fbpx

Conteúdo para o Instagram da minha empresa: Como Fazer?

Conteúdo para o Instagram

Qualquer empresa sabe que, atualmente, é essencial estar presente nas redes sociais para ser encontrado e lembrado por seus atuais e futuros clientes.

Mas não basta estar na rede social, é importante que o conteúdo apresentado seja de qualidade para que a sua marca se torne reconhecida e você, bem como sua imagem se tornem autoridades no assunto.

Quer saber mais como criar um conteúdo de qualidade para o Instagram? Continue lendo este post.

Estratégias de sucesso na criação de conteúdo

Um conteúdo de qualidade é a chave de qualquer planejamento de marketing nas redes sociais. E, por conta disso, as empresas devem prestar especial atenção no desenvolvimento dele.

Devendo se adequar 100% ao que as pessoas estão consumindo na internet.

Além disso, o conteúdo deve ser educativo, esclarecedor e conseguir ajudar a persona a solucionar determinado problema.

Assim, podemos citar como principais estratégias para uma criação de um bom conteúdo para as redes sociais: definição da persona, conteúdo relevante, imagens, temas recorrentes e utilização de ferramentas específicas do Instagram.

Definindo a persona

O primeiro passo na criação de qualquer conteúdo para o Instagram é definir a persona.

A persona é o público que vai consumir os seus conteúdos e para o qual o seu conteúdo deve ser dirigido.

No caso específico do Instagram, independentemente do seu público-alvo, saiba que as pessoas entram nesta rede social, estão ali para se conectar e identificar com histórias de vida.

Por conta disso, na definição das estratégias de conteúdo para a sua persona você deve ter em mente que este conteúdo deve motivar e gerar emoções por meio de histórias engajadoras.

Utilizar o Instagram como vitrine para os seus produtos não é a melhor tática para conquistar o seu público.

O importante é criar um personagem humano que conta a história da sua marca voltado especialmente para a persona definida e vender seu produto em forma de sonhos e ideias para elas.

Conteúdo relevante

Uma vez definida a persona e a cara da sua marca na rede social, é importante definir a estratégia de conteúdo que será disponibilizado.

Para tanto, é importante que você desenvolva conteúdos de diferentes temas e assuntos, não sendo nunca repetitiva.

Além disso, é necessário que você defina como o seu conteúdo será relevante para a persona. Entre os exemplos que podem ser utilizados temos: inspirador, bem-humorado, educativo, crítico conselheiro.

Uma vez definida o método de abordagem, você deve fazer uma pesquisa de como melhor atender a linha editorial escolhida e começar a produção do conteúdo.

Você deve prestar atenção também na estrutura que este conteúdo será exibido no Instagram:

– Escolhendo o tipo de imagem: Infográfico, foto, vídeo ou gif?
– Uso de legendas: Ajudam na relevância da publicação. Cuidado com textos muito grandes e com o português.
– Uso das hashtags: Ajudar no alcance dos seus posts. Pesquise quais hashtags são as mais relevantes para o seu conteúdo e estão entre as top trends.

Não se esqueça também de desenvolver conteúdo para os seus stories, uma vez que esta é uma ferramenta bastante relevante, pois permite gravar minivideos explicativos e ainda transformar suas postagens mais divertidas com o uso de emojis, gifs e adesivos.

Uso de imagens

De todas as redes sociais disponíveis, o Instagram é a rede onde o aspecto visual mais importa.

Por isso, é importante que você invista em boas imagens para criar um aspecto estético atrativo aos seus clientes.

As imagens que você colocar em seu feed são o cartão de visitas para a sua empresa, ou seja, a primeira impressão do cliente e o que define se ele vai comprar ou não o seu produto.

Por conta disso, as imagens devem retratar exatamente o que você deseja transmitir.

É recomendado também que você contrate o trabalho de um designer de modo que ele o ajude na elaboração das imagens de seu feed, além de avaliar as empresas concorrentes que tem conteúdo de relevância para se inspirar nos seus posts e seguir a tendência.

Atenção, nunca copie literalmente as empresas concorrentes, pois isso tem efeito negativo entre os consumidores.

Temas recorrentes

Cuidado para não ficar mudando de temas para seguir as tendências do marketing digital. O mais importante do conteúdo é que ele tenha consistência.

Além disso, é sempre bom utilizar temas recorrentes na criação de assuntos. Entre os principais podemos citar:

– Mostre os bastidores: Uma ótima dica de conteúdo é utilizar os stories para mostrar como funciona os bastidores da sua empresa ou para apresentar a sua equipe. Por exemplo, se você é uma empresa de bolos. Imagina quanto seus seguidores não vão gostar de acompanhar a montagem de um dos bolos? Além de mostrar todo o seu zelo na fabricação dos produtos.
– Acompanhe as estações: Posts associados às estações, climas e datas comemorativas são muito bem-vindos.
– Lembre conquistas: O Instagram já tem a hashtag oficial para relembrar conquistas #tbt. Por isso, é sempre bom nas quintas-feiras você usar a hashtag e relembrar coisas do passado, celebrar conquistas ou repostar posts relevantes.
– Vídeo de listas: Crie listas de recomendações ou de dicas que sejam relevantes para o seu público. Podendo serem feitas por meio de post e vídeos tanto no feed como no Stories.
– Crie enquetes no Stories: Tanto para conhecer os seus seguidores, tirar dúvidas da sua empresa, mas também para tornar as suas postagens mais divertidas.

Uso de ferramentas do Instagram

Entre as principais ferramentas do Instagram que podem ajudá-lo a criar um conteúdo imperdível podemos citar:

– Inshot: A ferramenta oferece recursos para a edição de vídeos, incluir trechos de músicas grátis, efeitos, backgrounds, emojis. Tudo para deixar o seu feed mais animado.
– VSCO: Esta ferramenta é para realizar uma edição profissional em suas fotos, muito parecido com as encontradas nos programas da Adobe, com a diferença que é mais fácil utilizá-la.
– Pocket Vídeo: É utilizado para criar vídeos mais modernos e tem galeria própria de imagens, textos e gifs, fazendo a integração com o Instagram. Além disso, ajuda na filmagem de conteúdos para o IGTV no Instagram, uma vez que permite a filmagem de até 10 minutos em HD.

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.