fbpx

Veja Como Anunciar Pelo Gerenciador de Anúncios Do Facebook

Como sempre mostramos no Revoluciona Instagram, as redes sociais mudaram a forma com que as empresas fazem negócio.

Hoje, elas são a melhor plataforma para atrair novos clientes e leads.

Mas por trás desse objetivo, existe uma estratégia. Dificilmente, essa meta será atingida apenas por meio do alcance orgânico. Por isso que vamos mostrar pra você hoje como funciona o gerenciador de anúncios do Facebook.

Ele é, de longe, o melhor lugar para você criar e controlar campanhas de anúncio no próprio Facebook, assim como no Instagram e também campanhas que direcionem à pessoas ao Whatsapp. Vamos aprender o que se pode fazer com esse instrumento?

Tudo sobre o gerenciador de anúncios do Facebook

Hoje, o sistema de mídias pagas do Facebook é um dos mais eficientes no universo do Marketing Digital. Isso acontece graças a enorme variedade de formatos de campanha que ele aceita, como vídeos e imagens.

Além disso, o Facebook permite que você segmente o seu público-alvo em diversos critérios. Assim, te ajuda a chegar nas pessoas certas, com a campanha certa. Ou seja: mais conversões.

É importante dizer: somente páginas do Facebook podem usar o gerenciador, ou seja, perfis pessoais têm acesso, mas não conseguem veicular nada.

De acordo com o próprio Facebook, o gerenciador de anúncios possibilita que empresas realizem três atividades:

1. Criar campanha de anúncios No Gerenciador de anúncios

Como falamos, a ferramenta deixa que a empresa, ao criar uma campanha, escolha:

– Qual é o seu objetivo de Marketing;
– Quem deseja alcançar, por meio das segmentações;
– Onde os anúncios serão exibidos;
– Quais formatos eles terão.

2. Criar vários anúncios de uma vez só No Gerenciador de anúncios

É possível editar as configurações e especificidades de cada anúncio, como o público, o orçamento da campanha e o posicionamento, ou seja, onde será exibido.

Além disso, podemos duplicar e criar cópias dos anúncios. Assim, teremos anúncios parecidos, mas com alguns detalhes diferentes.

3. Acompanhar o andamento das campanhas

O gerenciador de anúncios oferece dados atualizados sobre o desempenho de cada anúncio veiculado.

É possível também aplicar detalhamentos para ver métricas importantes. Por meio do Conversion Lift, o Facebook entrega dados sobre a receita adicional, criada a partir dos anúncios.

Essas informações são fundamentais para o time de Social Media e de Marketing das empresas.

Na hora da criação, o gerenciador de anúncios promove uma experiência bastante intuitiva. Mas se hoje o resultado é bom, foi porque as melhorias aconteceram com o passar do tempo e das demandas. O processo de criação de uma campanha é dividido em algumas partes fundamentais para um anúncio de sucesso.

Um ponto fundamental, antes de começar a montar a campanha, é saber qual é o objetivo a ser alcançado.

Existem várias opções dentro do gerenciador e cada um deles abre possibilidades e restrições quanto ao restante do anúncio, uma vez que o Facebook entende o que faz sentido e o que não faz. Esses são exemplos de objetivos disponíveis:

– Engajamento;
– Conversão;
– Tráfego para outro website.

Parte 1:

A primeira parte de uma campanha é a de criatividade. Nesse momento, vale a pena investir na construção de uma identidade visual para sua empresa.

Assim, ela poderá estar nos anúncios ou em qualquer outra ação corporativa. Componentes visuais ajudam a criar uma conexão muito válida entre a marca e o seu público-alvo.

Parte 2:

A segunda parte é sobre a definição do público. O gerenciador de anúncios oferece uma boa variedade de segmentações. Assim, é fácil alcançar exatamente a sua persona ou pessoas com interesses bem específicos.

Fora que, como já havíamos conversado, o Facebook permite que as campanhas sejam duplicadas. Dessa forma, podem até ser parecidas, mas buscam a atenção de públicos completamente diferentes.

Durante essa fase, você pode classificar a sua audiência e fazer listas personalizadas com os dados que foi descobrindo ao longo da trajetória de Marketing Digital.

Parte 3:

A terceira etapa para construir um bom anúncio é pensar em como será a cobrança e o pagamento e ainda não estamos falando do seu cartão de crédito. Existem três opções:

1. Custo Por Mil Impressões (CPM): se trata da média que se paga a cada mil impressões do anúncio que foi veiculado. Impressão significa toda vez que a mídia paga foi exibida;
2. Custo Por Clique (CPC): é a média que se paga a cada clique que foi dado no seu anúncio. Essa é uma modalidade antiga de cobrança;
3. Custo Por Ação (CPA): custo médio pago por ação realizada no seu anúncio. Quanto mais ações, menor custo.

Agora que sabemos bastante sobre alguns passos essenciais da criação de uma campanha, podemos entender mais sobre o seu esqueleto. O gerenciador de anúncios apresenta essa estrutura de forma bem clara e simples, mesmo assim, é importante saber o que cada ponto quer dizer.

A primeira etapa a ser preenchida é a campanha. Nesse momento, você escolhe o objetivo de Marketing daquele anúncio. Já trouxemos alguns exemplos do que são os objetivos.

Em seguida, começa a parte do conjunto de anúncios. Agora, deve-se escolher a frequência de impressão, o seu orçamento e a forma de pagamento (agora sim o seu cartão de crédito) e o posicionamento, onde será exibido o anúncio.

Por fim, tem o anúncio em si, onde se define a parte gráfica do seu trabalho, os formatos e as chamadas para ação.

Para concluir, já deu para entender que o gerenciador de anúncios é uma facilidade e tanto, não é mesmo? Mas não pense que apenas criar uma campanha bonita é o suficiente.

É fundamental saber qual é o seu objetivo, para não sair atirando para o alto. As empresas descobrem o que querem alcançar baseadas em um planejamento prévio. As estratégias de Marketing devem sempre envolver as redes sociais e a mídia paga.

Além disso, a sua campanha não terá o sucesso esperado se você não estudar muito quem é o seu público. As características dele são informações valiosas para que o anúncio atinja as pessoas certas. Caso contrário, a sua empresa investirá dinheiro e não terá retorno algum.

Caso você tenha gostado de aprender mais sobre mídia paga e o gerenciador de anúncios, e quer aprender a anunciar e atrair clientes para o seu negócio, clique aqui e conheça a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!