Como fazer lives

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como fazer lives para aumentar suas vendas?

Na sociedade atual, as redes sociais ganharam relevância nas relações pessoais e, também, profissionais. Os sites e aplicativos deste segmento não são mais apenas uma fonte de contato entre amigos e conhecidos. Qualquer negócio, que busque engajamento de seu público consumidor, precisa contar com este meio para crescer e concretizar todo seu potencial.

Pensando neste sentido, é fundamental que as donas de negócios e de produtos tentem utilizar as lives em redes como uma possibilidade de se mostrar para o público, aumentando as vendas. Mas como fazer isso de forma 100% eficiente? O que fazer para que as transmissões ao vivo se tornem realmente um foco de engajamento com os clientes e aumento do lucro? É isso que vamos responder neste texto.

Como fazer lives para aumentar vendas?

Para começar, vale destacar que, para além das lives, é fundamental que todo o marketing digital seja feito com competência, em todas as redes. Focando no Instagram, os posts com textos e fotos também são extremamente válidos. De qualquer forma, o foco neste conteúdo é falar sobre as lives, então vamos às dicas relacionadas a este tipo de produção.

  1. Diálogo com os seguidores: o primeiro ponto importante para que as lives levem ao aumento nas vendas é dialogar diretamente com o público, mostrando que ele é importante nos processos. A transmissão não pode ser apenas uma via de mão única.Por isso, responda às perguntas feitas na caixa de comentários, mostre ao público que ele faz parte daquela produção, entre outros detalhes que mostrem às potenciais compradoras que aquele produto é feito especialmente para ela, de modo que ela precise daquilo para a sequência da sua rotina.
  2. Libere os conteúdos de forma gradativa: esse é mais um detalhe importante, que pode acabar sendo um erro por parte da produtora da live: organize a transmissão para que ela dure um tempo considerável e não termine de forma rápida e brusca.Não é necessário que a live dure horas intermináveis, mas também não pode ser um conteúdo raso. Se o tempo for muito curto, a imagem passada é de que o produto não tem nenhum diferencial, sendo facilmente esquecido.Além disso, para manter a atenção dos visitantes da transmissão, é importante que haja a montagem de um roteiro, fazendo dicas valiosas serem dadas ao longo do vídeo. Até o fim da live, precisam haver informações relevantes, para que todo o público se mantenha atento por todo o período, aumentando as chances de conversão para venda.
  3. Esquema de respostas: ainda que haja um roteiro a ser seguido, com informações sobre o produto a ser vendido e suas características, é importante que os visualizadores da live se sintam participantes do evento ao vivo.Uma ideia bastante válida é utilizar um sistema de perguntas e respostas, possivelmente com utilização de alguma hashtag, que traga organização para o engajamento dos interessados. Durante a transmissão, escolha algumas das perguntas, se não for possível pegar todas, e responda aos fãs.As pessoas certamente se sentirão mais atraídas por se sentirem acolhidas e isso levará a um olhar mais carinhoso aos produtos ofertados pela marca, tanto na live quanto em outras plataformas. Em consequência, as vendas têm grandes chances de crescer.
  4. Seja detalhista nas explicações: os momentos das transmissões servem, também, para o público aprender sobre os produtos. Dependendo do segmento, principalmente se forem objetos palpáveis, demonstrações são válidas.Fazer os espectadores entenderem o funcionamento e verem ao vivo pode, sem dúvidas, melhorar a impressão e, logo, gerar a atração para que as vendas sejam alavancadas.Mas, independentemente das demonstrações ao vivo ou não, dependendo da estrutura da live, é sempre fundamental que haja explicação de todos os detalhes. Quanto mais conhecimento sobre o produto for passado ao público, mais ele terá na cabeça as vantagens em caso de compra.
  5. Anúncio de novidades: outro artifício que pode ser positivamente utilizado nas produções digitais é o anúncio de novidades. Uma ação bastante prolífica é realizar um programa de propagandas sobre o lançamento de um novo produto durante a live.Não é segredo que a expectativa por descobrir algo novo mantém a atenção do público. Se as pessoas souberem que a transmissão ao vivo trará uma novidade, a chance de manutenção do foco e engajamento nas redes é muito maior.Para que a estratégia funcione completamente, o fato novo deve ser anunciado mais para o fim da live, desde que o conteúdo anterior também traga boas informações e cative a audiência, como já citamos acima. O segredo é fazer com que todo o período seja preenchido por conceitos interessantes, com a novidade sendo a cereja do bolo.

    O importante neste momento é que o fato de as pessoas se manterem atentas na live esperando a grande notícia faça as vendas aumentarem. Isso será possível se todo o conteúdo da transmissão mostrar como os produtos são inovadores e úteis para o público.

  6. Convidados e vídeos de clientes satisfeitos: outra possibilidade a ser explorada na live é o convite para pessoas que recomendem os produtos. Se não for possível colocá-los ao vivo durante a transmissão, existem programas e estruturas que permitem a colocação de vídeos gravados durante a live.Essa é uma estratégia que pode ajudar na consolidação da ideia de compra na cabeça dos clientes, já que eles contam com depoimentos de outros indivíduos na mesma condição de compradores. Saber que alguém já seguiu aquele caminho e ficou satisfeito é um grande passo para concretizar uma nova venda.Estas são algumas das estratégias para serem usadas durante as lives, visando ao aumento das vendas, independente de qual produto seja o foco. Com interatividade, apresentação adequada, manutenção da atenção do público, entre outros fatores citados, as chances de ganhos reais são grandes, fazendo o negócio crescer exponencialmente seu número de clientes e vendas.

    Quer saber ainda mais sobre as possibilidades de venda com uso do Instagram? Então conheça a maior comunidade de vendas do Instagram. Somos 100% focados nesta rede e temos aulas todas as semanas, gerando conhecimento teórico e prático para que você possa sair na frente da concorrência.

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados