fbpx
Como Fazer Uma Pesquisa

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como Fazer Uma Pesquisa Usando o Google Form?

Uma das coisas mais bacanas que a internet possibilitou é que podemos estar perto das pessoas sem nem mesmo estar no mesmo Estado ou país que elas.

Essa proximidade virtual abre um leque de oportunidades. Basta enviar um formulário online com as questões que desejamos perguntar ou informações que queremos coletar e pronto, em poucos minutos você já pode começar a receber retorno com respostas.

Você quer aprender a desenvolver um formulário no Google, o chamado Google Forms?

Ele é fácil de usar, super confiável e bem intuitivo. Você pode utilizar as inúmeras possibilidades que essa ferramenta gratuita oferece.

Como fazer uma pesquisa no Google Forms?

Primeiramente, é essencial que você tenha uma conta no Google ou Gmail para conseguir utilizar essa ferramenta. Se você ainda não tem, é fácil e gratuito para criar, clique aqui e siga os passos.

• Passo 1:
Crie um formulário novo. Você poderá personalizar o título e a foto da capa do formulário e deixar do jeito que você preferir e que chamará a atenção do público que irá receber o link deste formulário de pesquisa. Para criar o formulário novo, clique aqui.

• Passo 2:
É importante você entender a dinâmica do formulário. O Google Forms possibilita diversas opções para resposta como por exemplo:

– Responder digitando um texto curto;
– Responder digitando um texto longo;
– Responder marcando uma das opções disponíveis;
– Responder marcando duas ou mais opções disponíveis;
– Responder utilizando as opções disponível na modalidade cascata.

Enfim, há inúmeras formas de você possibilitar que o respondente ofereça a resposta. Sempre tenha em mente que formulários muito extensos ou difíceis de serem respondidos tendem a terem mais pessoas desistindo do envio no meio do caminho.

• Passo 3:
Organize o seu formulário por partes e, opte por informar quantas páginas ou perguntas são no total e qual é a página ou pergunta que o respondente está no momento. Dessa forma, ele saberá se falta muito ou não para terminar a pesquisa e ele terá controle do seu próprio tempo para responder.

Essa é a etapa que você pode analisar se não pode otimizar a coleta de duas informações diferentes em uma só pergunta, por exemplo. O Google Forms possibilita muitas opções de personalização dos formulários, navegue pela ferramenta e conheça todas as opções para desenvolver um formulário otimizado e de fácil entendimento.

Passo 4:
Em um formulário de pesquisa, quanto menos informações irrelevantes você solicitar, melhor. Se você pedir dados do respondente que você nunca pretende usar, como por exemplo, local de nascimento, o formulário vai ficando extenso e penoso para ser respondido. Por isso, mantenha o formulário o mais breve possível e com o menor número de perguntas.

• Passo 5:
A revisão de uma pessoa externa do projeto é importante para que você garanta que foi claro e específico o suficiente. Dessa forma, os respondentes terão menos chances de ter dúvidas ou de não entender a pergunta.

É bastante comum estarmos tão imersos nos projetos que não percebemos que perguntas que podem parecer óbvias ao nosso olhar, não são óbvias para os outros.

• Passo 6:
Ao finalizar o formulário, um link será criado e através dele, as pessoas irão acessar o formulário e começar a enviar as respostas.

Você como desenvolvedor do formulário terá acesso às respostas e também poderá ter relatórios gráficos com as respostas coletadas e resultados. Essa ferramenta é muito prática, útil e de muita valia para pesquisa e coletas de informações, tanto no mundo pessoal, corporativo e acadêmico.

Eu sou especializada em vendas no Instagram e ajudo pessoas de todo o Brasil a vender mais e melhor na rede. Quer fazer parte deste grupo? Então conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.

Veja mais...

Descubra Como Empreendedores E Profissionais Liberais estão driblando a crise e faturando de 5 a 60 mil Reais Por Mês Apenas Pelo Instagram

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Rolar para cima

Calma, não vai embora ainda, olha o que eu tenho pra você:

COMO GANHAR MAIS SEGUIDORES, AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO E VENDER NO INSTAGRAM TODOS OS DIAS!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

Calma, não vai embora ainda, olha o que eu tenho pra você:

COMO GANHAR MAIS SEGUIDORES, AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO E VENDER NO INSTAGRAM TODOS OS DIAS!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

AULA INÉDITA REVELA

Como Ganhar Mais Seguidores, Aumentar Seu Engajamento e Vender no Instagram Todos os Dias!

Mesmo que você Tenha Poucos Seguidores, Tenha Um Feed Desorganizado E Não Entenda Da Ferramenta.

Jessica_popup