alcance orgânico

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Alcance Orgânico No Instagram: 12 técnicas para aumentar o seu!

Você tira aquela foto maravilhosa do seu produto, valoriza a imagem com uma edição caprichada, cria aquela frase de impacto poderosa, elabora aquela arte incrível que super se identifica com sua marca e posta no Instagram… Você tem quase tudo para bombar na rede.

Quase! É que quem quer destacar o negócio nas redes sociais precisa de mais do que conteúdo. De nada adianta expor seus produtos ou serviços com toda qualidade se poucas pessoas tiverem acesso a eles.

Calma que este texto não é sobre gastar dinheiro com anúncios, não. É sobre potencializar seu lucro, sem gastar mais nada por isso! A proposta é ajudar você a ampliar o envolvimento com suas publicações, sem que elas tenham, necessariamente, que ser submetidas a algum tipo de impulsionamento.

A partir de agora, conheça 12 técnicas para aumentar o alcance orgânico do seu Instagram. Vamos nessa?

Capriche no conteúdo!
Não se iluda. Para aumentar o seu alcance orgânico, o Instagram não vai trabalhar de graça para você. Já se foi a época em que tudo que era publicado passava pela timeline de todos os seguidores. Por isso, para dar mais visibilidade ao post, é essencial que ele seja interessante e que tenha identificação com o público. Quanto mais engajamento sua publicação gerar, mais o Instagram vai considerá-la relevante e vai permitir que mais pessoas tenham contato com seu conteúdo.

Fique atento aos dias e horários das publicações
Use as métricas a seu favor! O próprio Instagram mostra os horários em que as postagens geram mais engajamento. Abra a conta comercial do seu aplicativo e, no canto superior direito, acesse o ícone parecido com um gráfico. É a ferramenta “informações”. Por meio dela, você saberá a quantidade de visitas em seu perfil por período, o alcance da página e, ainda, os horários em que os seguidores estão mais propensos a interagir. Com essa ferramenta você também conseguirá identificar o perfil exato do público e, assim, moldar suas publicações de forma que elas se aproximem, ao máximo, das pessoas que acompanham você.

Mantenha-se em movimento
Nunca, jamais, deixe de gerar conteúdo para o público. Imagine que hoje, você visite a página de uma blogueira que admire. Nada novo. Amanhã você retorna ao perfil dela e… Nada interessante. No terceiro dia, vazio total. No quarto dia, muito provavelmente, você vai desistir e não vai mais voltar. É assim que quer que seus seguidores se sintam em relação a você? Nunca! Então gere conteúdo com frequência.

Conte histórias! Tell stories!
Não precisa sobrecarregar o feed com informações diariamente. Estabeleça uma rotina de postagens na coluna principal e, nos demais dias, esteja presente nos stories. Eternize o “depois” no feed. Valorize o “antes” e o “durante” nos stories. As pessoas querem saber sobre o dia a dia de quem seguem.

Esteja cada vez mais próximo dos seguidores
A melhor forma de estar mais perto do público é por meio das lives. Imaginemos a seguinte situação. Você é uma maquiadora talentosíssima e decide fazer um tutorial ao vivo para suas seguidoras. Qual delas não vai querer aproveitar cada passo dessa aula, interagir, tirar dúvidas, estar mais próxima de você? Enquanto isso, o nível de engajamento só vai crescendo e o alcance orgânico também. Só não se esqueça de avisar o público quando vai ao ar para as pessoas se programarem e conseguirem acompanhar você, ok?

Não deixe o público no vácuo!
Não interagir com os seguidores é um dos maiores erros que alguém pode cometer. Não é simpático e muito menos inteligente. Ninguém gosta de ser menosprezado. Por mais que alguém idolatre você, se não alimentar esse sentimento uma hora ele pode acabar, concorda? Responda aos comentários, não ignore as mensagens via direct, conviva com as pessoas que enaltecem seu perfil!

#euamohashtags
Não perca a fé nesse recurso maravilhoso por causa de pessoas que não sabem usá-lo! As hashtags podem ajudar, e muito, o seu negócio. Com elas, você se conecta a clientes potenciais e ainda fica por dentro do que está rolando sobre determinados assuntos. Mas atenção a duas dicas importantes: limite a quantidade de hashtags e seja específico na hora de utilizá-las. Retomemos o exemplo da maquiadora. Com qual das hashtags você acha que ela terá mais chances de fazer conexões produtivas: #maquiagem ou #tutorialdemaquiagem? Use o joguinho da venha com sabedoria!

Compartilhe conteúdos dos seus seguidores
Comente, compartilhe conteúdos de quem segue você quando achá-los interessantes. Assim, você demonstrará ter duas qualidades muito bem-vindas em redes sociais: carisma e empatia. Mas seja sincero para evitar contradições! Interaja com o que realmente seja compatível com a sua conduta e personalidade. Do contrário, poderá parecer que você está forçando a barra.

Atenção às informações do seu perfil
Na maior parte das vezes, o que vai atrair um seguidor para sua página é você, seu produto ou serviço. Só depois de conquistá-lo é que será preciso alimentá-lo com conteúdos interessantes para que ele permaneça com você. Por isso é tão importante cuidar do seu perfil. Ele é como você se apresenta nas redes sociais. Escolha uma foto ou imagem atrativa e capriche na descrição.

Opte pelos vídeos
O que você acha que terá mais credibilidade e envolvimento? A publicação de uma foto com um texto contanto o passo a passo de uma receita de bolo ou um tutorial em vídeo da confeiteira mostrando, na prática, como se prepara a guloseima? Claro que é o vídeo! Aposte nesse recurso!

Eu ouvi sorteios e promoções?
Quem não gosta de ser presenteado? Pagar menos por um bom serviço ou produto? Realizar sorteios e promoções no perfil, além de incentivar os seguidores a continuarem com você, permitirá que outras pessoas conheçam seu trabalho, gostem e passem a integrar seu público. Mas, bom senso! Promoções e sorteios demais pode parecer desespero, o que faz você cair em descrédito.

Não se esqueça das CTAs
Sabe quando você está navegando em um blog e em determinado momento recebe aquele convite para visitar um site e saber mais sobre algum assunto ou produto? Isso é uma Call to Action, ou seja, “chamada para ação”. É um convite para o seguidor acompanhar você em outros canais, em outras plataformas.

Então aqui vai o nosso CTA para você. Gostou de saber mais sobre como aumentar o alcance orgânico do seu Instagram? Então conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados