métricas do Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entenda como as métricas do Instagram vão melhorar seus resultados

Você já deve estar até cansado de tanto ouvir falar em métricas do Instagram. Mas pergunta é: você sabe como elas funcionam e qual a real importância delas para o seu negócio?

Os números nunca mentem e são a melhor forma de compreender um cenário. No entanto, é preciso saber interpretá-los para que não sejam apenas dados e sim, suporte para ações e decisões concretas.

Os relatórios do Instagram possuem função semelhante, mostrar o desempenho das suas atividades na rede social, estimulando a geração de insights.

Neste artigo, você vai conhecer as principais métricas disponíveis nos relatórios do Instagram e entender como podem melhorar seus resultados.

O Instagram Insights é um mecanismo dentro da sua própria conta que reúne os relatórios com informações sobre suas publicações, seus seguidores e sobre a interação que você obteve em seus conteúdos.

Lembrando que só tem acesso a essas métricas aqueles que possuem perfis comerciais, como empresas, empreendedores, personalidades públicas etc.

Para visualizar esses relatórios, você precisa estar na página inicial do seu perfil e clicar em “Configurações”. Esse ícone é representado por três traços na horizontal e fica do lado esquerdo da tela, no canto, lá em cima.

Ao clicar, abrirá um menu onde você deve escolher a opção “Informações”. Pronto! Você está no Instagram Insights.

Nessa página de informações, você verá que as métricas estão separadas em três categorias: “Atividade”, “Conteúdo” e “Público”.

Métricas do Instagram X Resultados

Por que você criou uma conta para sua marca no Instagram? Ao responder essa pergunta, você consegue entender melhor quais seus objetivos com a rede social e o que espera receber dela.

Nesse ponto, as métricas serão úteis para mostrar se o resultado esperado foi alcançado ou não. Para cada tipo de objetivo, o Instagram oferece métricas que ajudam a acompanhar e avaliar seu desempenho em relação àquele propósito.

Por exemplo, se a meta é vender, seu foco deve estar nas métricas que exibem número de cliques em links de posts ou stories, quantidade de pessoas que visitaram a página de compra vindas do Instagram e outras relacionadas.

Por outro lado, se o objetivo é desenvolver autoridade em um assunto, você precisa estar atento ao número de seguidores, interações com o perfil e a quantidade e tipo de perguntas realizadas.

Com essa questão bem definida, chegou a hora de conhecer as métricas presentes nos relatórios da rede social para utilizá-las com o intuito de melhorar seus resultados.

Métricas sobre atividade

Essa categoria mostra a interação que seus seguidores e outras pessoas tiveram com o seu perfil. As métricas apresentam:

  • Número total de seguidores;
  • Total de curtidas, comentários, salvamentos de posts e outras ações realizadas no seu perfil;
  • O alcance total de seus posts em determinado período;
  • Número de cliques no link do seu site (na bio);
  • Quantidade de pessoas que visitaram sua página;
  • Quantas vezes suas publicações foram vistas (impressões);
  • Número de vezes que a opção ligar/enviar e-mail foi acionada.

Com esses dados em mãos, você poderá verificar se o seu perfil está despertando interesse suficiente do público a ponto de visitarem sua página inicial, acessarem o seu site ou, então, entrarem em contato com você de alguma forma.

Também é possível analisar se o alcance geral tem sido expressivo e frente a isso, se há uma constância ou oscilações ao longo das semanas e tentar identificar o porquê.

Para melhorar seus resultados, complete seu perfil com o maior número de informações possíveis sobre o seu negócio. Passe a adotar Call to Action (CTA) em publicações, stories e até mesmo na sua biografia.

Além disso, seu alcance e visibilidade podem aumentar quando você utiliza hashtags relacionadas à marca, adiciona localização e busca parcerias com outros perfis para que estes mencionem o seu.

Métricas do instagram sobre público

As métricas sobre público exibem dados a respeito do perfil e comportamento dos seus seguidores:

  • Onde estão localizados seus seguidores: os 5 países e cidades onde você possui mais fãs;
  • A distribuição de seus seguidores por gênero e faixa etária;
  • Quais são os dias da semana e horários que seus seguidores mais acessam o Instagram, inclusive, quanto tempo passam na rede social.

Com essas informações, você conhece melhor o seu público e consegue oferecer conteúdo mais direcionado, abordagens mais assertivas e promoções que irão ao encontro das necessidades e características desses seguidores.

Sabendo que horários o Instagram é mais acessado por essas pessoas, você pode se organizar para fazer publicações nesse período e obter maior alcance.

Ao analisar esses dados, você poderá identificar se o seu perfil é seguido pelo seu público ideal. Caso não seja, é hora de agir! Imagine ter um monte de seguidores do Ceará, mas sua loja física fica em Santa Catarina. Não faz muito sentido, certo?

Métricas sobre conteúdo

As métricas de conteúdo ajudam você a saber se o conteúdo publicado no seu perfil está chegando ao seu público e sendo relevante para essas pessoas.

Para isso, existem três métricas principais:

Alcance: quantidade de pessoas que visualizaram o post;
Impressões: total geral de visualizações, incluindo mais de uma visualização feita pela mesma pessoa;
Compartilhamento: quantidade de vezes que seu post foi enviado para alguém via mensagem e repostagens.

Esses são os números gerais referentes a todo o conteúdo publicado. Contudo, há métricas específicas para publicações no feed, stories, lives, IGTV e publicações patrocinadas.

Separadas, permitem analisar melhor o engajamento de acordo com o meio escolhido, verificando quais são os que entregam os resultados mais significativos.

Nas publicações do feed, é interessante se atentar ao alcance do post, a quantidade de comentários e reações, bem como o número de compartilhamentos.

Esse último está diretamente relacionado à qualidade do conteúdo, quanto mais relevante, mais as pessoas vão querer mostrar aos amigos.

Nos stories, estude o número de visualizações e as respostas/reações, mas também se as pessoas costumam ver toda sequência compartilhada. Nesse meio, o ideal é ser direto e prender a atenção desde o começo.

Já nas lives, observe a quantidade de espectadores e se a audiência cresceu ou diminuiu ao longo do vídeo. Se o número de pessoas que abandonou a live for muito grande, é sinal de que a mensagem não estava tão atrativa quanto você imaginou.

O IGTV ainda é um mecanismo pouco explorado. Cabe realizar testes para compreender como seu público recebe esse formato e se o vídeo publicado atingiu expectativas mais específicas.

Com publicações patrocinadas, o olhar deve ser voltado à conversão. Veja se o número de cliques nos links disponibilizados foi de acordo com o esperado.

Identifique ainda as publicações de maior sucesso e tente entender o motivo. Assim, você poderá usar tendências parecidas em posts futuros.

Analisar as métricas dos relatórios do Instagram é indispensável para que você possa acompanhar os resultados das estratégias utilizadas e se necessário, realizar mudanças importantes para a conquistas dos objetivos traçados.

Precisa de ajuda para colocar tudo isso em prática? Então, conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil!

Referências:
https://klickpages.com.br/blog/metricas-do-instagram/
https://rockcontent.com/blog/metricas-dos-relatorios-instagram/

8 Métricas do Instagram: Como medir o sucesso da sua Estratégia

Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados