fbpx

Descubra como uma live no instagram pode ajudar o seu negócio

live no instagram

Você já sabe que o Instagram é uma das redes sociais mais populares hoje no Brasil, não é mesmo? Mas será que você tem a real dimensão da importância que uma live pode ter para o seu negócio?

Se ainda não tem, essa é a sua chance de conhecer uma das ferramentas mais disputadas do momento. Acompanhe o texto até o final e fique também por dentro!

O que é uma live no Instagram?

Bom, antes de qualquer coisa, vamos explicar direitinho o que é a live do Instagram. Trata-se de uma transmissão de vídeo que acontece em tempo real, ou seja, ao vivo.

Ela está disponível para qualquer tipo de perfil, é totalmente gratuita e é um dos recursos mais utilizados por artistas, influenciadores digitais, empresários e produtores de conteúdo.

Para acessá-la, basta entrar na página inicial da sua conta, arrastar a tela para a direita (ou clicar na câmera que aparece no canto superior esquerdo), e escolher a opção “ao vivo”. Aí é só clicar no botão redondinho e iniciar a sua transmissão.

Depois, quando quiser terminar a sessão, é só clicar em “encerrar” no canto superior esquerdo da tela.

De que forma uma live pode alavancar o meu negócio?

Agora que você já sabe o que é uma live, deve estar pensando: “tá bom, mas de que forma isso vai ajudar o meu negócio?” Calma. É exatamente disso que vamos falar agora!

São muitos os benefícios que uma live pode fornecer para a sua marca. Separamos alguns deles para você. Confira:

Geração de Leads
Um dos principais desdobramentos da live é a geração de leads, ou seja, potenciais clientes. E como você identifica um lead? Bom, se ele é um seguidor seu, já há uma chance de que ele se torne um potencial cliente (se já não é). Mas há uma enorme gama de pessoas que podem ainda nem conhecer a sua marca, mas têm, sim, potencial para se tornarem clientes seus.

E como fazer para chegar até esses potenciais clientes? Aí é que entra a live! Antes de você iniciar uma live, é importante divulgá-la, pois assim os seus seguidores ficam sabendo e, além de se programarem para assistir, podem, inclusive, indicar para pessoas que tenham os mesmos interesses.

Além disso, é legal se comunicar com o público antes da transmissão, perguntar o que gostariam de ver, quais temas gostariam que fossem abordados, entre outras coisas. Você pode encorajá-los a fazer perguntas e/ou sugestões por e-mail, através de mensagens do WhatsApp ou torpedo e, assim, consegue uma proximidade ainda maior com o seu público.

Intensifica a popularidade e visibilidade da sua marca
Fazer uma transmissão ao vivo é uma forma diferente de se relacionar com o público, pois, além de ser mais próxima, mostra que você se preocupa com ele, que está dedicando um pouco do seu tempo para se comunicar com ele ou até mesmo compartilhar algum conhecimento ou novidade.

Tudo isso constrói uma boa imagem de você e da sua marca e faz com que ambos sejam admirados. E quanto mais isso acontece e mais o público te conhece, mais fácil fica de confiarem em você, na sua marca e nos seus produtos. Na hora de optarem por uma marca para adquirir um produto do seu nicho, pode ter certeza que lembrarão de você (e de forma bastante positiva).

Aumenta a visibilidade dos seus produtos e/ou serviços
A live do Instagram, assim como acontece com você e com a sua marca, também pode ser uma boa forma de dar destaque para os seus produtos e serviços. Você pode fazer uso dessa ferramenta para anunciar algum lançamento, por exemplo.

Como você tem até 60 minutos de transmissão, dá para explicar tudo de forma bem detalhada, enumerando todos os diferenciais e benefícios do novo produto.

Além disso, é possível receber e enviar mensagens durante a transmissão, isso possibilita que o público interaja o tempo todo, falando o que está achando do conteúdo e do produto exposto, enviando sugestões, esclarecendo dúvidas, entre outras opções.

Potencializa o alcance orgânico
Você sabia que os conteúdos mais acessados em redes sociais, hoje, envolvem imagens e vídeos? Pois é, mas os vídeos são ainda mais populares! E os vídeos feitos através de live são mais vistos do que os que são compartilhados apenas no feed de notícias.

Isso acontece, porque o próprio Instagram dá prioridade para conteúdos compartilhados nos stories ou na live, já que são conteúdos mais efêmeros e se não forem vistos logo, não poderão mais ser acessados.

Entre os stories e a live, a live é que tem mais prioridade, já que o stories ficam na rede por 24 horas e a live somente durante o tempo de transmissão (que dura no máximo 1 hora).

Outro ponto positivo é que quando você inicia a sua transmissão, o Instagram pode notificar seus seguidores para que fiquem atentos e acompanhem o conteúdo.

Ou seja, apostar na transmissão em tempo real é apostar na ferramenta que alcança o maior número de pessoas dentro do Instagram sem precisar pagar nada a mais por isso.

Vantagens de fazer uma transmissão ao vivo pelo Instagram

Já te explicamos a importância das lives para o seu negócio, agora vamos te mostrar algumas vantagens de fazer uso dessa ferramenta:

• é totalmente gratuita;
• é um conteúdo mais descontraído, por isso não são necessários muitos conhecimentos técnicos, como edição de vídeo etc.;
• o caráter efêmero do conteúdo da live causa uma sensação de urgência e curiosidade no público;
• o conteúdo divulgado na live pode ser reutilizado e distribuído em outros formatos: você pode fazer download e depois compartilhar no feed ou nos stories e até colocar nos destaques, na página do seu perfil, de modo que é possível acessar a qualquer momento. Mas cuidado para não banalizar essa opção e tirar o interesse pelo conteúdo exclusivo e passageiro que a live oferece.

Se você gostou do texto e quer saber com detalhes como usar essa e tantas outras ferramentas do Instagram a seu favor, conheça agora mesmo a MAIOR comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!