fbpx

Como Fazer legendas no Instagram?

A comunicação por meio das redes sociais se tornou uma forma muito importante de contato com o público, pensando em marcas e negócios que pretendem vender algum produto. No mundo virtual, há um espaço enorme para encontrar um público-alvo e organizar um grupo de clientes fiéis, que ficam à espera de novos posts e informações.

Por isso, é fundamental que os responsáveis pela criação dos conteúdos referentes aos posts saibam criar as legendas certas, de modo a chamar a atenção dos potenciais clientes e conseguir iniciar bem o processo de convencimento para que o público aceite consumir o produto ofertado.

Neste texto, falaremos especificamente sobre algumas dicas para que as legendas no Instagram sejam as melhores possíveis, com eficiência na comunicação, aderência ao tipo de texto que permeia esta rede e outros detalhes que farão com que o seu processo de vendas seja potencializado por meio da legenda escolhida.

Como fazer boas legendas no Instagram

Um primeiro fator que, por vezes, gera alguma confusão é o fato de que, primordialmente, o Instagram é uma rede mais voltada para as fotos.

Ou seja, a imagem acaba sendo a mensagem principal, mais do que os textos. Porém, esta dinâmica se alterou com o passar do tempo e o aumento do número de pessoas e marcas conectadas nesta rede.

Sendo assim, as legendas passaram a ser fundamentais também no Instagram. Podemos ver muitas pessoas fazendo anúncios, com a foto sendo apenas o pano de fundo para o texto que explica uma saída da empresa, a explicação para uma briga etc.

No caso de vendas, portanto, é fundamental que as marcas tenham em mente a importância de conseguir criar um texto que se conecte com a imagem do produto. Em um exemplo básico: se a foto mostra uma joia que está sendo vendida, as palavras precisam ser um complemento.

Qual é a sensação que a potencial compradora terá ao ter uma joia daquela? Sentir-se mais bonita, atrair atenção, aumentar sua elegância, investir no bem-estar etc. É fundamental que o texto passe a mensagem que representa o que o produto trará para a cliente investidora.

Outro detalhe importante para que a legenda seja completa e efetiva é incluir algumas informações, como o procedimento a ser seguido para comprar. Chame a visualizadora do post para acessar o site e conferir os preços e condições de pagamento. Além disso, incentive-a para seguir navegando em seu site ou loja virtual.

Mesmo que, eventualmente, ela não deseje adquirir o produto específico da foto postada no Instagram, ao navegar por sua página pode encontrar outras oportunidades, seja porque são mais baratas, ou porque fazem mais o estilo dela.

Por isso, ter um bom CTA, sigla para o inglês “Call To Action”, que na prática é incentivar a pessoa a seguir consumindo seu conteúdo de alguma forma, é essencial para o sucesso de uma legenda. O texto não pode se encerrar nele mesmo, sem gerar curiosidade da potencial investidora.

Além disso, outro fator é conhecer bem o público-alvo da marca, para que a linguagem usada seja a ideal. Geralmente, nas redes sociais, as pessoas costumam ser mais jovens.

Ainda assim, é fundamental que os responsáveis pelos posts saibam exatamente o perfil geral de quem vai ler, e definir qual será o formato:

– Uso de linguagem coloquial;
– Utilização maior ou menor de emojis;
– Etc.

Tudo isso precisa ser estudado para se criar um padrão que melhore os resultados das suas legendas no Instagram.

Um fato para se levar em conta também é o tamanho da legenda. As redes sociais são espaços muito dinâmicos e o Instagram, por se tratar de um produto muito ligado às imagens, acaba sendo um prato cheio para que as pessoas se dispersem rapidamente de um conteúdo para o outro.

Por isso, um segredo é fazer com que o começo do texto já seja forte o suficiente para manter a atenção. Um primeiro parágrafo em letras maiores, utilizando a ferramenta Caps Lock, por exemplo, pode ser uma boa opção como se fosse uma chamada, um título para o conteúdo proposto.

Além disso, é importante que os parágrafos sejam interessantes e se conectem de alguma forma. Se a pessoa que está lendo sente uma quebra e entende que já leu o suficiente no meio do texto, provavelmente passará ao próximo conteúdo do feed, sem se envolver com o seu produto e, consequentemente, sem se interessar por comprá-lo.

Ainda no aspecto de estrutura textual, mais do que o conteúdo em si, a ideia de usar parágrafos mais curtos também surge como uma boa opção.

Pela mesma razão de manter a atenção do público em uma rede que estimulará a dinâmica e a troca de conteúdo, deixar frases muito longas pode fazer com que haja desinteresse.

Por isso, o ideal é usar parágrafos curtos e que, como dissemos acima, sejam diretos e levem a uma informação nova e interessante no próximo.

Assim, o indivíduo seguirá até o fim, terá acesso ao CTA e isso aumenta as chances de que se transforme em potencial comprador do seu produto.

Por fim, mais uma dica é estimular a conversa com a pessoa do outro lado da tela. O CTA já é uma parte deste processo, mas também é legal incentivar o (a) leitor (a) a interagir com o post em questão:

– Comentando;
– Marcando pessoas que possam se interessar;
– Compartilhando no feed ou nos stories;
– Entre outras ações.

Esta é uma boa maneira de conseguir expandir a marca. No fim, mesmo que uma pessoa em si não realize uma compra, mas interaja com o conteúdo, pode fazer com que mais potenciais clientes tenham acesso à marca.

Quanto mais seguidores e mais reconhecimento do negócio no mundo virtual, melhores as chances de sucesso nas vendas e na estratégia de marketing digital da empresa.

Estas são algumas das dicas para que a legenda do post seja a mais perfeita possível, melhorando a eficiência dele, sua ligação com a imagem da marca e atração do público-alvo do negócio. Seguindo estes passos, os resultados devem melhorar constantemente, aumentando leads e vendas de maneira geral.

Gostou deste conteúdo e pretende expandir seu conhecimento no tema? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram, do Brasil, por aqui.