comprar seguidores no Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Por que comprar seguidores No Instagram não é uma boa?

Mais do que uma rede social, o Instagram se tornou uma ferramenta de vendas com muito potencial, especialmente para quem busca atrair uma audiência ainda mais jovem. Porém, como ela existe há pouco tempo, é comum encontrar dúvidas e conceitos que são aplicados de forma equivocada. Um ótimo exemplo, é comprar seguidores no Instagram, o que é uma péssima ideia.

Todo mundo conhece a palavra spam. É um conceito que já faz parte do nosso vocabulário popular e significa o recebimento constante de e-mails indesejados. Mas como essa prática surgiu?

Há algum tempo, quando o marketing digital estava nascendo e o e-mail marketing ainda engatinhava, os profissionais viam a compra de e-mails como uma ótima oportunidade.

Afinal, você comprava uma lista de e-mails de centenas de pessoas e tinha uma rede enorme de contatos. Parece certo, não é?

Bom, o resultado é uma prática extremamente malvista, que é tão incômoda e caiu no conceito popular. O spam! Hoje em dia, existe um cuidado muito maior com o e-mail marketing que pode ser muito eficaz, quando bem feito. Então, se você aprendeu com a história sabe que comprar seguidores no Instagram também não é uma boa ideia.

O principal motivo pelo qual isso não é uma boa prática, é parecido pelo motivo do spam de e-mails ser um fracasso: elepega muito mal para a empresa e pode arruinar a sua comunicação com o público, além de não servir nenhum propósito.

Atualmente, é sabido que engajamento é mais importante do que volume de seguidores, especialmente nas suas redes sociais. Então, por exemplo, se a sua marca tem milhares de seguidores, mas apenas algumas pequenas interações com o público, esse grande número não quer dizer praticamente nada.

Para entender melhor, pense bem como surgem esses seguidores. Normalmente, são 3 formas: perfis falsos, bots ou perfis “vazados”. Os dois primeiros, literalmente, não agregam valor nenhum a sua marca, pois são robôs ou pessoas que não existem.

O terceiro não somente não agrega valor, mas ainda prejudica. No caso dos perfis vazados, são aqueles em que o vendedor sabe a senha do perfil de uma pessoa e segue a marca sem o consentimento do dono da conta. É o mais parecido com o spam e é absolutamente terrível para a sua marca.

A comunicação é feita sem o consentimento do público e, especialmente, se for a sua primeira interação com a empresa, irá ter uma péssima impressão da sua marca. Isso vai totalmente contra o propósito de ter um perfil em uma rede social e uma forte presença online. O objetivo é sim, se destacar e se estabelecer com uma ótima visibilidade. Mas também é criar uma forte autoridade e credibilidade, que pode ser totalmente arruinada com a compra de seguidores.

Aparecer com milhares de seguidores de um dia para o outro, ou ter esse número muito grande com pouca interação, é o suficiente para levantar suspeitas e colocar em cheque toda a sua empresa.

Comprar seguidores No Instagram é arriscar a imagem da sua empresa

Sendo um pouco mais específico, imagine que você compra seguidores e uma boa parte deles é composto por contas falsas. O próprio Instagram tem a política de apagar essas contas.

Então, além de comprar algo que não tem nenhum valor, é muito provável que ele se torne ainda pior, já que essas contas em pouco tempo não irão existir.

O outro ponto são os bots. Estes também são incluídos nas listas de seguidores comprados e podem ser muito chatos para os fãs. Eles podem, por exemplo, acessar a lista de contatos e enviar mensagens livremente. É mais uma forma de prejudicar a sua imagem e a sua interação com os seguidores reais.

Por conta destes dois pontos, ao comprar seguidores, você se expõe a punições do próprio Instagram. Dentre as normas de acordo de uso, as empresas se responsabilizam por não enviar spams ou tomar qualquer ação que prejudique a boa experiência do usuário.

Por isso, se a empresa for pega fazendo essas práticas pode ser expulsa da rede.

Apesar destes problemas, o mais prejudicado nisso, é a própria empresa. O número de seguidores é ótimo para a visibilidade, mas como dito acima, ele é menos importante do que engajamento e conversões. Então, se você está comprando seguidores que não se identificaram com a marca e não tem o menor desejo em comprar nada dela, você está se focando em métricas que podem prejudicar o seu negócio.

As melhores estratégias para redes sociais se focam em conversão e engajamento, em que o número total de likes e seguidores são secundários. Ao trazer todo um universo de perfis que não irão interagir, todas as métricas perdem a credibilidade, ficando muito mais difícil de identificar as melhores ou piores estratégias de campanhas da sua empresa.

Por fim, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram. A rede social avalia cada perfil e cada post, de modo a classificá-los como “interessantes” ou não. Por isso, se seus posts têm pouco engajamento e interação, a rede irá assumir que o público não gosta dele e sua frequência em feeds de outras pessoas é muito menor.

Assim como o spam, através da compra de e-mails, a compra de seguidores é uma prática que é extremamente negativa para empresa. Ao efetuá-la, se você der muita sorte, ela não irá trazer valor algum, o que significa que você apenas perdeu tempo e dinheiro. Por outro lado, o que acontece normalmente, é que a imagem da sua empresa é muito prejudicada e você está pagando para se dar mal.

Pense como é incômodo receber e-mails de uma empresa pelo qual você não optou. Com os seguidores no Instagram, o processo é o mesmo. É uma forma de afastar e incomodar bastante o público. Por isso, não se engane com essa prática. O Instagram tem sim, um enorme potencial para ser uma ferramenta positiva para as empresas, mas é preciso fazer uma estratégia eficiente e muito bem pensada. Não existe almoço grátis. Por isso, comprar listas não é um atalho para o sucesso. Pelo contrário!

Quer aprender como fazer uma estratégia de marketing no Instagram que te traga engajamento, seguidores reais e vendas?

Então conheça a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil! Clique Aqui

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados