7 dicas para gerar mais interatividade no Instagram Stories da sua empresa

stories

Os stories são uma ferramenta desenvolvida especialmente para aumentar a interação entre os usuários do Instagram, ou seja, se essa é uma meta para seu perfil profissional, não deixe de conferir neste post 8 dicas para gerar mais interatividade no Instagram Stories da sua empresa!

Segundo uma pesquisa da Opinion Box referente ao ano de 2019, o Instagram é a plataforma favorita de 1 a cada 4 internautas brasileiros. O estudo ainda constatou que 67% deles visitam o aplicativo várias vezes ao dia. Logo, investir no Instagram é uma aposta bastante promissora para as empresas.

Quando falamos de stories, devemos ter em mente uma frase de Neil Patel, referência mundial em marketing digital: “Pessoas acreditam em pessoas e não em marcas”. Ou seja, quanto mais próxima e humana sua empresa for, mais confiança o público tem nela e, consequentemente, mais ela cresce. E uma excelente maneira de gerar essa proximidade é justamente por meio dos stories.

Como gerar mais interatividade com os stories?

Por ser uma aplicação específica para facilitar a interação entre os usuários do Insta, os stories são repletos de truques com essa finalidade. Confira alguns deles:

1. Poste a vida real

Diferentemente do feed, que conta com postagens mais elaboradas e “oficiais”, os stories têm uma proposta mais vida real. Lá, o ideal é mostrar um pouco dos bastidores da empresa, o dia a dia dos funcionários, entre outros conteúdos, digamos assim, despretensiosos.

Os usuários, ao saberem que por trás da marca existem pessoas, se sentem mais à vontade para interagir. Assim, respondem mais aos stories, fazem perguntas, tiram dúvidas, mencionam o @ da empresa em suas redes, entre outras ações.

É interatividade que você quer? É interatividade que você vai ter!

2. Faça enquetes e votações

A princípio, elas são excelentes estratégias para que a marca saiba a opinião do público em situações importantes. Mas, muito além disso, as enquetes e votações fazem com que os seguidores se sintam parte da marca e do desenvolvimento dos produtos.

Além disso, apostar nesses recursos é uma ótima maneira de iniciar um relacionamento mais próximo com o seu público. Afinal, muitos podem se sentir “sem intimidade” para mandar uma mensagem ou iniciar uma conversa. Porém, quando se abre um espaço para perguntas ou votações, a comunicação se torna bem mais fácil.

3. Insira CTAs

Os calls to actions, mais conhecidos como CTAs, são primordiais para que o seguidor evolua no funil de vendas da empresa, isto é, ele fica cada vez mais próximo de se tornar um consumidor real da marca.

Isso porque os CTAs estimulam que o usuário faça algo além de apenas visualizar o conteúdo. Eles o chamam para uma ação.

Pode ser acessar o site, visitar um post específico, conferir as promoções da loja online, assistir a um vídeo, entre outras. O bacana aqui é que o CTA oferece um caminho mais simples para que o usuário realize essa ação.

Se a chamada é para acessar o site, por exemplo, é possível inserir uma setinha que leva o usuário diretamente ao link desejado, aumentando consideravelmente os acessos. Mas atenção! A opção só está disponível para contas comerciais com 10 mil seguidores ou mais.

4. Insira textos

Vai postar um story? Lembre-se de situar o usuário no assunto que será tratado. Faça isso com um pequeno texto.

A estratégia parece contraditória. Afinal, pensamos: “Ué, se eu escrever sobre o que será o story, o usuário pode não se interessar e pulá-lo”. E, realmente, é isso mesmo!

Porém, o que temos observado nos últimos anos é que não adianta bater de frente com o público.

Como sabemos, as rotinas estão cada vez mais apressadas, e as pessoas, imediatistas. Por isso, ao não identificar prontamente o tema de um story, é mais fácil que o usuário o pule em vez de ficar ali para saber.

Com isso, perdemos a chance de mostrar aquele conteúdo a muitas pessoas realmente interessadas (ou que estão vendo os stories sem áudio).

5. Acompanhe as estatísticas

Não é difícil identificar quando o público começa a interagir mais com a empresa no Instagram. Porém, a plataforma oferece diversos dados que tornam possível a quantificação dessa interação.

Nas configurações de cada story, temos acesso a informações como:

  • Nome e número de perfis que o visualizaram
  • Quantidade de respostas ao story
  • Número de visitas ao perfil a partir do story
  • Impressões (quantas vezes ele foi visualizado)
  • Alcance
  • Quantidade de perfis que começaram a seguir seu Instagram a partir daquele story
  • Toques para avançar, voltar e sair do story

Estatísticas como essas são superimportantes para que a gente conheça nosso público mais profundamente. Analisando-as com cuidado, identificamos que tipo de conteúdo mais agrada os seguidores e também quais publicações não são tão interessantes assim.

Com o tempo, você vai se sentindo mais próximo do público e passa a ter mais confiança (e resultado!) a cada story publicado.

6. Destaques

Lançados em 2016, os Instagram stories foram criados, a princípio, para ficar até 24 horas no ar. Porém, essa regra foi quebrada com o surgimento dos highlights, os populares Destaques.

Com esse recurso, podemos salvar os stories para serem vistos após esse período no perfil. Também é possível classificá-los por temas, deixando-os disponíveis e organizados para ser vistos a qualquer momento.

Assim, os usuários podem ir direto para os stories de alguma campanha, conferir as perguntas mais frequentes, conferir o dia a dia da empresa, etc. É uma forma bem bacana de manter a informalidade e a pessoalidade da empresa presentes no perfil, sem bagunçar o feed.

7. Estimule a interação

Essa dica pode parecer óbvia, afinal, todo o post foi feito para falar sobre isso. No entanto, aqui vamos falar sobre a “interação pós-interação”. Não entendeu nada? Calma, vamos explicar!

Você posta um story no Instagram de sua empresa, utiliza nossas dicas e recebe a mensagem de um seguidor como resposta, por exemplo.

Responda-o!

Esclareça sua dúvida, compartilhe seu elogio, mostre que o perfil é um espaço para diálogo e proximidade. Afinal, se isso não acontecer, não há interatividade, mas apenas um monólogo do usuário com ele mesmo nas DMs do perfil.

Para mais dicas de como alavancar seu negócio no meio digital, conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!