fbpx

Como Utilizar Prova Social Para Vender No Instagram

A prova social é um efeito psicológico utilizado pelo marketing para gerar mais credibilidade e vendas para as empresas e profissionais. É importante conhecer esse efeito para utilizar em seu conteúdo. Nossa missão aqui é entender como vamos utilizar a prova social para vender no Instagram.

Antes de partirmos diretamente para as dicas, vamos explicar o conceito para descobrir o funcionamento dessa estratégia.

O que é prova social?

A prova social é o efeito persuasivo utilizado no marketing para aumentar o número das vendas por meio de evidências sociais. Quando o consumidor percebe que outras pessoas consumiram e aprovaram o produto, ele se torna mais propenso a também consumir.

A estratégia de prova social foi importada da psicologia social, de um efeito chamado Bandwagon. Ele explica que um indivíduo tende a fazer uma ação à medida que percebe que outras pessoas também o fizeram.

No marketing digital podemos explicar facilmente a prova social por meio dos influenciadores. Quando uma grande marca paga para youtubers e instagramers demonstrarem seus produtos, estão investindo em provas sociais. Mas como reproduzir esse efeito? Vamos ver no próximo item.

O que causa prova social?

Existem três fatores que causam o efeito desejado na prova social.

Escala
Ambiguidade
Similaridade

A escala é a quantia de pessoas que reagiram sob determinada circunstância. A ambiguidade é a reação ou experiência que essas pessoas tiveram. A similaridade, por fim, é a semelhança entre as pessoas que passaram pela experiência.

Esses três elementos são mensagens que recebemos no cérebro, o que acaba determinando nossas ações. Decidimos que a escolha é confiável ao vermos como outra pessoa reage. O cérebro pensa de maneira econômica, pois recebe informações de que vale a pena tomar tal decisão rapidamente.

Agora que você sabe o que é prova social, vamos entender como funciona no Instagram, nosso objetivo aqui.

Como utilizar a prova social para vender no Instagram?

Revisões e testemunhais

Você já viu muitas marcas na internet postando reviews de clientes na própria conta corporativa. Essa estratégia é muito importante para demonstrar a aplicação e os benefícios que um consumidor teve com seu produto. Por isso, trata-se de uma prova social altamente eficiente.

Independentemente do ramo profissional em que você atua, há sempre um cliente que está disposto a falar sobre seu produto ou serviço. Mesmo que esse depoimento esteja postado no perfil da sua marca, os consumidores irão confiar. Por isso, busque por clientes dispostos a isso.

Compartilhe clientes

Juntamente com os posts mostrando reviews e testemunhos, busque por postagens de clientes para compartilhar. O efeito gerado é ainda maior, pois o consumidor postou na própria conta. O público irá perceber que não foi uma estratégia que partiu do seu canal, mas do próprio cliente. A prova social nesse caso está, ainda, fortalecida.

Crie parcerias

Influenciadores e outros formadores de opinião são parcerias fundamentais para gerar provas sociais. O público irá confiar ainda mais na palavra de quem já seguem. Como eles têm contato com esses influenciadores, irão associar o conteúdo dos parceiros à sua marca. Por isso, constantemente vemos marcas trabalhando com formadores de opinião da internet.

Além disso, as parcerias são outra maneira de gerar ainda mais público. Você chega em lugares que não chegaria com os próprios posts. Quando o parceiro compartilha ou posta em sua rede social sobre seu produto, muitos seguidores dele irão conhecer seu negócio. Isso é essencial para aumentar a participação no mercado.

Selos de verificação

Os selos de verificação são utilizados pelas redes sociais para demonstrar que o perfil da pessoa ou da marca não é um fake. O Instagram também possui o selo de verificação, que pode ser retirado mediante a prova de documental de que se trata do perfil verdadeiro.

O selo de verificação é uma prova social porque, além de demonstrar que o perfil é oficial, gera um status de grandeza no público. Ele sabe que se trata de uma marca de respeito e que, por isso, não perderá tempo em ver o que ela tem a dizer.

Incentive comentários

Reserve no planejamento de postagens alguns conteúdos que incentivam o seguidor a comentar. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, questione sobre o que os seguidores gostam de usar no verão. A postagem interativa faz com que pessoas comentem gerando mais prova social. Se há quem deseja interagir com a marca é porque ela é respeitável.

E o melhor dessa estratégia é que o incentivo é muito simples de fazer, basta um call to action (CTA) para determinar uma ação. A voz imperativa gera a necessidade de resposta. Portanto, se você posta “comente sobre oque você acha”, muitas pessoas responderão o chamado.

Número de clientes

No conteúdo em si, é muito importante reforçar o número de clientes já atendidos ou que compõem a atual carteira da empresa. Com frequência vemos empresas falando algo como “atendemos mais de 5 mil clientes’. Isso possui um efeito psicológico muito forte, pois o número demonstra que todas essas pessoas confiam na marca, e isso é a pura prova social. Com moderação, sempre que puder, demonstra o número de produtos vendidos, de clientes atendidos e coisas do tipo.

Busque mais seguidores e curtidas

Por fim, é importante mencionar a que você deve estar sempre dentro do seu plano de marketing. E se você não estabeleceu um número para atingir, esforce-se para que isso seja uma das metas. A primeira prova social que o consumidor terá ao visitar o seu canal é o número de pessoas que já curtiram a página.

Por isso, é importante sempre ter medidas para crescer, obter mais curtidas e likes. Seja por meios promocionais ou de qualquer outra estratégia. É importante sempre monitorar a rede, mensurar os posts para ver o que gera resultados.

A prova social é um recurso muito importante, mas deve ser trabalhado sempre com outras táticas. Então ela só irá funcionar muito bem quando estiver integrada dentro de um planejamento amplo.

Convidamos você para conhecer a maior comunidade de vendas do Instagram clicando aqui