engajamento no Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Engajamento no Instagram: 9 dicas para Você Brilhar!

O Instagram está entre as redes sociais mais populares do Brasil: são cerca de 57 milhões de usuários, segundo dados da própria companhia. Dessa forma, ninguém quer perder um público tão abrangente, não é mesmo? Por isso, a cada ano que passa, torna-se indispensável saber os métodos para aumentar o seu engajamento no Instagram.

Pode até parecer um “bicho de sete cabeças”, quando falamos desse assunto. Mas não se preocupe, do novato ao mais experiente, há formas contundentes de alcançar e criar ainda mais relevância na rede social. Quer saber como? Então, conheça as 9 dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram.

O que é o engajamento?

Primeiramente, vamos resumir do que se trata essa palavra mágica. Basicamente, o engajamento é como os seus seguidores e o público como um todo interage e reage – curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros – com o seu conteúdo. Seja através dos stories ou do próprio feed, por exemplo.

Ou seja, criar engajamento no Instagram é fazer com que mais pessoas estejam junto a sua marca. Dessa forma, passamos para as dicas que farão toda a diferença no seu perfil. Vamos lá?

1. Conteúdo de qualidade

Se há algo que precisa ser seu “carro-chefe” para gerar engajamento no Instagram é o conteúdo de qualidade. Você, por exemplo, deve rolar o feed e ignorar quem posta uma foto estática, sem nenhuma referência ou legenda à imagem ou com baixa resolução, certo?

Aqui, é de onde todas as outras dicas partem, um conteúdo de qualidade faz com que as próprias pessoas interajam e recomendem suas publicações, como ao marcar um amigo. Falar sobre sua área de atuação, utilizar bom humor, abordar temas relevantes, tudo faz parte de um conteúdo de qualidade.

2. O poder das hashtags

Quem utiliza o Instagram sabe que as hashtags (#) são ótimas aliadas. Contudo, se o objetivo é criar engajamento, evite abusar desse tipo de recurso. Além de ficar ruim para a leitura (ninguém merece um monte de “jogos da velha’”), ainda pode minar seu alcance.

Seja curto, direto, conciso. Faça a escolha das melhores hashtags, aquelas que tem alto desempenho de seguidores, um exemplo é a #gastronomia, palavra que apesar de ser genérica, tem vários perfis seguindo. A dica é analisar quais tem menos concorrência e são mais adequadas ao seu Instagram, ampliando, e muito, o engajamento.

3. Defina os melhores dias e horários

Muita gente não sabe, mas há dias e horários específicos para aumentar o engajamento. Não que você vá postar algo no domingo às 2h da madrugada, até porque não terá nenhum resultado. Mas horários e dias alternativos podem te surpreender quando feitas sob análise.

Que horas seu público chega em casa do trabalho? Quais dias eles têm livres para acessar o Instagram? Há datas específicas que fazem “bombar” a sua linha de atuação no Instagram? Analise todos esses detalhes. Ferramentas como o Instagram Insights, da própria rede social, podem ser um diferencial nesse sentido.

4. Seguidores adoram quando você interage

Já percebeu como é legal quando as pessoas que admiramos nos respondem nas redes sociais? No Instagram, não é diferente, é uma experiência única para os seguidores quando você interage com eles. Mostra que seu perfil tem comprometimento com o público.

A consequência? Mais pessoas irão comentar e te marcar, o que aumenta a relevância do seu conteúdo e do próprio perfil. Não só responder, mas também curtir mensagens e publicações dos seguidores, além de deixar o inbox aberto, é uma estratégia assertiva.

5. Stories: divertido, amplo e dá resultado

Você sabia que há marcas que fazem toda a sua jornada de engajamento nos stories? Não que elas abandonem o feed, mas valorizam os inúmeros recursos que essa ferramenta tem. A dica é que criar enquetes, votações, deixar aberto para dicas.

Outro ponto é a facilidade de compartilhar o conteúdo aqui, disponível por 24 horas. Com um material chamativo, os usuários irão querer saber tudo sobre as histórias do seu dia. Hashtags, localização, utilizar o “saiba mais” para links externos, são algumas práticas que dão um ótimo engajamento.

6. Transmissões ao vivo

Recurso relativamente novo, as lives do Instagram são divertidas. Afinal, todos querem acompanhar o perfil que tanto gostam falando ao vivo. Quando há assunto de relevância para o seu público, não tenha dúvidas, faça uma transmissão e interaja com os seguidores.

Isso une os stories, as hashtags e muito mais em um único local, com notificações para quem estiver online. Agregado ao melhor horário, como a dica que trouxemos, isso pode não apenas criar engajamento como também se tornar a ferramenta mais orgânica de interação com o público.

7. Faça parcerias com perfis relevantes

Se já é bom ter seguidores fiéis, imagina então, ser parceiro de quem é referência no seu segmento de atuação? A dica é, não desista. Mande mensagens, e-mails, tente a todo custo falar com influenciadores que podem fazer toda a diferença.

O diferencial é que se você seguiu nossas dicas até aqui, terá muito mais chances de atrair a atenção de figuras marcantes no Instagram. Além disso, alcançará um público ainda maior. Quem sabe você não seja o próximo influenciador a ter várias solicitações de parcerias?

8. Faça anúncios – dentro e fora do Instagram

É fato que anunciar e impulsionar suas publicações no Instagram dá resultados. Não há como fugir disso. Se a estratégia for bem traçada, é possível conseguir um engajamento orgânico nos posts patrocinados.

Dentro desse contexto, não fique apenas dentro do Instagram. Explore outras redes sociais, divulgando na página do Facebook, no canal do Youtube, no perfil do Twitter, no feed do LinkedIn. Associar anúncios pagos com promoção do Instagram em redes sociais é, talvez, o método mais antigo e funcional de criar engajamento.

9. Acompanhe e analise seus resultados

A última dica, é se você deseja maximizar e ser um diferencial competitivo com o seu perfil, precisa acompanhar e analisar, o que deu certo e errado. Novamente, o Instagram Insights é uma ferramenta que te ajuda de forma assertiva nesse sentido.

O investimento em anúncios pouco funcionais pode ser eliminado, os números mostram quais postagens e stories deram resultados, acompanhar as métricas de quais perfis te seguem direciona a estratégia, e uma infinidade de recursos que podem gerar ainda mais engajamento nas próximas aplicações.

Dica extra: procure ajuda especializada

Ao contar com consultorias e profissionais que sabem como gerar engajamento, o processo fica mais rápido e fácil. Assim, em pouco tempo, você domina as técnicas e pode ver seu perfil crescer, atrair público e ser referência de forma autônoma. Não à toa, esse tipo de ajuda especializada vem crescendo exponencialmente no nosso país.

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil, o Revoluciona Instagram, por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados