fbpx

Algoritmo do Instagram: saiba por que você não deve ignorá-lo

Algoritmo do Instagram

O quanto você quer ser encontrado e exibido no Instagram? Empresários e influencers procuram a todo o momento se destacar dentro do mundo virtual, pois quanto mais suas páginas e perfis forem visitados, mais também se converterão em likes e seguidores. As mudanças no algoritmo do instagram fizeram com que o alcance das publicações ficasse mais restrito, algo que você não deve ignorar.

A fim de direcionar os conteúdos exibidos, para que se encaixem dentro dos interesses dos usuários, esses algoritmos fazem com que as páginas que gerem mais interações sejam priorizadas. No entanto, mesmo que um produto ou assunto não sejam atraentes para o momento presente, eles não podem cair no esquecimento. É preciso engajar para sempre estar visível na rede.

Existem algumas estratégias que podem ser aplicadas a fim de driblar essa questão e voltar a ter um engajamento positivo. Os algoritmos são de tempos em tempos atualizados, que sempre são definidos com base no que está acontecendo no Instagram. Portanto, é neste momento de mudanças e melhoramentos que você tem que estar atento para buscar contornar a situação.

Entende a importância de não ignorar os algoritmos? Entendê-los é a chave para continuar tendo engajamento e sucesso. Um pouco de conhecimento e algumas ações estratégicas positivas vão gerar ótimos resultados para a sua página. Afinal, são mais de 800 milhões de usuários ativos no Instagram, sem dúvidas, uma das principais redes sociais em todo o mundo, muito relevante no Brasil.

Domine o algoritmo do Instagram e encontre mais seguidores

Hoje em dia, todas as estratégias de marketing digital contemplam para venda, divulgação de conteúdo, atendimento e contato, as redes sociais. Não estar nela, é não estar no radar, restringido a ser uma empresa local. Quem tem pretensões de alcançar novos clientes, tem um perfil no Instagram, por exemplo. Os algoritmos dessa rede querem, justamente, criar essa relação entre marcas e usuários, porém as marcas precisam se tornar relevantes diante da concorrência.

Primeiro, é preciso aprender os três princípios básicos em que os algoritmos do Instagram estão baseados, são eles: temporalidade, engajamento e relacionamento. Eles estão lá para fazer os usuários encontrarem o que primeiro o interessa. E a sua empresa tem que ser o objeto do desejo deles. Estando em uma rede que se move por engajamento, não há como não ir atrás disso.

A temporalidade deixou de ser algo exato no seu feed, na verdade, ele não segue mais uma ordem cronológica. Entretanto, não quer dizer que é algo descartável, pelo contrário. O Instagram prioriza o que tem de conteúdo novo, recente e que faça gosto do usuário. Ainda existe uma lógica temporal a ser seguida. Já quanto mais um post for curtido e comentado, mais destaque ele receberá. Tenha atenção porque essa movimentação de engajamento tem que acontecer seguidamente a postagem.

O relacionamento é que de mais importante uma empresa ou influencer pode encontrar através do bom uso dos algoritmos. Afinal, não basta somente chegar até onde o potencial cliente está, ele precisa permanecer. Então, a pergunta que se segue é: o quanto você tem envolvido os usuários em suas postagens? Se o Instagram analisa os perfis com os quais mais se relaciona, ele tem que ter sempre motivos para visitar o seu.

Tenha atenção porque o tempo gasto visualizando um post é considerado pelo algoritmo. A mesma indicação para quando o usuário quer “ver mais”, clicar nesse botãozinho é entendido como interação. Reagir aos stories, acessar os links ali disponibilizados, participar de enquetes ou responder perguntas também é positivo. Entrar no sita da empresa ou ser direcionado para outras informações – Call To Action – é muito importante.

Não ignore os algoritmos do Instagram, muito pelo contrário, comece a utilizá-lo ao seu favor. As principais dicas estão em foque os posts no desenvolvimento de conteúdos que sejam relevantes e compartilháveis. Além de que existe um melhor horário para postar, momentos do dia em que as pessoas estão mais disponíveis e engajadas. Abuse das hashtags, que são aqueles marcadores na forma de um jogo da velha. Isso melhora o direcionamento para a sua página.

Além de criar posts baseados em informação, é importante investir na veiculação de anúncios neles. Assim, é criada a oportunidade de efetivar uma venda ou uma interação maior, bem como ganhar mais território entre os outros. O Instagram é repleto de recursos interativos que devem ser explorados, como os Stories. As fotos ou vídeos curtos de um minuto ficam disponibilizados por 24 horas e sempre chamam a atenção. Por fim, não deixe de criar uma bio completa, que seja chamativa. Junte a atenção na sua empresa.

Não se furte de desenvolver um relacionamento duradouro com seus seguidores. Como foi comentado mais acima, o algoritmo do Instagram avalia o relacionamento que ocorre entre as páginas, os usuários e as postagens. Então, como atraí-los para um relacionamento duradouro? Invista em um crescimento saudável, esteja por dentro das preferências, pense sobre o que eles querem ver e procure oferecer sempre um conteúdo de qualidade. Crie boa frequência de postagens.

Mais que os textos, explore também o visual, porque ele encanta, envolve e faz a marca ser reconhecida dentre as demais. Por isso, invista em identidade visual, uniformize a informação. Cuide do tipo de fonte, das cores trabalhadas e das formas utilizadas, pois estilo conta muito. Procure postar imagens e vídeos que tenhas boas resoluções, que sejam claras e que atraiam a curiosidade. O interesse vem através dos olhos.

Se a sua empresa tem a abertura de andar pelo caminho do humor, opte por trabalhar ele um pouco nas postagens. Os memes estão super em alta, fazem parte da linguagem falada nas redes. As legendas espirituosas e inteligentes fazem frente de vantagem em comparação com as outras. As narrativas, contar uma pequena história, também atrai a atenção.

Não ignore o algoritmo do Instagram, trabalhe para utilizá-los ao favor da sua empresa ou do seu conteúdo. Já que o seu objetivo é criar mais relacionamento entre os usuários e as marcas, é importante ter destaque dos demais.

Portanto, conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil. Nós podemos ajudá-lo.