engajamento nos stories

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

10 truques para aumentar o engajamento nos stories do Instagram

Fazer sucesso no Instagram requer muito estudo e muita atenção ao que dá certo dentro da plataforma. Pensando nisso, criamos uma lista com 10 truques para aumentar o engajamento nos Stories do Instagram. Confira!

1 – Conte uma boa história

Para prender a atenção do público é importante contar uma história com início, meio e fim. Seja através de vídeos ou fotos, reserve um tempo para estruturar os conteúdos a serem postados, mas não deixe de ser conciso e escolha conteúdos que façam sentido para seus seguidores e seu negócio.

Sempre avalie a real necessidade da postagem, se a qualidade da imagem e/ou do som estão bons e se há relevância na mensagem. Postar por postar pode ser um tiro no pé e fazer com que seus seguidores parem de esperar para ver o que você publica.

2 – Entenda quem é seu público e converse com ele

Para criar conteúdos relevantes e garantir engajamento nos stories, é imprescindível entender quem é seu público, qual tipo de linguagem funciona melhor com ele e qual tipo de postagem ele está mais inclinado a gostar.

A melhor maneira de obter resposta a estes questionamentos é testando modelos e acompanhando as métricas que o próprio Instagram fornece. Essa etapa pode ser trabalhosa, mas após concluída, será muita mais fácil planejar os conteúdos e obter mais retorno para seu negócio.
Outro ponto que deve ser pensando é a questão da acessibilidade das postagens. Procure criar conteúdos que atendam pessoas com necessidades especiais, faça legendas para suas fotos, sempre que possível escreva sobre o foco principal dos vídeos e fique atento aos recursos que podem auxiliar a inclusão das pessoas.

3 – Faça enquetes com seus seguidores

O recurso de enquetes pode ser usado para entender melhor o conteúdo que seu público está disposto a ver e para aumentar seu engajamento nos stories. Cada ação nos stories é válida, quando uma pessoa vê seu conteúdo, o Instagram registra uma impressão, se essa pessoa responde a uma enquete ele registra mais uma impressão. Quanto mais seu público consumir e interagir com sua conta, mais o algoritmo entregará seu conteúdo para sua audiência e mais relevância seu perfil receberá.

4 – Faça stories com as respostas das etiquetas de perguntas

Essa dica ajuda a aumentar a gama de opções de Stories e a aumentar o engajamento de quem está respondendo às suas investidas.
Faça um teste se isso funciona com seu público, mas em geral todos os usuários apreciam aparecer nos Stories das pessoas ou marcas que admiram. Lance perguntas através dos adesivos de perguntas e faça Stories com as respostas de seus seguidores.
Além de servir como uma forma de reconhecer sua audiência, essa estratégia aumentará as impressões de seus Stories e dará mais uma ajudinha para que o algoritmo do Instagram reconheça sua aderência.

5 – Encontre diferentes maneiras de falar sobre o mesmo assunto

Criar conteúdo todo dia exige um fôlego potente, uma dica que pode ajudar nessa árdua tarefa é reciclar postagens já feitas anteriormente e dar um novo enfoque. Vale postar um #tbt na quinta-feira (hashtag famosa que faz referência ao termo throwback Thursday, que significa algo como “quinta-feira do regresso”) ou falar sobre alguma postagem que rendeu muitas visualizações no passado.

6 – Esteja atento aos lançamentos da plataforma

Toda vez que ao Instagram anunciar uma nova ferramenta, busque utilizá-la. Isso ajuda a gerar conteúdo e faz a plataforma reconhecer a aderência do seu perfil para as novidades. Sem contar que pode ser um diferencial, mesmo que passageiro, ter um perfil que faz um tipo de postagem que nenhum outro usuário faz.

7 – Seja consistente nas postagens

É muito importante ter periodicidade nas postagens, mas também é necessário fazer um cálculo para não postar demasiadamente. Ter um perfil com muitos Stories pode afastar seus seguidores e tornar seu conteúdo repetitivo e pouco atrativo. O story é uma ferramenta para nutrir quem já te segue com conteúdo, não é através dele que você aumentará significantemente seus seguidores. Foque em proporcionar boas experiências para quem já te acompanha.

Uma dica que pode te ajudar a organizar sua programação de Stories é postar a cada dois ou três horas e fazer uma sequência de, no máximo, três postagens para conseguir iniciar e finalizar uma ideia. Essa é apenas uma ideia de como organizar, o que realmente importará é como seus seguidores reagem a sua frequência e seu conteúdo.

8 – Use a ferramenta de análise de público

Acompanhar como seus seguidores se comportam após a publicações de Stories ajudará a pensar em como melhorar sua programação. Separe um momento para verificar quais tipos de Stories geram impressões e quais fazem seus seguidores pararem de assistir.

9 – Utilize dicas visuais

Muitas pessoas veem as postagens no mudo e acabam não ligando o som em vídeos que trazem conteúdos importantes. Para driblar essa barreira você pode utilizar os adesivos que indicam quando há som nos seus Stories, e você também pode dar uma dica escrita sobre o que está falando.
Procure ser sucinto e impactante ao mesmo tempo, desperte a curiosidade de seus seguidores, mas se lembre de entregar um conteúdo de qualidade para não gerar frustrações.

10 – Gere conteúdo no feed relacionado com os Stories

Uma boa estratégia de levar a audiência que circula pelo seu feed até seus Stories é fazendo conteúdo relacionado. Vale fazer um post e dar continuidade a ele no Stories e convidar seus seguidores a participarem por lá. Vale fazer enquetes, postar links, usar etiquetas de perguntas e respostas e tudo que a sua criatividade permitir. O importante é sempre pensar em como dar continuidade de uma forma atraente e que gere mais impressões para seu perfil com conteúdos que seu público irá apreciar.

Essas dicas ajudarão você na hora de planejar a comunicação com seu público, mas é sempre importante ressaltar que o que realmente prende a atenção das pessoas é conteúdo gerado com qualidade e autenticidade. Fuja de padrões estéticos manjados e encontre sua linguagem, mas fique atento às dicas que poderão aumentar ainda mais a sua voz.

Conheça nosso treinamento e seja parte da maior comunidade de vendas do Instagram no Brasil.

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados