fbpx

Como Vender pelo Whatsapp: Descubra Agora

O WhatsApp se apresenta atualmente como uma solução fundamental para que uma empresa não só melhore o seu relacionamento com os clientes, mas aumente as vendas de forma significativa, como ensinamos no Revoluciona Whatsapp

Se você ainda não saber como vender pelo Whatsapp, continue a leitura e entenda melhor a importância dessa solução para o crescimento de uma empresa e como usá-la nesse sentido.

Confira!

A importância do WhatsApp para o crescimento de sua empresa

O WhatsApp é um aplicativo de celular que possibilita que as pessoas interajam por textos, vídeos e imagens, além de figurinhas e outros recursos criativos. Ele foi fundado, como é de conhecimento da maioria das pessoas, em 2009. Tem, portanto, mais de 10 anos de existência.

Desde que foi criado, o WhatsApp assumiu um lugar central no processo de comunicação entre pessoas e entre empresas e consumidores. Tanto isso é verdade que, de acordo uma matéria que foi publicada pela Techtudo, site que se dedica a notícias relacionadas à tecnologia, essa plataforma conta, hoje, com mais de 2 bilhões de usuários.

A título de curiosidade, o mundo tem uma população de mais ou menos 7,5 bilhões de pessoas. Daí se pode tirar uma noção acerca do lugar que o WhatsApp ocupa na sociedade.

Diante dessa realidade, usar o WhatsApp deixou de ser apenas uma opção para se tornar em uma exigência para a empresa que deseja crescer e alcançar com mais facilidade os seus consumidores e potenciais clientes.

Ainda nessa direção, vale destacar uma pesquisa que foi encabeçada pelos jornalistas da revista Exame. De acordo com eles, hoje, no Brasil, mais de 80% das empresas utilizam o WhatsApp como uma ferramenta de negócio e de comunicação com os clientes.

Além disso, apontam que “as PMEs que usam o WhatsApp acreditam que o app ajuda na comunicação com os clientes e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios”. Ou seja, já existe uma consciência corporativa que fazer uso do WhatsApp é uma ação fundamental para o crescimento dos negócios.

Destaque-se ainda o fato de que aplicativos como WhatsApp, hoje em dia, é utilizado não apenas para se comunicar com os clientes, mas também para resolver suas dúvidas, inquietações, bem como ouvir seus elogios.

Há, inclusive, pesquisas nesse sentido, que observam o WhatsApp não apenas como uma plataforma de interação social e empresarial, mas como uma espécie de SAC, ou seja, serviço de atendimento ao consumidor.

Um exemplo nesse sentido foi o estudo feito por Gustavo Freire, que é, atualmente, Relações Públicas da Ebserh, o qual tem como título “As plataformas de redes sociais utilizadas como SAC 2.0”. O autor do trabalho defende que hoje a maioria das empresas observam redes sociais como o WhatsApp, como uma ferramenta fundamental para se aproximar dos seus clientes e, a partir disso, construir um relacionamento sólido em longo prazo.

Em conclusão, o que se observa é que hoje o comportamento do consumidor mudou e ele prefere resolver suas coisas a partir de aplicativos, de forma fácil, tranquila e ágil.

Afinal, Como Vender Pelo WhatsApp?

O WhatsApp, desde que gerido de maneira estratégica, pode aumentar seus clientes, bem como suas vendas. Com o objetivo de lhe ajudar nesse sentido, montamos algumas dicas. Observe:

Crie um WhatsApp Business

Percebendo o potencial dessa ferramenta, o WhatsApp já lançou a sua versão voltada para empresas, que pode ser baixado, tanto no Play Store, quanto no App Store.

O WhatsApp Business conta com diversas ferramentas que possibilitam a uma empresa melhorar sua performance no âmbito dessa plataforma, como envio automático de mensagens para seus clientes e criação de mensagem automática, no caso em que a equipe de atendimento estiver ocupada.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que pode agregar valor aos seus produtos e serviços, bem como melhorar a relação da sua empresa com os seus clientes.

Por isso, vale a pena investir no marketing de conteúdo, estratégia que pode ser compreendida como a criação e divulgação de conteúdos, que podem assumir formatos diversos, como imagem, texto, vídeo, etc.

O ideal é preparar conteúdos curtos, que reflitam a dinâmica de funcionamento do WhatsApp. Assim, poderá obter melhores resultados em relação a essa estratégia de como vender pelo whatsapp

O conteúdo deve ter relação com os seus produtos ou serviços e marca e deve ser compartilhado com regularidade, mas respeitando o interesse do seu cliente.

Invista em campanhas/ofertas/promoções

O WhatsApp, assim como o Instagram e Facebook, é uma excelente plataforma para se realizar campanhas, ofertas ou promoções.

Por isso, aposte nessa ideia. O interessante é que ao fazer uma campanha, oferta ou promoção no WhatsApp, somente quem está na lista de contatos é que poderá participar. No caso do Facebook, qualquer pessoa poderá participar, desde que chegue a ter conhecimento em relação a essa estratégia.

No entanto, você pode sugerir que a campanha seja compartilhada pelos seus contatos/clientes como uma forma de participar dela e, assim, ganhar o prêmio que está ofertando, que pode ser um produto ou serviço que forneça no mercado.

Como Vender Pelo Whatsapp: Crie um link para redirecionar o cliente ou potencial cliente

Na hipótese de a sua marca ter perfil em redes sociais, a exemplo do Facebook, LinkedIn e Instagram, você pode criar um link do WhatsApp para colocar em sua bio, o que pode levar o consumidor ou potencial cliente diretamente para a equipe de atendimento, seja de vendas, seja para tirar dúvidas a respeito de produtos ou serviços.

É uma forma de melhorar a performance no ambiente digital e garantir que o cliente entre em contato com a sua empresa de forma simples, rápida e fácil, clicando apenas em um link.

Como se pode visualizar, o WhatsApp é uma ferramenta indispensável para a marca que deseja melhorar não apenas o seu relacionamento com os seus clientes e potenciais consumidores, mas, sobretudo, garantir o aumento das vendas.

Gostaria de ter acesso a um treinamento completo sobre como vender pelo Whatsapp? Conheça agora o Revoluciona Whatsapp