Anúncios nos Stories: como utilizar essa estratégia corretamente?

anúncios nos Stories

Os números que demonstram o potencial do Instagram como ferramenta de negócios são impressionantes. São mais de 500 milhões de contas que acessam os stories diariamente e mais 80% das contas que seguem alguma empresa. A interseção desses números mostra que realmente vale muito a pena fazer anúncios nos stories. Por isso, confira como utilizar bem essa estratégia.

É preciso começar entendendo como funcionam os formatos de conteúdo no Instagram. Em sua grande parte, são três opções: os vídeos, a imagem e o carrossel. Ou seja, é possível usar esse recurso da mesma forma que nas postagens regulares.

Pensando em um aspecto um pouco mais técnico, é bom ter em mente também o formato do Instagram. Ele aparece verticalmente em toda a tela do celular. Ou seja, você tem muito espaço para trabalhar em um formato diferente dos banners do Google, por exemplo. Por isso, evite criar conteúdos para ambos e busque usar todo o espaço do Instagram para exibir a sua mensagem. Evite desperdícios!

Para complementar, a plataforma permite o uso de emojis, filtros, enquetes e diversos outros recursos interessantes. Por isso, a primeira dica de como fazer anúncios nos Stories do Instagram é ter um mindset mais aberto. Afinal, esta é uma rede social mais informal e usar esses recursos pode quebrar muito mais o gelo com o público e tirar um pouco da cara de “anúncio” do seu post.

Também evite criar um conteúdo que dependa exclusivamente dos fones. A maioria das pessoas acompanha os stories em transporte público, na rua, e sejamos honestos, na faculdade ou no trabalho. Por isso, geralmente não estão com som ligado ou com fones de ouvido, e se seu Story tiver muito som, você pode não alcançar uma boa parte do seu público. Você até pode criar uma trilha sonora para o seu conteúdo, e isso, na verdade, é uma boa prática, mas não deveria depender apenas disso.

Do ponto de vista mais estratégico, o primeiro passo é entender o seu objetivo. Para que você está criando uma campanha no Instagram? Existe algum motivo para fazer isso e os seus posts precisam retratá-los. Pode ser a campanha de um lançamento de um produto ou de alguma promoção, mas, geralmente, o Instagram é um ótimo canal de Branding, ou seja, de fortalecimento da marca.

Isso pode ser feito de diversas formas, e a ideal depende do seu tipo de negócio. Se você tem um produto compartilhável, fazer um story com ele é uma excelente forma de atrair público. Por exemplo, uma padaria pode compartilhar uma foto com um de seus bolos especiais, para deixar todo mundo com água na boca.

Se você tem um serviço de maquiagem, pode compartilhar stories com algumas de suas clientes, com a sua permissão, é claro. É uma excelente forma de fortalecer o branding, divulgando seu serviço e, ainda, estreitar a relação com os clientes.

Enfim, são inúmeras ações que podem ser feitas com essa ferramenta. É importante lembrar sempre de seguir o objetivo. Suas campanhas devem ter uma identidade e uma linguagem coerente. Se os seguidores veem um tipo de story e depois veem outro completamente diferente podem ficar um pouco perdidos o que prejudica o interesse na sua página.

Dicas de como usar os anúncios nos stories corretamente

A principal dica em relação à criação de anúncios nos stories do Instagram é lembrar que esta é uma rede social. Isso significa que o aspecto da interação deve ser incentivado em praticamente qualquer postagem, não importa o objetivo.

Busque formas de fazer o público interagir, seja com comentários ou usando as hashtags, enfim, incentive sempre o público a criar o próprio conteúdo. E é claro, compartilhe o conteúdo criado pelo usuário.

Busque colocar algum CTA nos stories, sempre que possível. As chamadas para ação, são o “clique aqui”, “responda a enquete”, “compartilhe” ou qualquer tipo de ação que você queira que o usuário tome. Se você prendeu a sua atenção e ele aprovou o conteúdo, o CTA apresenta uma oportunidade para dar continuidade à estratégia.

Como uma rede social, o Instagram também pode entregar algo que as pessoas buscam: interação humana. Por isso, à medida que é importante mostrar a sua marca, também é importante humanizá-la, para gerar cada vez mais aproximação, conexão e engajamento com os fãs. Por isso, busque ser autêntico, humano e original. O público vai apreciar isso.

Outra grande vantagem das campanhas no Instagram é a capacidade de mensuração de resultados. Após cada campanha, analise as métricas para ajustá-las de acordo com as que mais deram certo e as que falharam, de modo que o seu conteúdo seja sempre o ideal. Além disso, você pode, e deve, fazer testes para explorar novos formatos.

É importante também deixar claro que o conteúdo é seu. Apesar de o story ter 15 segundos, é fundamental deixar clara a sua marca logo do início. Pode ser que o usuário não se interesse e passe o conteúdo, logo de cara. Por isso, busque destacar a sua imagem nos primeiros 3 segundos.

Existem diversas formas de fazer isso. Pode ser um texto com o nome da marca ou mesmo a sua identidade visual. A não ser seja uma campanha bem diferente o objetivo é sempre ser reconhecido logo no início.

Por fim, o Stories do Instagram tem um enorme potencial de storytelling. Ou seja, de contar histórias. Você pode contar histórias sobre os bastidores do seu negócio, sobre algum cliente ou produto. Não importa. O que importa é criar uma história interessante e que atraia a atenção do público. Afinal, é isso que todos estão procurando.

Mas, é importante tratar isso de forma bem profissional. Tenha um calendário de postagens muito bem planejado, de modo que encontre o equilíbrio entre ter postagens suficientes com a preocupação de não exagerar no conteúdo. Além disso, conheça bem o seu público-alvo e use essas informações para postar nos horários em que terão maiores interações.

Como ficou claro, o Instagram Stories tem um enorme potencial de marketing para a sua empresa/. Por isso, conheça a maior comunidade de vendas do Brasil e aprenda ainda mais sobre como usar essa ferramenta!