fbpx

Datas comemorativas: Como Utilizar no Instagram Para Vender Mais?

datas comemorativas

Diante da popularidade das redes sociais, é provável que saiba que hoje, elas ocupam uma posição central no processo de venda de produtos e serviços no âmbito digital. Isso, porque a maioria delas (Facebook, Instagram e YouTube, por exemplo) possui um público de bilhões de pessoas, o que faz com que produtos/serviços alcancem mais consumidores e, assim, vendam muito mais. A título de informação, só o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, isso no mundo todo. No Brasil, são mais de 80 milhões.

Apesar de serem ambientes com um grande poder comercial, muitos empreendedores não sabem aproveitar o seu potencial ou talvez, não conheçam estratégias criativas para engajar o seu público. Nesse sentido, sabia que utilizar datas comemorativas em posts no Instagram pode impulsionar seu negócio digital? Se ainda não faz uso dessa estratégia, continue a leitura, e conheça algumas razões que vão te convencer a adotá-la!

As datas comemorativas impulsionam o engajamento

 

De modo geral, as datas comemorativas, como por exemplo, São João, Natal, Réveillon, Carnaval e Dia dos Namorados, impulsiona o engajamento dos seus consumidores, fazendo com que o seu post no Instagram ganhe relevância e, assim, alcance muito mais pessoas. Mas os posts no Instagram precisam ser criativos e inovadores o suficiente, para estimular os seus seguidores a engajarem.

De acordo com alguns especialistas, na primeira hora em que publicamos um post no Instagram e ele recebe grande atenção por parte dos seguidores (deixando comentários ou replicando, por exemplo), o algoritmo dessa rede social entende que ele é relevante e o destaca no feed dos seguidores e de outras pessoas que tenham mostrado interesse no conteúdo. Assim, por exemplo, as datas comemorativas não só impulsionam o engajamento, mas também garantem relevância para o seu post.

Mas para que o seu post ganhe, de fato, relevância, é preciso interagir com os seus consumidores na primeira hora de publicação, respondendo, por exemplo, os seus comentários.

As datas comemorativas alcançam um público maior e diverso

 

A depender, certamente, do produto ou serviço que a sua empresa comercializa, valer-se de datas comemorativas em seus posts no Instagram, pode alcançar um maior público.
É simples chegar a tal conclusão. No Brasil, quase todo o calendário anual faz referência a uma data comemorativa. Como exemplo, no dia 20 de março é o Dia do Contador de Histórias, já no dia 21, o Dia Internacional da Poesia.

Criar um post para cada data comemorativa, pode fazer com que alcance não só mais consumidores, mas também, é capaz de fazer com que seu perfil se torne ainda mais atrativo, criativo e relevante para o algoritmo do Instagram.

Mais do que isso na verdade, pois também agrega valor à marca, à medida que reconhece as datas comemorativas como parte da cultura nacional. É uma excelente oportunidade para associar os seus produtos ou serviços às datas comemorativas.

Se por exemplo, você trabalha com a venda de eletrônicos, como notebook e tablet, por que não utilizar o dia 20 de março, Dia do Contador de Histórias, para criar um post sobre como o notebook pode facilitar esse processo, já que ele conta com funções mais modernas, como teclado e painel digital? É uma associação que agrega valor à sua marca, mas que também pode ter um viés comercial.

Já se trabalha com a venda de livros, por que não criar um post incentivando o seu público consumidor a ler mais para contar histórias? As datas comemorativas são ótimas, porque não só tornam os posts mais relevantes, mas também, porque são fontes de criatividade para quem sabe aproveitar o seu potencial de conexão.

As datas comemorativas aumentam as vendas

É certo que as datas comemorativas aumentam as vendas. De acordo com o E-commerce Brasil, site referência em comércio eletrônico, datas comemorativas trazem um aumento significativo para as vendas. Em 2018, por exemplo, o Dia das Mães registrou um aumento das vendas em 9,8%, em relação ao ano anterior, 2017. Já conforme a Associação Comercial do Amazonas (ACA), o Dia dos Namorados registrou um aumento de 2,2% em 2018, quando comparado com o último ano.

Mas por que estamos apresentando esses dados? Então, se a marca saber utilizar corretamente as datas comemorativas em seus posts no Instagram e a favor do crescimento do seu negócio digital ou até mesmo físico ou misto (quando atua em loja física e online), ela pode alimentar o seu público consumidor com conteúdos que antecipam a data comemorativa em si, de modo a fazer com que ele fique ansioso por essa data e, assim, consuma mais produtos ou serviços.

Na prática, você pode lançar ofertas atrativas para o dia a ser comemorado. Se por exemplo, o Dia do Contador de Histórias é daqui a cinco dias, então, você pode começar a desenvolver uma campanha de marketing, com base nessa data, de maneira a impulsionar as vendas. Mas antes, é fundamental que saiba quem é público que tem afinidade com essa data. Historiadores, pesquisadores, intelectuais, idosos etc.

As datas comemorativas são fontes de criatividade para potencializar o seu marketing

Como antecipado, as datas comemorativas são ótimas fontes de criatividade para potencializar o marketing de sua empresa e, assim, fazer com que ela venda muito mais. Mas para isso, é preciso saber relacionar datas com produtos e serviços que comercializa.
É preciso saber como sacar ou como aproveitar as conexões que podem ser feitas a partir das datas comemorativas. Um exemplo interessante, nesse sentido, é como a Coca-Cola associa as datas comemorativas com os seus produtos. Se for, por exemplo, Natal, cria conexões afirmando que a Coca-Cola (refrigerante) é ideal para fazer parte de ceias. Se for, Dias das Mães, utiliza o sabor marcante da Coca-Cola para dizer, implicitamente, que a mãe é de igual modo, marcante em nossas vidas.

E então, depois de ler este conteúdo, ainda vai deixar de aproveitar o potencial das datas comemorativas do ano para impulsionar os seus negócios no âmbito digital? Apostamos que não! Use, mas saiba fazer isso com muita criatividade.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então não perca mais tempo e Conheça Agora Mesmo A Maior Comunidade De Vendas no Instagram do Brasil por Aqui. Clique neste link e saiba do que estamos falando!