fbpx

10 dicas para usar emojis de maneira divertida e profissional no Instagram

emojis

Os emojis se tornaram tão populares que fazem parte não só da comunicação online praticada em redes sociais como Twitter, Instagram e WhatsApp, como já foram integrados na comunicação offline, como em anúncios institucionais e até mesmo propagandas e filmes. E não são apenas os mais jovens que utilizam esse recurso, graças à sua fácil compreensão os emojis já conquistaram pessoas de todas as idades, sendo amplamente utilizados na comunicação cotidiana.

Utilizar imagens para reforçar um sentimento ou ideia causa efeito imediato nas pessoas e permite identificação, trazendo descontração e leveza para a mensagem.

Com a urgência da comunicação atual, também fica mais fácil assimilar um conteúdo que traga ao leitor uma ajudinha visual. Assim, é possível batermos os olhos na publicação e já identificarmos o seu tom.

Mas você sabe exatamente o que são os emojis? Acredite, não tem o mesmo significado de emoticons. É muito comum pensarmos que os dois termos são sinônimos, mas os emoticons foram criados em 1982 e são aquelas figuras feitas apenas com caracteres simples, que estão a sua disposição em seu teclado. O seu nome foi designado a partir da junção das palavras inglesas “emotion” (emoção) e “icon” (ícone). Um exemplo comum de emotion é a carinha feliz feita com dois pontos e parênteses “:)”.

Já os emojis, foram criados na década de 90 e são considerados como uma evolução dos emoticons. A diferença entre eles é que os emojis são figuras próprias e representam vários tipos de situações diferentes, por isso é possível achar em nossa galeria de emojis figuras como bolos, espaguetes, casas, animais e até mesmo extraterrestres.

Adotar os emojis como auxiliar nas postagens de seu Instagram institucional mostra aos seus seguidores que você domina a abordagem linguística daquele ambiente e, por ser um tipo de auxilio visual mais leve, utilizá-los em sua comunicação trará às suas postagens um ar de descontração, te aproximando do seu público e conferindo um tom mais humano à sua rede social. Tudo isso serve para auxiliar a construção de personalidade da sua marca.

Confira as 10 dicas para utilizar bem os emojis em postagens no Instagram:

Já deu para perceber que a utilização de emojis pode trazer mais benefícios do que costumamos imaginar, mas muitas pessoas ainda têm receio de utilizá-los, com medo de passar do ponto.

Com essa publicação, queremos mostrar que é possível utilizar emojis em seu Instagram de forma profissional e ao mesmo tempo divertida, contanto que você saiba como e quando utilizá-los. Seguindo essas 10 dicas, você ficará craque na hora de escolher os melhores emojis para as suas publicações.

1. Perceba o tom de sua mensagem
É importante que o emoji escolhido complemente o sentido de sua mensagem e esteja de acordo com o tom de sua publicação, por exemplo: não fica nada bem utilizar uma carinha feliz quando precisamos falar de uma história trágica.

2. Conheça sua galeria
Dê uma boa olhada em sua galeria de emojis e se familiarize com eles. Claro que você não precisa memorizar cada um, mas conhecer as figuras à sua disposição irá tornar sua escolha mais rápida e assertiva.

3. Preste atenção ao significado do emoji escolhido
Não é raro ouvirmos sobre casos em que as pessoas utilizaram um emoji errado por confundir seu significado. Caso tenha dúvidas sobre o sentido de qualquer um deles, faça uma pesquisa para saber exatamente qual a mensagem que eles buscam transmitir. Utilizar um emoji que dê margem a duplas interpretações pode causar confusão com seus seguidores.

4. Fique atento a atualizações disponíveis
Preste atenção nas adições em sua galeria. As atualizações de aplicativos costumam trazer emojis diferentes que podem agregar à sua comunicação, além disso, utilizar as versões mais recentes de emojis mostra que sua empresa está atenta às novidades.

5. Utilize figuras que complementem a mensagem
Procure emojis que traduzam a legenda de sua publicação em imagens, por exemplo, se estiver falando de confeitaria, utilize o emoji de bolo, rosquinha ou qualquer outro que faça menção ao tema. Se estiver falando de joias, é possível encontrar a figura de um diamante em sua galeria e assim por diante. Lembre-se de que o emoji é um auxiliar da mensagem principal e deve complementar o seu sentido.

6. Atenção para a quantidade
Não há problemas em utilizar mais de um emoji em suas publicações desde que todos façam sentido e traduzam a mensagem ou sentimento principal, mas cuidado para não exagerar e acabar com uma postagem carregada. Já entendemos que os emojis devem auxiliar o entendimento da mensagem, mas uma postagem com muitos emojis pode acabar tendo efeito contrário, deixando a publicação visualmente poluída e dificultando a compreensão.

7. Avalie o teor de sua postagem
Caso você precise postar algo mais sério, avalie se realmente é necessário utilizar uma figura. Dependendo do teor da sua postagem, o melhor é não utilizar emojis.

8. Responda seus seguidores com emojis
Utilize os emojis também como complemento para as suas respostas aos clientes. É comum que seus seguidores interajam com você pelas redes sociais, então, aproveite os emojis para respondê-los e assim fortalecer o seu vínculo com eles.

9. Não utilize o mesmo emoji para todos os seus seguidores
A ideia de agregar o emoji em suas respostas serve para tornar o contato mais pessoal, por isso padronizá-los não é uma boa ideia. Escolha emojis diferentes para cada situação, variando o máximo possível. Dessa forma, seus seguidores perceberão o cuidado que teve em responder cada um.

10. Procure emojis que identifiquem seu produto ou empresa
É interessante associar sua empresa aos emojis que traduzam seu ramo de atuação. Fazendo isso, você cria um ponto de identificação visual para seu produto. O contrário também é válido, já que utilizar um emoji negativo para seu tipo de produto pode passar uma mensagem ruim aos seus seguidores.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como usar seu Instagram para alavancar seu negócio? Então, não perca tempo! Acesse nosso site e conheça a maior comunidade de vendas pelo Instagram do Brasil.