fbpx

Como fazer um cronograma de postagens Para O Instagram?

Cada vez mais pessoas têm aderido ao Instagram como plataforma para divulgar os seus negócios com o desejo de conseguir mais clientes para a sua marca.

Mas uma coisa que sempre falamos aos alunos do Revoluciona Instagram é que, não adianta nada começar a postar empolgado e, logo em seguida, diminuir o ritmo de postagens e até mesmo parar.

É exatamente para evitar este tipo de coisa que existe o Cronograma de Postagens.

Para realmente ter sucesso trabalhando com redes sociais, ainda mais o Instagram, não dá para publicar as postagens quando lembrar ou tiver vontade.

Se organizar e ter horários certos para cada post não só nos mantêm dentro do planejado como ajuda a ter melhores resultados.

Acredite quando digo que todo grande perfil no Instagram possui um cronograma certinho para as publicações. Simplesmente não é possível ter uma rede social séria e profissional sem esse nível de organização.

Caso contrário você corre o risco de publicar nos momentos errados, de enjoar seus seguidores com tantos posts ou até perdê-los de vez por passar muito tempo sem atualizar a rede. Isso para citar apenas alguns dos problemas que páginas sem uma programação enfrentam.

Vamos então deixar a enrolação de lado e criar um Instagram totalmente profissional e estruturado com dia e hora para cada post? Confira nossas dicas de hoje e aprenda como montar um cronograma de publicações para arrasar no Instagram.

Dicas para montar um cronograma de postagens para o Instagram

O cronograma de postagens para o Instagram faz parte do planejamento estratégico da rede social. Apesar de ainda caber um ou outro post mais “espontâneo” para cobrir assuntos urgentes e datados, é essencial que a maioria das suas publicações seja planejada.

Montar um cronograma de postagens mês a mês dá mais coerência para a sua página, tanto em relação à quantidade deles quanto nos assuntos abordados. Assim você evita ficar “sem ideia” e repetir conteúdo ou passar muito tempo sem publicar nada, o que é péssimo para o seu alcance.

Frequência certa para o seu cronograma de postagens

Um dos aspectos mais importantes ao fazer um cronograma é pensar na frequência dos conteúdos. Pense quantas vezes por semana você precisa publicar para manter a atenção dos seus seguidores. O equilíbrio entre postar demais, cansando seu público, ou de menos, caindo no esquecimento deles, é delicado, mas pode ser calculado.

Não existe uma fórmula mágica para isso, já que o que é aceitável para algumas pessoas ou mercados pode não ser para outros. Neste ponto, fazer testes e analisar seus resultados é o melhor para descobrir a proporção ideal.

A cima de tudo, o mais importante é ser constante para criar um ritmo de atividade na página. Assim não só seus seguidores saberão quando esperar um conteúdo seu, como poderá aumentar seu alcance no Instagram.

Dias e horários para um cronograma de postagens

Cronogramas não definem apenas a periodicidade dos posts, mas os dias e horários também. Por exemplo, um vídeo com drinks criativos funciona melhor nas sextas e sábados já que as pessoas terão mais vontade de experimentá-los. Da mesma forma, aquele texto motivacional cabe muito bem para o começo da semana quando buscamos mais energia.

O mesmo vale para o horário. Neste caso você pode alinhar tanto com o tipo da publicação (afinal não dá para usar algo sobre “como começar bem o dia” no meio da noite, certo?) quanto com o horário mais propício para atingir as pessoas. Se suas publicações têm mais interação depois das 20h, é sensato utilizar esta faixa horária no seu cronograma.

Ter uma hora certinha para postar ainda cria um efeito de “lançamento” para o seu conteúdo. Os seguidores mais fiéis que gostam da sua página esperam ansiosos pelas suas novidades. Dizer que em determinado dia e hora vai ter postagem nova aumenta essa expectativa assim como alguém aguarda o lançamento de um novo episódio da sua série favorita.

Não esqueça também de datas comemorativas. Épocas como natal ou dia dos namorados são ótimos para aumentar as vendas. Com um cronograma bem montado, você pode veicular suas campanhas e conteúdos nos momentos adequados para aproveitar estes períodos.

Conteúdos separados por temas

O cronograma não serve para estipular apenas quando publicar, como também o que publicar. Para isso, separar as postagens conforme seu tema central é ótimo para impedir que as publicações fiquem muito parecidas. Como os cronogramas são planejados em longo prazo, você pode separar temas similares em datas espalhadas para não serem confundidos ou ficarem cansativos.

Além disso, é sempre uma ideia válida estipular tópicos para cada dia. Quarta pode ser o dia das “tendências”, com dicas do que está em alta na sua área, enquanto os domingos ficam para postar as novidades da sua marca. Esta divisão em tópicos permite que você crie hashtags para cada um deles. Assim, se alguém quiser ver outras postagens do mesmo tema basta ele clicar na tag.

Os recursos do Instagram

O Instagram é tão versátil que possui várias ferramentas para seus criadores de conteúdo. Assim, quando falamos de montar um cronograma para a sua página, queremos dizer programar tudo mesmo. É planejar quando postar no feed, quando usar os stories e quando fazer lives.

Pode parecer muita coisa para administrar ao mesmo tempo, mas é exatamente para isso que o cronograma serve. Gastar um pouquinho do seu tempo para preparar o conteúdo do mês inteiro poupa bastante trabalho e dor de cabeça no futuro.

Ferramentas de organização

O melhor amigo de um bom cronograma são as conhecidas planilhas. Use e a abuse da sua plataforma de organização favorita, seja Excel, Trello, Google Agenda, ou qualquer outra. Elas vão ajudá-lo a ter um registro de toda sua programação, do futuro e também do passado. Assim, se quiser saber quando certo conteúdo foi ao ar, uma busca responderá sua dúvida em instantes.

Você pode criar planilhas semanais ou mesmo mensais, vai depender da sua preferência para organizar seu conteúdo. Monte como um calendário e use palavras-chave para separar os temas das postagens.

Lembre-se também de sempre acompanhar o cronograma para fazer modificações quando necessário. Afinal, mesmo se preparando com antecedência, na internet tudo muda muito rápido. Então pode ser necessário modificar sua programação ocasionalmente para acompanhar as tendências e continuar relevante no meio.

Instagram é uma rede social com enorme potencial para divulgar o seu negócio e aumentar as suas vendas. Para usar o máximo desta plataforma, você pode contar com a nossa consultoria especializada em Instagram para pequenos empresários. Acesse nosso site e conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil.