essa funcionalidade de forma personalizada.

A ideia de criar seus próprios GIFs pode ser um diferencial para a sua marca no Instagram. Essas imagens personalizadas tornam seu conteúdo divertido, dinâmico e único.

Mas, se você ainda não sabe como postar ou criar GIFs personalizados, não se preocupe, pois ensinaremos agora. Aprenda o passo a passo certinho e atraia mais impressões e engajamento para o seu Insta utilizando esse recurso.

Tutorial para postar GIFs originais no GIPHY

O GIPHY é o site que mantém parceria com o Instagram para a postagem de GIFs nos Stories. Portanto, para postar esse tipo de imagem na rede social, é necessário fazer uma conta em http://giphy.com/join. Crie um username e senha e informe seu e-mail no cadastro. Dados como data de nascimento e gênero também podem ser preenchidos, se você quiser. O GIPHY tem Termos de Serviço para os usuários. Então, se você sabe inglês, é recomendável que leia para estar por dentro das normas e diretrizes do site.

Após criar a conta, você ainda vai precisar fornecer mais algumas informações para preencher o seu perfil. Primeiramente, escolha deixar a sua página no site em modo público. Depois, descreva a sua empresa na aba “About”: conte um pouco da história do seu negócio, que tipo de produto ou serviço são vendidos, qual o público-alvo, etc.

Porém, não basta só contar um pouquinho mais sobre a sua empresa, você também precisa disponibilizar o link de sites e redes sociais do negócio. Em “Website”, disponibilize o endereço da sua página. Já em “Social Links”, informe todas as contas em redes sociais da sua empresa. Atenção: não confunda essas duas abas! Não coloque o link do Facebook ou Instagram da página no espaço para Website, por exemplo.

Após preencher esses dados, falta escolher um avatar para o seu perfil e começar o upload de seus GIFs personalizados. O GIPHY pede de 5 a 10 GIFs originais. A dica é que você já carregue o material que você pretende utilizar no Instagram da empresa, e não imagens aleatórias.

Todos esses passos servem para a criação de um perfil comum no GIPHY. Mas, após essas etapas, você pode reivindicar uma conta especial para marcas no site. Vá em https://giphy.com/apply e marque a opção de canal para marcas, ao invés de artistas.

No cadastramento, insira o e-mail da sua empresa e escolha um username, use o mesmo nome da empresa ou alguma variação disto. Em “Contact Name”, informe seu nome completo. Depois, preencha as abas “Website” e “Social Links” da mesma forma que você fez anteriormente ao criar um perfil no GIPHY.

Caso sua marca seja subsidiária ou filiada à outra, você pode informar em “Parent Company”. Por fim, termine o formulário preenchendo a sua localização (“Location”), escolhendo um avatar e clicando “Submit Application”.

Terminando essas etapas, é necessário aguardar que o GIPHY avalie e aprove a sua conta, o que pode demorar. Isso ocorre em virtude da nova política de aceitação de contas especiais adotada pelo site para evitar que conteúdos ofensivos e criminosos sejam postados na plataforma. A confirmação de aprovação da conta ocorre via e-mail. Em caso de demora excessiva (acima de um mês), entre em contato pelo endereço [email protected] ou preencha esse formulário para contato. Ainda nesse formulário, em “GIPHY for Brands” (no espaço “What do you need help with?”), você pode selecionar a opção “Becoming Verified” para ganhar um selo de verificação na sua conta. Essa funcionalidade garante que seus GIFs apareçam nos mecanismos de buscas do site e do próprio Instagram. Contudo, a verificação da conta precisa ser aprovada pelo GIPHY.

Para mais informações sobre o uso da plataforma para empresas, leia os tópicos da área de suporte do site.

Ok, você já sabe como postar seus GIFs autorais no Insta. Mas, e se você nunca criou uma imagem do tipo e vai se aventurar em ferramentas de edição pela primeira vez? Calma, que no GIPHY, além de armazenar, você também pode fazer seus próprios GIFs personalizados para o Instagram. Confira agora, o passo a passo.

Criando GIFs personalizados no GIPHY

1. Para começar, acesse a área GIF Maker do GIPHY (https://giphy.com/create/gifmaker).

2. Depois disso, é hora de selecionar a imagem que será utilizada no GIF. Você pode escolher uma ou mais fotos, além de vídeos de até 60 segundos, que podem estar armazenados em seu desktop ou na Web, em sites como YouTube, Vimeo ou no próprio GIPHY. Mais imagens podem ser selecionadas posteriormente ao clicar em “ Add more images”.

3. Você pode decidir o tempo de exibição de cada imagem em “Image Duration”. O ideal é que o GIF todo não tenha mais que 15 segundos. Pense que, tendo pouco tempo de duração, as imagens carregam mais rápido, têm melhor resolução e cansam menos o público. Porém, não exiba as imagens rápido demais, de modo que não consigam serem visualizadas direito.

4. Para finalizar, você pode adicionar textos (“Caption”), adesivos (“Stickers”), Filtros (“Filters”) ou pode fazer desenhos (“Draw”).

5. Pronto! Agora é só clicar em “Continue to Upload” e “Upload to GIPHY”.

Utilizando GIFs originais nos Stories

Você também pode usar GIFs personalizados no Instagram Stories como se fossem stickers. Para isso, programas de edição de imagens como Adobe Photoshop ou After Effects são recomendados. Nesse caso, porém, lembre-se que todas as imagens utilizadas devem ter fundo transparente.

Nos Stories, os GIFs podem ser usados para Call to Action também, convidando o seguidor a clicar em algum link, se sua empresa tiver mais que 10 mil seguidores, ou propondo alguma outra interação. Seja criativo!

Esses GIFs também devem ser postados no GIPHY, do mesmo modo descrito anteriormente.

Algumas dicas para finalizar

Os GIFs personalizados no Instagram são um ótimo recurso para criar postagens descontraídas, divertidas, lúdicas, que chamem atenção. Contudo, é bom não exagerar. Não deixe de publicar fotos e vídeos para focar apenas nos GIFs. Se for usar essa funcionalidade nos Stories, use as imagens com moderação, para não causar poluição visual.

Além disso, fique sempre atento à identidade visual da sua empresa: use as cores da marca, o logo, o mascote (se tiver), o slogan, etc. Não utilize cores ou design que não remetam à sua marca.

Se você gostou dessas dicas e tutoriais, conheça agora mesmo o Revoluciona Insta, a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil.

Fontes:

Como criar GIFs para usar no Instagram Stories


https://www.conversion.com.br/blog/gif-no-instagram/
https://www.apowersoft.com.br/criar-gif-instagram.html

Como personalizar GIFs com a sua marca no Instagram Stories

Como postar Gif no Instagram Stories?


https://giphy.com/

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados