fbpx

Como usar o seu Instagram para vender na crise

Como ensinamos no Revoluciona Instagram, o Instagram é uma ótima ferramenta para vender na crise, uma vez que é a rede social que mais cresce no Brasil.

Com ele, é possível encontrar o público certo muito mais fácil. Então, aproveite essas dicas para alavancar seu negócio mesmo durante a crise.

Você já tem uma marca, ou está pensando em investir em uma, e sabe que o Instagram é uma ferramenta importantíssima para o sucesso.

Isso já é ótimo! Só que, antes de tudo, é importante se fazer algumas perguntas.

Qual o conceito que a sua loja quer vender? Bem estar, modernidade, estilo… É importante entender seu conceito para que toda a sua comunicação esteja alinhada. Isso vai desde a certas gírias que você vai usar nas legendas até o tipo de foto e modelo que vai utilizar.

A comunicação precisa ser voltada para seu público-alvo e o que ele gosta. Pesquise sobre o universo dos seus compradores para estar por dentro.

Para usar o Instagram e continuar vendendo mesmo durante a crise é importante saber que você não será o único a tentar. Esteja sempre de olho nas tendências e tenha uma comunicação clara com seus compradores.

O que fazer para vender?

Primeiro de tudo, é necessário ter uma conta comercial no Instagram. Criar a conta leva apenas alguns minutos, e, para utilizá-la da maneira correta, você também vai precisar de uma fanpage no Facebook.

Apesar de ser uma rede social em “decadência”, o Facebook é ligado diretamente ao Instagram e seus anúncios só serão veiculados no Instagram se houver uma conta no Facebook também.

Principais dicas sobre como usar o seu Instagram para vender na crise

• Tenha um feed atraente

A escolha de fotos, cores e disposição de imagens pode fazer um feed simples ficar incrível. Escolha as melhores mercadorias, fotografe-as em uma boa iluminação e planeje seus posts. Imagine que seu Instagram é sua vitrine virtual e que você precisa mantê-la arrumada e atualizada para vender melhor. É assim que funciona.

Uma modelo bonita para uma loja de roupas, por exemplo, chama bastante atenção. Peças engomadas, posicionadas da maneira correta e fazendo combinações com outras peças e acessórios são pontos essenciais.

Vendo seu feed, o cliente pode ter uma ideia geral do que é a loja e você vai ganhar mais seguidores dessa forma. Aposte em um mosaico ou posts combinando para dar mais harmonia ao feed.

• Faça stories

A ferramenta stories é um sucesso no Instagram. Nela, é possível realizar enquetes, utilizar filtros engraçados, fazer perguntas, marcas pessoas etc. É uma ótima ferramenta para você interagir com seu público. Aposte em stories regularmente para manter sua audiência.

Você pode criar quadros de perguntas sobre produtos, convidar alguém pra explicar a aplicação de maquiagem, por exemplo, se esse for o seu produto.

Como somem depois de 24 horas, esse é um conteúdo mais leve e descontraído. Encontre um assunto para falar, dentro do seu nicho, e aposte nos stories.

• Faça parcerias

Seja para realizar um sorteio, criar um novo produto ou apenas para troca de divulgação, realizar parcerias no Instagram é algo que vai te ajudar muito. Escolhendo o parceiro correto, seu produto será mostrado para uma audiência grande que você não alcançaria “fácil”.

Imagine que você tem uma confeitaria e vai realizar um sorteio junto de uma loja de cosméticos. São dois públicos diferentes! Essas pessoas atingidas vão conhecer seu produto e sua marca de um jeito diferente e interessante.

• Datas sazonais

Datas sazonais são feriados ou datas comemorativas. Nas redes sociais elas são utilizadas para produzir mais conteúdo temático e você pode utilizá-las em sorteios, novos produtos, descontos e muito mais.

Dia das Mães, dia da Terra, dia do consumidor, aniversário da cidade e por aí vai. Os clientes gostam dessas datas e esperam pelas promoções e oportunidades. Um bom exemplo disso é a Black Friday .

• Utilize Hashtags

As hashtags são palavras-chave utilizadas para facilitar a busca por determinados assuntos. #maquiagempelenegra #modafeminina #kitfesta são alguns exemplos. Os posts que aparecem na aba “Explorar” do Instagram muitas vezes são encontrados a partir das hashtags.

Também é possível seguir uma hashtag, então, se você sempre as utiliza em seus posts, essa é mais uma garantia de que as pessoas interessadas vão chegar ao seu produto.

• Insira a localização

Assim como as hashtags, a localização nos posts também é importante para que seus clientes o encontrem. Os posts localizados ficam à mostra quando a busca pela cidade é feita. Se uma pessoa está planejando viajar para a sua cidade e for pesquisar no Instagram, vai encontrar seu restaurante, se ele for localizado.

• Crie anúncios

Os anúncios são feitos para encontrar novos compradores ou para relembrar seus seguidores de seus produtos. É possível realizar anúncios, ou patrocínios, para fortificar sua marca, divulgar um sorteio, promoção, novo produto… As possibilidades são infinitas.

Só é possível fazer anúncios se você tiver uma conta comercial. É possível escolher o público, no que ele se interessa, onde mora e muito mais. Com essas escolhas, você encontra um público mais parecido com aquele que já é seu comprador, e, assim, garante seguidores e vendas. Vale a pena!

• Busque influencers

Que tal buscar pessoas famosas para serem a cara da sua marca? Escolha influencers e combine com eles um pagamento ou permuta para que divulguem seus produtos e sua marca. Isso costuma funcionar para diversos seguimentos.

No entanto, é importante pesquisar bem na hora de escolher um influencer ou embaixador, já que as ações do influencer podem afetar diretamente suas vendas. Pesquise direitinho!

Revolucione suas vendas no Instagram

Faça do seu Instagram uma máquina de vendas para o seu negócio! Com o nosso treinamento, compreenda tudo sobre que tipo de postagens fazer, como encontrar seu público e como ser visto no Instagram, e descubra como usar o seu Instagram para vender na crise.

Conheça Agora Mesmo A Maior Comunidade De Vendas no Instagram do Brasil por Aqui!