fbpx

Como usar GIF nos Stories do Instagram

Quem não adora um bom GIF, não é? Seja para compartilhar um meme, um momento fofo ou alguma coisa bem engraçada, o GIF é uma ótima forma de passar a informação rápida e que seja bem fácil de consumir. Isso significa que é perfeito para o Instagram. Mas, como usar GIFs nos Stories?

É isso que este post vai mostrar para você! Vamos um pequeno tutorial de como usar GIF nos Stories, além de entender por que ele é tão poderoso e algumas estratégias para otimizar seu uso.

Vamos começar pela parte mais técnica, ou seja, como usar GIF nos Stories. A maneira mais viável, é converter os arquivos em .MP4 e subir no Instagram como se fosse um vídeo.

O jeito mais simples de fazer isso, sem dúvida, é usando o Giphy. Este é um aplicativo para Android e IOs que permite postar GIFs no Instagram. Inclusive, é o parceiro do Instagram para o uso dos Stickers. Mas isso a gente vai ver mais para frente.

O passo a passo para como usar gifs no instagram pelo Giphy é bem simples:

  • 1 – Abra o app do Giphy e encontre o GIF que quer usar;
  • 2 – Faça login e clique no ícone do Instagram;
  • 3 – O aplicativo automaticamente compartilha e converte o vídeo para o Instagram;
  • 4 – Você pode escolher para publicar no Feed ou no Stories;
  • 5 – O Giphy vai subir o vídeo, para você poder editar normalmente.

Você também pode fazer isso pelo site do Giphy. O passo a passo é praticamente o mesmo, com a diferença de que você recebe um e-mail com o GIF em formato .MP4 para subir no Instagram pelo app ou celular.

Mas, digamos que o GIF que você quer usar não está no Giphy. Você o encontrou no Google ou em algum outro site qualquer. Neste caso, como usar GIFs no Instagram Stories do Googledá um pouco mais de trabalho, mas existe uma alternativa.

  1. 1 – Busque pelo GIF no Google Imagens;
  2. 2 – Clique em compartilhar para pegar o link;
  3. 3 – Converta o GIF em vídeo, sites como o ezgif.com fazem isso;
  4. 4 – Baixe o GIF em .MP4 e compartilhe no Stories.

Por fim, existe a opção de usar os sticker GIFs do próprio Instagram. Para isso, basta você acessar a câmera do stories. Então, você tira uma foto ou grava um vídeo e desliza para cima para acessar os recursos. Nos GIFs, você pode escolher os mais populares ou pesquisar e posicionar onde quiser na tela. Depois, você pode editar o seu story normalmente e publicar.

Os stickers são um recurso interessante, mas eles são mais bem explorados quando servem para complementar alguma postagem, foto ou vídeo, que já exista. Usar de forma isolada, certamente não tem o mesmo efeito.

Porque usar GIFs no Instagram Stories?

Agora que ficou clara a parte mais técnica de como usar GIFs no Instagram Stories, vale a pena conversar um pouco sobre porque usar e também algumas ideias criativas.

Para começar, é uma ótima forma de chamar atenção dos usuários nos Stories. Tanto os GIF stickers como os tradicionais podem fazer esta função muito bem. Os stickers, por exemplo, podem ajudar a chamar atenção para certos elementos da sua publicação.

Já os GIFs tradicionais, naturalmente chamam muito a atenção. Imagine que o usuário está navegando pelos stories e vê um GIF. São apenas alguns segundos, mas geralmente eles são bem divertidos e memoráveis. É isso que faz dos GIFs tão populares. Eles são fáceis de consumir e de fazer.

Pense em como é o comportamento do usuário no Instagram. A maioria passa bem rápido pelos stories, até que algo chame muito sua atenção. Os stickers e os GIFs são uma forma bem eficiente de conseguir essa atenção.

E a partir desta atenção, você pode realçar o que mais quiser na sua publicação. Por exemplo, você pode usar os stickers bem posicionados para guiar o usuário até a sua próxima publicação.

Você também pode usar estes stickers para ajudar a chamar atenção do usuário para seu produto. Pode adicionar certos GIFs para que os conteúdos dos stories tenham mais “vida”, ou para destacar alguma característica mais específica.

É possível transformar os GIFs em CTAs, atrair atenção para sua campanha de marketing e diversas outras oportunidades.

Porém, o mais interessante uso dos GIFs, sejam os stickers ou os mais completos é compor o elemento de storytelling do seu Stories. Afinal, está no nome do recurso! Seu objetivo é contar uma história.

O GIF é um recurso bem simples e rápido, para transmitir uma emoção ou uma sensação. Este é um uso bem comum, dentro e fora do Instagram. Dentro de certo contexto, o GIF pode ajudar a colocar o usuário no humor que a sua postagem quer passar. Tem alguma promoção incrível? Coloque algum GIF de reação, por exemplo. As ideias são praticamente infinitas.

O que nos leva a mais uma grande vantagem. Se você quiser saber como usar GIF no Instagram Stories, a melhor resposta é deixar a criatividade voar. Pense no que você quer comunicar com determinado post, e qual é a emoção que aquele post deve passar. Então, vale a pena procurar um GIF para construir a história e transmitir aquela emoção de uma forma rápida, divertida e eficaz.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados com como usar GIFs no Instagram Stories. Primeiro, eles são elementos visuais “pesados”, mesmo os stickers. Ou seja, existe muito movimento e luz. Por um lado, isso é ótimo para chamar a atenção do público. Já, por outro lado, pode transformar o stories em uma bagunça. A lição é a mesma de sempre: use com moderação.

Além disso, não adianta muito jogar um GIF sem nenhum contexto. Lembre-se sempre que o objetivo é contar uma história, e o GIF pode ser um elemento para isso. Deixá-lo solto, não faz muito sentido. Você pode começar até com o GIF, para chamar atenção do usuário, mas conte uma história para explicar por que aquele elemento está ali.

O GIF é um elemento que é a cara do Instagram. Ele é rápido, divertido, eficaz, chama a atenção e permite contar uma história.

Portanto, agora que você já sabe o básico de como usar GIFs nos Stories, que tal conhecer o nosso treinamento e aprender como vender ainda mais usando a plataforma? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!