Destaques no Instagram: como utilizar essa ferramenta corretamente?

destaques no instagram

Você sente que alguns dos conteúdos que posta no Instagram Stories merecem destaque maior do que as 24 horas oferecidas pelo app? Isso pode ser resolvido com o uso do Destaques no Instagram. Se você não sabe o que é nem como funciona, chegou ao lugar certo. Hoje vamos abordar em detalhes aspectos dessa ferramenta e ensiná-lo a usar de maneira estratégica dentro do seu perfil.

O que é o Destaques no Instagram?

O Destaques no Instagram é uma ferramenta criada em 2018, que permite aos usuários deixarem stories destacados e fixos por tempo indeterminado no perfil.

Onde ficam os Destaques do Instagram?

Os Destaques ficam logo abaixo da biografia de cada perfil, oferecendo fácil acesso aos seguidores antigos e aos novos, que estão buscando informações do seu negócio há pouco tempo ou visitando o seu perfil pela primeira vez.

Eles estão posicionados em um local privilegiado do perfil, o que torna uma ótima estratégia para divulgar informações relevantes, tirar as principais dúvidas dos seus clientes ou servir como vitrine dos seus produtos e serviços.

Por que devo usar os Destaques do Instagram?

Quando um usuário, seja ele novo ou que já seja seu seguidor, entra no seu perfil, os seus últimos posts e últimos stories são os primeiros contatos que ele tem com a sua marca.

Muitas vezes, ele busca informações específicas sobre o seu produto, serviço e empresa, e quanto mais facilmente encontrar essas informações, melhor para ele e para você também.

Os Destaques devem ser usados para divulgar apenas as informações relevantes, de forma direta, objetiva e prática. Veja algumas formas de usar os Destaques do Instagram de forma estratégica para o seu perfil:

Responda às principais dúvidas dos clientes

Imagine que você seja uma pizzaria e responda diariamente quais são os sabores das pizzas e os preços. Que tal criar um Destaque respondendo a essas dúvidas? Você pode criar stories bem simples com as perguntas e, logo, abaixo as respostas, de forma clara e direta para que os usuários encontrem facilmente o que estão procurando.

Os melhores conteúdos merecem Destaque

Sabe aqueles conteúdos que bombaram no seu Instagram? É bem provável que mais pessoas queiram acessá-los de forma fácil. Por isso, dê um Destaque para esse tipo de conteúdo fazendo uma curadoria dos melhores. Lembre-se de que só os melhores merecem Destaque!

Apresente seus produtos ou serviços mais procurados

Se você tem uma gama pequena de produtos, tudo bem querer apresentar todos, porém, se as opções são muitas, estude o seu negócio e veja quais são os produtos mais vendidos ou procurados, e deixe-os destacados.

Tutoriais. Todos querem!

Suponhamos que você seja uma empresa de beleza e venda maquiagens. Que tal fazer pequenos vídeos de tutoriais de como usar algum produto específico e criar um Destaque para esse tutorial?

Como criar um Destaque no Instagram

Os Destaques do Instagram nada mais são do que seus próprios stories sendo fixados por tempo indeterminado. Para deixar seu perfil atrativo e seguir a identidade visual da sua marca, é possível criar capas personalizadas e dividir os Destaques do Instagram por categorias. Vamos lhe explicar sobre tudo isso neste tópico.

Passo 1: Ativar o “Salvar stories”

Para ativar essa função dentro do Instagram, basta, no seu perfil, acessar as configurações, selecionar a opção “Privacidade e Segurança”. Depois, vá para a opção “Controles de Story” e habilite a função “Salvar em itens arquivados”.

Essa função permite o salvamento de fotos e vídeos dos seus stories para uma visualização disponível exclusivamente para você, mesmo depois das 24 horas estipuladas pelo próprio aplicativo.

Importante: somente os stories publicados depois que essa configuração foi ativada serão salvos. Não é possível recuperar stories antigos que tenham sido postados antes dessa configuração.

Passo 2: Adicionar um Destaque no Instagram

Há duas maneiras de você adicionar o Destaque:
Primeira: você pode usar um story do arquivo (se houver) ou o story que você tenha publicado na sua conta nas últimas 24 horas.
Acesse o story e clique no ícone, na parte inferior, à direita de “Destaque”, e depois clique em “Novo”. Agora é hora de você escolher um título para esse Destaque. Você também poderá adicionar uma capa personalizada para o Destaque (nós vamos ensiná-lo a fazer uma capa personalizada, mais adiante).
Segunda: você deve entrar no seu perfil e clicar no ícone “ Destaque” e então escolher um story que você queira destacar, e clicar em “Avançar”.

Você será instruído a criar um título e também adicionar uma capa para esse destaque. Vale lembrar que, se você optar por não utilizar uma capa, o próprio story será usado como imagem de capa (o que particularmente não achamos muito legal, por isso, veja como fazer uma capa personalizada. Explicaremos a seguir).

Vale ressaltar aqui que só é possível criar Destaques do Instagram por meio do celular.

Como criar uma capa personalizada para o Destaques do Instagram?

Para criar uma capa personalizada, você deve seguir as seguintes instruções de criação:

  • • Tamanho 1080 x 1920 px.
  • • Escolha cores que tenha relação com a sua identidade visual.
  • • Use ícones ou imagens que representem o título do seu destaque (depoimentos, descontos, atendimento, tutoriais).

Outra dica legal aqui que muitas marcas estão usando é colocar o título do Destaque na própria imagem e utilizar o espaço para o título para colocar um emoticon. Por exemplo: faça uma imagem 1080 x 1920 px com o fundo preto e o título “Botas” e, na hora de adicionar essa capa, ao colocar o título, você insere o emoji de uma bota.

É claro que já existem ferramentas gratuitas que lhe permitem criar a capa do Destaque de maneira automática e dentro dos padrões de criação. Nós indicamos o Canva, pois ele tem um design superintuitivo e amigável para criar diferentes materiais para redes sociais, inclusive capas do Destaque.

Dentro do site, clique em “Criar um design” e escolha a opção “Story do Instagram”. Abrirá um arquivo em branco para você personalizar. Não se preocupe, pois o site já configura a imagem nas proporções corretas. Você pode mudar a cor, adicionar textos, imagens e ícones. Crie o destaque conforme sua criatividade e a identidade visual do seu negócio. Depois, faça o download da imagem e salve-a no seu celular.

Quer saber como você pode usar o seu Instagram para alavancar as vendas do seu negócio? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.