fbpx

Como Divulgar delivery no Instagram? Conheça esta novidade!

Com o crescimento das redes sociais na comunicação e no engajamento entre pessoas, empresas e serviços, não é segredo que muitas funcionalidades apareceram para dar novas oportunidades de negócio e relacionamento, nos mais diversos segmentos.

Com isso, ficou muito mais fácil se conectar com determinado público-alvo.

E não à toa, as atualizações e novidades não param de aparecer. Desta vez, quem deu um novo passo para ajudar restaurantes e estabelecimentos alimentícios na busca por práticas atualizadas e mais modernas e eficientes foi o Instagram, que lançou uma nova ferramenta: o Pedidos de Refeição, facilitando para quem quer divulgar ou pedir delivery no Instagram

A seguir, falaremos um pouco mais sobre esta funcionalidade, que chegou ao Brasil em abril de 2020 (já era utilizada anteriormente nos Estados Unidos), explicando como ela funciona e de que forma este serviço pode impactar e, em uma análise mais ampla, revolucionar a forma de se fazer delivery.

(Se você quer saber não apenas coo fazer delivery no Instagram mas tudo sobre vender pelo aplicativo, conheça o Revoluciona Instagram)

Como fazer para divulgar Delivery no Instagram

Para começar, é importante entender de que forma funciona este novo serviço oferecido pelo Instagram.

Trata-se de uma parceria com dois dos maiores aplicativos de entrega de refeições: Rappi e Uber Eats. Por isso, é indispensável que os interessados em utilizar este novo formato tenham seus pratos e/ou restaurantes devidamente cadastrados nestas plataformas.

Sua utilização se dá pelos Stories, que são cada vez mais importantes como forma de comunicação, desde relações pessoais até as profissionais e comerciais.

Nas opções de stickers que podem ser colocados, agora está disponível o Pedidos de Refeição, que se junta às já famosas etiquetas de enquetes, localização, menção de outro perfil, etc.

Tendo o cadastro realizado corretamente no Uber Eats ou no Rappi, os administradores da página de um estabelecimento alimentício conseguem ativar a figurinha de Pedidos de Refeição.

Nela, podem colocar o link para o restaurante ou para o prato específico. Assim, quem tiver acesso ao Story e clicar no sticker será automaticamente direcionado, podendo encontrar mais informações e realizar o pedido. Assim, funciona a nova ferramenta do Instagram.

E agora entramos na parte fundamental deste texto, e que deve ser plenamente entendida por todos que utilizam a rede social como forma de vender o próprio negócio, além de buscar a expansão da marca e o aumento do público-alvo.

Parte 1: A Ferramenta

Primeiro de tudo, esta funcionalidade surge em um momento muito importante do mercado de delivery. Com a situação sanitária vivida pelo mundo, as pessoas vivem uma fase de distanciamento social e, desta forma, não podem mais sair para comer em um restaurante, bar ou outro estabelecimento.

Além disso, ir até o local para buscar também tem suas restrições no momento. Ou seja, as entregas em casa se tornaram o carro-chefe de qualquer negócio alimentício.

Por si só, isso já exigiria dos empreendedores a busca por soluções criativas e a evolução dos serviços de delivery. Atento a esta situação, o Instagram entra no jogo com o Pedidos de Refeição.

Parte 2: Atrair os clientes pelo Instagram

Agora, cabe ao empreendedor mobilizar suas ações e seu público fiel para usufruir desta novidade.

Na prática, os empresários do ramo de restaurantes ganham uma nova fonte de vendas, em um momento de dificuldades financeira.

E tudo indica que, mesmo após o pico da crise ser superado, os pedidos de delivery ainda serão largamente utilizados, cada vez mais, em uma nova sociedade que surgirá pós-pandemia.

A direção que as pessoas tomam, com todas as facilidades oferecidas por smartphones e outras ferramentas, é de querer a saída mais rápida para suas demandas.

Sendo assim, quando resolvem fazer um pedido para comer, a tendência é de que também busquem o caminho mais veloz. Antes, era necessário pegar um cardápio em casa, ligar pelo telefone, responder perguntas, fazer o pedido, etc.

Com os aplicativos, isso foi otimizado. Com poucos cliques, o problema se resolve. Agora, com o Pedidos de Refeição, isso se exacerba ainda mais.

Com uma simples navegação no Instagram, é possível entrar nos Stories e, em um clique, chegar ao restaurante específico, cortando ainda mais passos e aumentando a velocidade.

Além disso, o serviço de delivery sempre foi mais ligado à vontade dos clientes. Partia deles, geralmente, a vontade de fazer um pedido. Agora, aumentam-se as possibilidades de o próprio restaurante criar estratégias de marketing e propaganda, aumentando as oportunidades de convencer o público a consumir seu produto.

Isso porque, ao visualizarem os Stories, as pessoas serão submetidas a uma propaganda muito mais visível e clara do que em qualquer outra plataforma.

Nos apps de pedidos, geralmente o indivíduo já entra para fazer uma solicitação. Agora, ele poderá ser convencido por meio das redes sociais, o que inegavelmente pode ser um boom para este tipo de serviço.

Textos bem produzidos, somados à foto ou vídeo certo nos Stories, trarão uma oportunidade de visualização por um número maior de pessoas, aumentando as chances de conversão em vendas.

Para completar, outra janela que se abre diz respeito à utilização de influenciadores e famosos que podem, com uma aparição, post ou promoção, incrementar muito o número de pedidos em uma noite.

Basicamente, pode-se dizer que, com o Pedidos de Refeição, os sistemas de delivery dos restaurantes, bares e afins se tornam uma prática muito mais suscetível ao marketing e ao crescimento exponencial a partir de estratégias claras e precisas de comunicação com o público.

As entregas deixam de ter a vontade do cliente como base e podem passar ao controle dos próprios estabelecimentos que, com o plano correto, podem convencer milhares de pessoas, em uma noite, a fazer o pedido e aumentar seu prestígio, lucro e reconhecimento de marca.

Para isso, porém, é preciso que todos os empreendedores que usam o Instagram como plataforma de vendas se preparem corretamente.

A linguagem utilizada, a estratégia empregada e a qualidade final do serviço serão pilares fundamentais para que o Pedidos de Refeição se torne um aliado na busca por crescimento e sucesso do negócio.

E, para quem gostou da ideia de divulgar seu delivery no Instagram e quer saber mais sobre como usar o aplicativo para trazer mais vendas para o seu negócio, Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram no Brasil, por aqui.