fbpx

Como programar mensagens no Inbox do Instagram?

Não é segredo para ninguém que, cada vez mais, as redes sociais precisam ser exploradas pelas marcas para conseguir atrair e se comunicar com seu público-alvo, além de chegar ao crescimento no número de seguidores, expandindo o valor e o tamanho da empresa. Uma das formas de fazer isso é a utilização das mensagens diretas no inbox do Instagram, o famoso direct.

Considerando que é impossível uma comunicação 100% personalizada e feita de forma manual, uma por vez, para cada seguidor, um recurso que se mostra importante e, mais do que isso, fundamental, são as mensagens prontas, pré-programadas com um texto específico criado pela empresa.

Por isso, neste texto vamos falar um pouco mais sobre as formas de se criar uma mensagem pronta em sua página no Instagram. Além do aspecto técnico, de como colocar o texto para ser disparado, também é importante que o conteúdo escrito seja chamativo e claro o suficiente para que o público se interesse em abrir.

Como programar suas mensagens prontas para o inbox do Instagram?

Para começar, é importante entender que a mensagem-padrão não é tão simples quanto parece. Como já mencionamos acima, é necessário que haja uma atração. As pessoas precisam abrir o conteúdo e se sentir acolhido e motivado a realmente respondê-lo ou seguir as instruções.

Neste sentido, uma das dicas é o uso de links, para que o novo seguidor permaneça conectado com o seu produto. Se possível, utilize, no parágrafo final, o chamado CTA, que nada mais é do que chamar o individuo para seguir olhando, respondendo e se engajando com o conteúdo.

Outra dica é a utilização de emojis, que são uma linguagem fundamental no Instagram, além de, claro, dar uma amostra de qual conteúdo será ofertado, para que o cliente sinta um gosto das vantagens que ele poderá ter ao usufruir do serviço da marca. O uso de imagens também é uma opção boa, já que traz um frescor e uma atenção a mais para o texto.

Além disso, tente ao máximo fornecer informações úteis sem muita enrolação. A verdade é que a pessoa não se interessará por um texto muito longo, logo de cara. Sendo assim, busque sintetizar o objetivo da mensagem no menor número possível de palavras, sem perder nenhum fato relevante, obviamente.

Mas vamos então ao ponto central do que queremos passar para vocês: como programar as mensagens? Não existe nenhum grande segredo, mas é necessária a utilização de uma ferramenta externa, que se conecte ao Instagram. Para esta função, existe mais de uma opção e, por isso, cabe à marca definir qual será a escolhida.

Nas linhas a seguir, para ajudar você a escolher a melhor ferramenta para a sua página, vamos citar alguns dos aplicativos e softwares que podem ser usados:

  1. Gerenciagram: uma das principais opções para este tipo de serviço é o Gerenciagram. Como o nome já diz, esta ferramenta ajuda no gerenciamento de sua conta no Instagram. Suas funções vão além da capacidade de programar mensagens prontas. De qualquer forma, uma das possibilidades é justamente deixar os textos prontos para serem enviados aos seguidores.Uma boa vantagem do Gerenciagram é a possibilidade de testá-lo por 5 dias de forma gratuita. Logo, vale a pena tentar uma experiência e, caso não encaixe com as intenções da marca, pode ser cancelado sem ônus financeiro.
  2. Scalehot: O Scalehot também oferece a possibilidade de utilização em teste grátis, neste caso por 7 dias, para que a página entenda se vale a pena contar com o serviço. Ele permite a criação de saudações-padrão aos novos seguidores, entre outras funções relacionadas ao engajamento feito de forma automática.
  3. Perforgram: outra boa ferramenta para realizar comunicações automáticas é o Perforgram. Obviamente, ele cumpre a função central deste texto, a programação de mensagens prontas para o Inbox do Instagram, mas vai além.Ele também atua de forma automática com interações em hashtags, por exemplo. Isso sem dúvida também ajuda na expansão da marca, já que o famoso “jogo da velha” é uma ótima forma de interagir com pessoas interessadas em determinado tema. Logo, o púbico-alvo se torna mais fácil de ser atingido, aumentando as chances de conversão de vendas e de conhecimento da marca.
  4. Bume: Seguindo nossas indicações de ferramentas usadas para a criação de mensagens prontas no direct do Insta, vamos falar agora sobre o Bume. Assim como os apps anteriores, ele também tem como função primordial a padronização e aceleração das respostas aos seguidores.Neste caso, além da possibilidade de enviar as mensagens diretamente no Inbox, ele ainda permite outras interações. No caso de sua marca ser citada no storie de alguma pessoa, automaticamente é enviado um texto preestabelecido, seja de agradecimento pela menção, seja para convidar o usuário a se engajar ainda mais com a marca, etc. Além disso, ainda existe a oportunidade de marcar palavras-chave que, ao serem usadas por seguidores em menções ao seu negócio, geram um conteúdo automático para o mesmo.
  5. Seguir.me: Outro dispositivo que permite a formatação de mensagens padrão para os seguidores. Além disso, o seguir.me ainda realiza a padronização e interação em hashtags escolhidas previamente, localização de perfis que interessem, entre outras possibilidades. É também uma boa opção para quem deseja criar o padrão de ter um serviço de interação automática com as pessoas.Estas são algumas das ferramentas utilizadas para a função citada neste texto. Aqui, não estamos buscando dizer qual é melhor ou pior, apenas apresentando opções. Cabe aos donos da página interessada pesquisar qual a melhor e qual oferece a solução do problema com maior qualidade.O fato é que, cada vez mais, será necessário que as marcas se engajem com seus seguidores. A partir do momento em que a quantidade de pessoas na página aumenta, o que é um ótimo sinal, torna-se necessário o uso de serviços automáticos, como todos os citados acima e, principalmente, as mensagens padrão, usadas no Inbox do Instagram.

    Quer aprender mais sobre este e outros temas relacionados ao uso desta fantástica rede social? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram por aqui. Certamente, poderemos ajudá-lo a melhorar seus resultados, fortalecendo sua marca, seu negócio e trazendo o sucesso desejado.